Nome do Projeto
Coreolab - Laboratório de Estudos Coreográficos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 19/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O Projeto de Extensão COREOLAB - Laboratório de Estudos Coreográficos atua junto à comunidade pelotense na formação de público para as Artes, especialmente para a Dança.
Objetivo Geral
Proporcionar ações artísticas, levando apresentações de Dança, oficinas e mediações culturais em diferentes espaços, como escolas, largos, praças, clubes, auditórios, entre outras possibilidades; a fim de formar público para a dança e instigar a criação de trabalhos artísticos que possam circular nos espaços comunitários.
Objetivos específicos:
- Atuar no aperfeiçoamento de trabalhos coreográficos dos alunos do curso de Dança - Licenciatura, através de orientação por parte dos professores do curso, realizando atravessamentos com a pesquisa e o ensino na Universidade;
- Oferecer à comunidade oficinas de Dança, que são organizadas conforme demanda semestral ou anual;
- Auxiliar os participantes a refletir, questionar e aprimorar os seus processos artísticos, assim como propor diferentes estratégias coreográficas e métodos de composição nos trabalhos em andamento;
- Aproximar os produtores artísticos e a comunidade local do espaço acadêmico;
- Divulgar o Curso de Dança - Licenciatura na comunidade pelotense;
- Realizar encontros de pesquisa que buscam relatar e refletir sobre as práticas vivenciadas no Projeto.
Todas as ações do projeto buscam o acesso livre, gratuito e democrático, envolvendo diferentes públicos, conforme a ação realizada.
Objetivos específicos:
- Atuar no aperfeiçoamento de trabalhos coreográficos dos alunos do curso de Dança - Licenciatura, através de orientação por parte dos professores do curso, realizando atravessamentos com a pesquisa e o ensino na Universidade;
- Oferecer à comunidade oficinas de Dança, que são organizadas conforme demanda semestral ou anual;
- Auxiliar os participantes a refletir, questionar e aprimorar os seus processos artísticos, assim como propor diferentes estratégias coreográficas e métodos de composição nos trabalhos em andamento;
- Aproximar os produtores artísticos e a comunidade local do espaço acadêmico;
- Divulgar o Curso de Dança - Licenciatura na comunidade pelotense;
- Realizar encontros de pesquisa que buscam relatar e refletir sobre as práticas vivenciadas no Projeto.
Todas as ações do projeto buscam o acesso livre, gratuito e democrático, envolvendo diferentes públicos, conforme a ação realizada.
Justificativa
A cada ação do projeto são proporcionadas vivências de diferentes significados culturais e que demandam estratégias pedagógicas plurais e inclusivas.
Considerando a necessidade de criar um acervo coreográfico de qualidade que possa ser apresentados nos diferentes contextos da cidade de Pelotas e nos eventos que necessitam a representação do Curso, o COREOLAB prima pelo processo de construção de obras coreográficas, interpretadas pelos alunos do curso de dança e por participantes da comunidade, com a tutela dos orientadores (professores do Curso). A demanda de apresentações é evidenciada durante todo o ano nos mais diferentes locais, especialmente nas escolas públicas de Pelotas e eventos estaduais dos demais cursos de graduação de do estado. O projeto se justifica de extensão porque visa potencializar a criação de obras para a comunidade.
Além disso, o projeto tem pertinência à formação docente dos acadêmicos de Artes, especialmente dos alunos do Curso de Dança - Licenciatura, pois nas atividades vivenciadas no projeto passam a realizar concretamente uma prática estética ligada à existência humana, neste caso específico, a dança, de uma forma antes não imaginada, tornando cada vez mais diverso e amplo o campo de conhecimento da prática artística. Ademais, espera-se como resultado social, a formação de novos espectadores para a arte da Dança, agindo junto a uma "pedagogia do espectador", justificada pela necessária presença do outro no acontecimento cênico.
Considerando a necessidade de criar um acervo coreográfico de qualidade que possa ser apresentados nos diferentes contextos da cidade de Pelotas e nos eventos que necessitam a representação do Curso, o COREOLAB prima pelo processo de construção de obras coreográficas, interpretadas pelos alunos do curso de dança e por participantes da comunidade, com a tutela dos orientadores (professores do Curso). A demanda de apresentações é evidenciada durante todo o ano nos mais diferentes locais, especialmente nas escolas públicas de Pelotas e eventos estaduais dos demais cursos de graduação de do estado. O projeto se justifica de extensão porque visa potencializar a criação de obras para a comunidade.
Além disso, o projeto tem pertinência à formação docente dos acadêmicos de Artes, especialmente dos alunos do Curso de Dança - Licenciatura, pois nas atividades vivenciadas no projeto passam a realizar concretamente uma prática estética ligada à existência humana, neste caso específico, a dança, de uma forma antes não imaginada, tornando cada vez mais diverso e amplo o campo de conhecimento da prática artística. Ademais, espera-se como resultado social, a formação de novos espectadores para a arte da Dança, agindo junto a uma "pedagogia do espectador", justificada pela necessária presença do outro no acontecimento cênico.
Metodologia
Dentro do projeto haverá diferentes eixos, potencializando o caráter plural da proposta. De modo geral, a metodologia apresenta-se como um caminho para a criação de um acervo coreográfico, ou seja, todas as atividades do projeto buscam instigar a composição qualificada de coreografias. Nesse sentido, apresentamos a metodologia mais detalhada de acordo com cada eixo:
EIXO 1 - Orientação de trabalhos coreográficos
Os professores participantes orientarão dois trabalhos anuais, um em cada semestre, podendo ser solos, duos ou trios em qualquer gênero de dança. Os alunos interessados enviarão propostas de trabalho ao COREOLAB, sugerindo o(s) professor(es) orientador(es) e tendo, tais propostas, como base o Modelo de Projeto Coreográfico utilizado pelo curso nas disciplinas de Composição Coreográfica e que encontra-se
disponível na secretaria do Colegiado do Curso. Além do Projeto de Coreografia, os alunos (que podem estar matriculados em qualquer semestre letivo do curso) enviarão uma Carta de Intenções ao professor, explicando os motivos da realização do trabalho e sua escolha pelo respectivo docente. As datas para
envio de propostas serão divulgadas semestralmente e cada projeto coreográfico será orientado, no mínimo, durante 2 meses e, no máximo, durante 3 meses, sendo esse tempo máximo independente do estágio de produção da obra. As orientações acontecerão semanalmente, sendo 3h de encontro presencial do
professor com o aluno ou alunos, e mais 3h de ensaio semanal, com ou sem a presença do professor. Existirá a possibilidade do trabalho ser orientado por outro professor (diferente daquele que foi sugerido inicialmente pelo aluno), todavia, para que isso ocorra, terá que haver concordância de ambas as partes, docente e discente. Ao final de cada período de orientação, será feita, obrigatoriamente, uma mostra dos trabalhos do
COREOLAB, mesmo que estes ainda estejam na condição de work in progress, além da possibilidade de apresentações em locais diversos e para públicos distintos que venham a ocorrer em outros momentos. Tal condição acontecerá em comum acordo entre o professor orientador e o(s) aluno(s) envolvido(s), entretanto, é obrigatória a apresentação do trabalho em outro momento, além da mostra interna. Os trabalhos ganham a autorização para apresentarem nas escolas, instituições e demais espaços que possam potencializar a formação e contemplação do público.
EIXO 2 - Ensino de Dança voltado à criação artística
O projeto abarca diferentes possibilidades de ensino de dança, porém, com o caráter extensionista de realizar demonstração de processos e envolver a comunidade não acadêmica nesta participação. Desse modo, são oferecidas aulas de diferentes gêneros de dança para a comunidade e a partir das aulas, são produzidas composições coreográficas. Inicialmente serão proporcionadas aula de Introdução à Dança Contemporânea; Sapateado Americano; Educação Somática - Método Feldenkrais; Hip Hop Coreano (K-pop). Estas aulas são ministradas por professores, técnicos e acadêmicos colaboradores, assim como também abre-se a possibilidade de inserção de algum professor que não tenha ligação direta com a Universidade. Para oferecer aulas de dança, os colaboradores devem enviar uma proposta para o email do projeto, que será avaliada pela coordenação do mesmo.
EIXO 3 - Maratona Coreográfica
Configura-se como a oferta de oficinas com coreógrafos da comunidade. Não tem o propósito de ser aulas continuadas, como no caso do ensino dos gêneros de dança citados acima. Nesta proposta, convida-se um profissional da dança que não tenha ligação com a Universidade para ministrar uma oficina e contar sobre a sua experiência na dança. Os participantes inscrevem-se com antecedência por e-mail e é aberto e gratuito à comunidade.
EIXO 4 - Mostra Coreolab
Organiza-se uma mostra de trabalhos artísticos que tenham sido criados na Universidade, independente se é oriundo das ações do Projeto ou não. Objetiva-se divulgar as criações realizadas na UFPel e potencializar a formação de público. Há uma convocação para as inscrições de trabalhos artísticos e posterior divulgação dos trabalhos inscritos. O evento é aberto e gratuito à comunidade.
EIXO 1 - Orientação de trabalhos coreográficos
Os professores participantes orientarão dois trabalhos anuais, um em cada semestre, podendo ser solos, duos ou trios em qualquer gênero de dança. Os alunos interessados enviarão propostas de trabalho ao COREOLAB, sugerindo o(s) professor(es) orientador(es) e tendo, tais propostas, como base o Modelo de Projeto Coreográfico utilizado pelo curso nas disciplinas de Composição Coreográfica e que encontra-se
disponível na secretaria do Colegiado do Curso. Além do Projeto de Coreografia, os alunos (que podem estar matriculados em qualquer semestre letivo do curso) enviarão uma Carta de Intenções ao professor, explicando os motivos da realização do trabalho e sua escolha pelo respectivo docente. As datas para
envio de propostas serão divulgadas semestralmente e cada projeto coreográfico será orientado, no mínimo, durante 2 meses e, no máximo, durante 3 meses, sendo esse tempo máximo independente do estágio de produção da obra. As orientações acontecerão semanalmente, sendo 3h de encontro presencial do
professor com o aluno ou alunos, e mais 3h de ensaio semanal, com ou sem a presença do professor. Existirá a possibilidade do trabalho ser orientado por outro professor (diferente daquele que foi sugerido inicialmente pelo aluno), todavia, para que isso ocorra, terá que haver concordância de ambas as partes, docente e discente. Ao final de cada período de orientação, será feita, obrigatoriamente, uma mostra dos trabalhos do
COREOLAB, mesmo que estes ainda estejam na condição de work in progress, além da possibilidade de apresentações em locais diversos e para públicos distintos que venham a ocorrer em outros momentos. Tal condição acontecerá em comum acordo entre o professor orientador e o(s) aluno(s) envolvido(s), entretanto, é obrigatória a apresentação do trabalho em outro momento, além da mostra interna. Os trabalhos ganham a autorização para apresentarem nas escolas, instituições e demais espaços que possam potencializar a formação e contemplação do público.
EIXO 2 - Ensino de Dança voltado à criação artística
O projeto abarca diferentes possibilidades de ensino de dança, porém, com o caráter extensionista de realizar demonstração de processos e envolver a comunidade não acadêmica nesta participação. Desse modo, são oferecidas aulas de diferentes gêneros de dança para a comunidade e a partir das aulas, são produzidas composições coreográficas. Inicialmente serão proporcionadas aula de Introdução à Dança Contemporânea; Sapateado Americano; Educação Somática - Método Feldenkrais; Hip Hop Coreano (K-pop). Estas aulas são ministradas por professores, técnicos e acadêmicos colaboradores, assim como também abre-se a possibilidade de inserção de algum professor que não tenha ligação direta com a Universidade. Para oferecer aulas de dança, os colaboradores devem enviar uma proposta para o email do projeto, que será avaliada pela coordenação do mesmo.
EIXO 3 - Maratona Coreográfica
Configura-se como a oferta de oficinas com coreógrafos da comunidade. Não tem o propósito de ser aulas continuadas, como no caso do ensino dos gêneros de dança citados acima. Nesta proposta, convida-se um profissional da dança que não tenha ligação com a Universidade para ministrar uma oficina e contar sobre a sua experiência na dança. Os participantes inscrevem-se com antecedência por e-mail e é aberto e gratuito à comunidade.
EIXO 4 - Mostra Coreolab
Organiza-se uma mostra de trabalhos artísticos que tenham sido criados na Universidade, independente se é oriundo das ações do Projeto ou não. Objetiva-se divulgar as criações realizadas na UFPel e potencializar a formação de público. Há uma convocação para as inscrições de trabalhos artísticos e posterior divulgação dos trabalhos inscritos. O evento é aberto e gratuito à comunidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Orientação de 08 trabalhos artísticos oriundos dos alunos do Curso de Dança por ano;
Apresentação das composições coreográficas em eventos da área, como Encontro das Graduações em Dança e Salão de Dança do RS.
Apresentação das composições coreográficas em eventos locais e comunitários.
Realização da Mostra Coreolab a cada final de semestre, com entrada franca e aberta para a comunidade não acadêmica.
Composição de grupos de dança oriundos das aulas ofertadas durante o ano.
Apresentação das composições coreográficas em eventos da área, como Encontro das Graduações em Dança e Salão de Dança do RS.
Apresentação das composições coreográficas em eventos locais e comunitários.
Realização da Mostra Coreolab a cada final de semestre, com entrada franca e aberta para a comunidade não acadêmica.
Composição de grupos de dança oriundos das aulas ofertadas durante o ano.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX SANDER SILVEIRA DE ALMEIDA | 1 | ||
ALEXANDRA GONCALVES DIAS | 28 | ||
ALLISON LOURENÇO DOS SANTOS | |||
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 11 | ||
Alêxander Christopher Pereira Garcia | |||
BELIZA GONZALES ROCHA | |||
BRENDA FURTADO PIO | |||
BRENDON TORRES DE MIRANDA | |||
CARMEN ANITA HOFFMANN | 9 | ||
CAROLINA MARTINS PORTELA | |||
CATIA FERNANDES DE CARVALHO | 13 | ||
Carlos Bento Freitas Barcellos Junior | |||
DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL | |||
DENILSON COSSERES FERREIRA | |||
DÉBORA SOUTO ALLEMAND | 9 | ||
EDERSON DE CARVALHO PESTANA | 8 | ||
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 9 | ||
ELIZA MARA LOZANO COSTA | |||
FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO | 9 | ||
GRÉGORY DE SOUZA PINHEIRO | |||
IVANIA SILVA DE OLIVEIRA | |||
JACIARA JORGE | 1 | ||
JANIEL VEGA BITENCOURT | |||
JOICE SOARES RODRIGUES | |||
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA | 8 | ||
JOÃO LUCAS DA CRUZ | |||
JÚLIA GARAGORRY GARCIA | |||
JÚLIA GARAGORRY GARCIA | |||
KEITY MACHADO LEMKE | |||
KELLY SOUZA SILVA | |||
LARISSA BASSOLS BRISOLARA MARQUES | |||
LEONARDO DA SILVA AVILA | |||
LIDIANE DOMINGUES RODRIGUES | |||
MANOEL GILDO ALVES NETO | 4 | ||
MARIA FONSECA FALKEMBACH | 13 | ||
MARINA TIMM MEDEIROS | |||
MAURÍCIO LEAL PONS | |||
PALOMA ALVES GOVEIA | |||
REJANETE VIEIRA | |||
RENAN DE VARGAS BRIÃO | |||
ROBSON BORDIGNON PÓLVORA | |||
RODRIGO LEMOS SOARES | |||
TATIANA DOS SANTOS DUARTE | |||
THAYNARA GARCIA DE OLIVEIRA | |||
THIAGO HEINEMANN RODEGHIERO | 2 | ||
Thiago Silva de Amorim Jesus | 9 | ||
ÉRIKA MACEDO TAVARES | |||
ÍTALO BORGES RIBEIRO |