Nome do Projeto
Coreolab - Laboratório de Estudos Coreográficos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 19/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O Projeto de Extensão COREOLAB - Laboratório de Estudos Coreográficos atua junto à comunidade pelotense na formação de público para as Artes, especialmente para a Dança.

Objetivo Geral

Proporcionar ações artísticas, levando apresentações de Dança, oficinas e mediações culturais em diferentes espaços, como escolas, largos, praças, clubes, auditórios, entre outras possibilidades; a fim de formar público para a dança e instigar a criação de trabalhos artísticos que possam circular nos espaços comunitários.

Objetivos específicos:

- Atuar no aperfeiçoamento de trabalhos coreográficos dos alunos do curso de Dança - Licenciatura, através de orientação por parte dos professores do curso, realizando atravessamentos com a pesquisa e o ensino na Universidade;
- Oferecer à comunidade oficinas de Dança, que são organizadas conforme demanda semestral ou anual;
- Auxiliar os participantes a refletir, questionar e aprimorar os seus processos artísticos, assim como propor diferentes estratégias coreográficas e métodos de composição nos trabalhos em andamento;
- Aproximar os produtores artísticos e a comunidade local do espaço acadêmico;
- Divulgar o Curso de Dança - Licenciatura na comunidade pelotense;
- Realizar encontros de pesquisa que buscam relatar e refletir sobre as práticas vivenciadas no Projeto.

Todas as ações do projeto buscam o acesso livre, gratuito e democrático, envolvendo diferentes públicos, conforme a ação realizada.

Justificativa

A cada ação do projeto são proporcionadas vivências de diferentes significados culturais e que demandam estratégias pedagógicas plurais e inclusivas.
Considerando a necessidade de criar um acervo coreográfico de qualidade que possa ser apresentados nos diferentes contextos da cidade de Pelotas e nos eventos que necessitam a representação do Curso, o COREOLAB prima pelo processo de construção de obras coreográficas, interpretadas pelos alunos do curso de dança e por participantes da comunidade, com a tutela dos orientadores (professores do Curso). A demanda de apresentações é evidenciada durante todo o ano nos mais diferentes locais, especialmente nas escolas públicas de Pelotas e eventos estaduais dos demais cursos de graduação de do estado. O projeto se justifica de extensão porque visa potencializar a criação de obras para a comunidade.
Além disso, o projeto tem pertinência à formação docente dos acadêmicos de Artes, especialmente dos alunos do Curso de Dança - Licenciatura, pois nas atividades vivenciadas no projeto passam a realizar concretamente uma prática estética ligada à existência humana, neste caso específico, a dança, de uma forma antes não imaginada, tornando cada vez mais diverso e amplo o campo de conhecimento da prática artística. Ademais, espera-se como resultado social, a formação de novos espectadores para a arte da Dança, agindo junto a uma "pedagogia do espectador", justificada pela necessária presença do outro no acontecimento cênico.

Metodologia

Dentro do projeto haverá diferentes eixos, potencializando o caráter plural da proposta. De modo geral, a metodologia apresenta-se como um caminho para a criação de um acervo coreográfico, ou seja, todas as atividades do projeto buscam instigar a composição qualificada de coreografias. Nesse sentido, apresentamos a metodologia mais detalhada de acordo com cada eixo:

EIXO 1 - Orientação de trabalhos coreográficos
Os professores participantes orientarão dois trabalhos anuais, um em cada semestre, podendo ser solos, duos ou trios em qualquer gênero de dança. Os alunos interessados enviarão propostas de trabalho ao COREOLAB, sugerindo o(s) professor(es) orientador(es) e tendo, tais propostas, como base o Modelo de Projeto Coreográfico utilizado pelo curso nas disciplinas de Composição Coreográfica e que encontra-se
disponível na secretaria do Colegiado do Curso. Além do Projeto de Coreografia, os alunos (que podem estar matriculados em qualquer semestre letivo do curso) enviarão uma Carta de Intenções ao professor, explicando os motivos da realização do trabalho e sua escolha pelo respectivo docente. As datas para
envio de propostas serão divulgadas semestralmente e cada projeto coreográfico será orientado, no mínimo, durante 2 meses e, no máximo, durante 3 meses, sendo esse tempo máximo independente do estágio de produção da obra. As orientações acontecerão semanalmente, sendo 3h de encontro presencial do
professor com o aluno ou alunos, e mais 3h de ensaio semanal, com ou sem a presença do professor. Existirá a possibilidade do trabalho ser orientado por outro professor (diferente daquele que foi sugerido inicialmente pelo aluno), todavia, para que isso ocorra, terá que haver concordância de ambas as partes, docente e discente. Ao final de cada período de orientação, será feita, obrigatoriamente, uma mostra dos trabalhos do
COREOLAB, mesmo que estes ainda estejam na condição de work in progress, além da possibilidade de apresentações em locais diversos e para públicos distintos que venham a ocorrer em outros momentos. Tal condição acontecerá em comum acordo entre o professor orientador e o(s) aluno(s) envolvido(s), entretanto, é obrigatória a apresentação do trabalho em outro momento, além da mostra interna. Os trabalhos ganham a autorização para apresentarem nas escolas, instituições e demais espaços que possam potencializar a formação e contemplação do público.

EIXO 2 - Ensino de Dança voltado à criação artística
O projeto abarca diferentes possibilidades de ensino de dança, porém, com o caráter extensionista de realizar demonstração de processos e envolver a comunidade não acadêmica nesta participação. Desse modo, são oferecidas aulas de diferentes gêneros de dança para a comunidade e a partir das aulas, são produzidas composições coreográficas. Inicialmente serão proporcionadas aula de Introdução à Dança Contemporânea; Sapateado Americano; Educação Somática - Método Feldenkrais; Hip Hop Coreano (K-pop). Estas aulas são ministradas por professores, técnicos e acadêmicos colaboradores, assim como também abre-se a possibilidade de inserção de algum professor que não tenha ligação direta com a Universidade. Para oferecer aulas de dança, os colaboradores devem enviar uma proposta para o email do projeto, que será avaliada pela coordenação do mesmo.

EIXO 3 - Maratona Coreográfica
Configura-se como a oferta de oficinas com coreógrafos da comunidade. Não tem o propósito de ser aulas continuadas, como no caso do ensino dos gêneros de dança citados acima. Nesta proposta, convida-se um profissional da dança que não tenha ligação com a Universidade para ministrar uma oficina e contar sobre a sua experiência na dança. Os participantes inscrevem-se com antecedência por e-mail e é aberto e gratuito à comunidade.

EIXO 4 - Mostra Coreolab
Organiza-se uma mostra de trabalhos artísticos que tenham sido criados na Universidade, independente se é oriundo das ações do Projeto ou não. Objetiva-se divulgar as criações realizadas na UFPel e potencializar a formação de público. Há uma convocação para as inscrições de trabalhos artísticos e posterior divulgação dos trabalhos inscritos. O evento é aberto e gratuito à comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Orientação de 08 trabalhos artísticos oriundos dos alunos do Curso de Dança por ano;
Apresentação das composições coreográficas em eventos da área, como Encontro das Graduações em Dança e Salão de Dança do RS.
Apresentação das composições coreográficas em eventos locais e comunitários.
Realização da Mostra Coreolab a cada final de semestre, com entrada franca e aberta para a comunidade não acadêmica.
Composição de grupos de dança oriundos das aulas ofertadas durante o ano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX SANDER SILVEIRA DE ALMEIDA1
ALEXANDRA GONCALVES DIAS28
ALLISON LOURENÇO DOS SANTOS
ANDRISA KEMEL ZANELLA11
Alêxander Christopher Pereira Garcia
BELIZA GONZALES ROCHA
BRENDA FURTADO PIO
BRENDON TORRES DE MIRANDA
CARMEN ANITA HOFFMANN9
CAROLINA MARTINS PORTELA
CATIA FERNANDES DE CARVALHO13
Carlos Bento Freitas Barcellos Junior
DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL
DENILSON COSSERES FERREIRA
DÉBORA SOUTO ALLEMAND9
EDERSON DE CARVALHO PESTANA8
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS9
ELIZA MARA LOZANO COSTA
FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO9
GRÉGORY DE SOUZA PINHEIRO
IVANIA SILVA DE OLIVEIRA
JACIARA JORGE1
JANIEL VEGA BITENCOURT
JOICE SOARES RODRIGUES
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA8
JOÃO LUCAS DA CRUZ
JÚLIA GARAGORRY GARCIA
JÚLIA GARAGORRY GARCIA
KEITY MACHADO LEMKE
KELLY SOUZA SILVA
LARISSA BASSOLS BRISOLARA MARQUES
LEONARDO DA SILVA AVILA
LIDIANE DOMINGUES RODRIGUES
MANOEL GILDO ALVES NETO4
MARIA FONSECA FALKEMBACH13
MARINA TIMM MEDEIROS
MAURÍCIO LEAL PONS
PALOMA ALVES GOVEIA
REJANETE VIEIRA
RENAN DE VARGAS BRIÃO
ROBSON BORDIGNON PÓLVORA
RODRIGO LEMOS SOARES
TATIANA DOS SANTOS DUARTE
THAYNARA GARCIA DE OLIVEIRA
THIAGO HEINEMANN RODEGHIERO2
Thiago Silva de Amorim Jesus9
ÉRIKA MACEDO TAVARES
ÍTALO BORGES RIBEIRO

Página gerada em 21/12/2024 12:58:25 (consulta levou 0.301465s)