Resumo
Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - hoje denominada Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - (1986), mestrado em Ciência e Tecnologia do Carvão pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e doutorado em Química pela Universidade de Aveiro (2005), com título revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor Titular da Universidade Federal de Pelotas onde atuou em diversos cursos de Graduação do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, ministrando disciplinas de Química Analítica, Química Geral e Química Geral Experimental. Fez parte do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPel, atuando como docente e professora orientadora de professores de escolas públicas. Trabalhou em atividades de ensino, pesquisa, extensão e adminstração, onde foi diretora adjunta e coordenadora de curso. Nos últimos anos da carreira docente na UFPel, desenvolveu pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências e em ensino de Química, experimentação e produção de materiais didáticos. Atualmente é aposentada.
Formação acadêmica
Doutorado em Química (Universidade de Aveiro, 2005)
Mestrado em Ciência e Tecnologia do Carvão (Universidade Federal de Pelotas, 1996)
Especialização em Ciência e Tecnologia do Carvão (Universidade Federal de Pelotas, 1995)
Graduação em Engenharia Industrial Química (Faculdade de Engenharia Química de Lorena, 1986)
Áreas de atuação
Química Analítica - Análise de Traços e Química Ambiental
Química Analítica - Eletroanalítica
Química - Ensino de Química
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
EFEITOS DE POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EM PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA UNIVERSIDADE | 01/01/2019 | 31/12/2021 | 1 | |
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA: FORMAÇÃO NA E COM A PESQUISA | 01/09/2019 | 31/07/2021 | 1 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID | 25/08/2018 | 20/01/2020 | 4 | |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | 09/03/2020 | 31/03/2022 | 8 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Professores de Química em formação com e na comunidade escolar | 01/03/2021 | 28/02/2028 | 1 | |
Preservação do patrimônio cultural através da química do ensino médio e o ensino de química através do patrimônio | 01/05/2017 | 30/04/2020 | 2 |