Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS CONTEMPORÂNEAS I
CÓDIGO
05001660
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução às práticas das Danças Contemporâneas. Prática sistematizada de seus conceitos e princípios de movimento, valores éticos e estéticos e processos de criação. Compreensão de seus fundamentos histórico-conceituais. Experimentação e exercício de proposições pedagógicas para a prática das danças contemporâneas nos espaços escolares. Processos de criação em dança contemporânea. Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar a aprendizagem teórico-prática em Danças Contemporâneas; Investigar processos artístico-pedagógicos em danças contemporâneas que envolvam a inclusão da pessoa com deficiência; Explorar processos de criação em dança contemporânea; Analisar a produção de espetáculos, grupos, e artistas das danças contemporâneas; Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
  • LEPECKI, A.; MAYER, T. S. 9 variações sobre coisas e performance. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 093-099, 2019. DOI: 10.5965/1414573102192012095. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3194. Acesso em: 30 set. 2022.
  • MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
  • MATOS, Lúcia. Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos. Salvador: EDUFBA, 2012. 184 p. (Coleção pesquisa em artes). ISBN 9788523209643. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16743 Acesso em: 22 set. 2022.
  • XAVIER, Jussara Janning. O QUE É A DANÇA CONTEMPORÂNEA?. O Teatro Transcende, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 35-48, jul. 2011. ISSN 2236-6644. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n1p35-48.

Bibliografia Complementar:

  • ALLSOPP, Ric. LEPECKI, André. Editorial: On Choreography. Performance Research, v. 1, n.13, p. 1-6, DOI: 10.1080/13528160802465409
  • FÉRAL, Josette. Teatro Performativo e Pedagogia - Entrevista com Josette Féral. Sala Preta, v. 9, p. 255-267, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p255-267
  • LEPECKI, André.Planos de composição. In: Greiner, C. Espírito Santo, C. Sobral, S. Criações e Contextos - Rumos Dança - 2009/2010. Páginas 14 - 20. Disponível em:https://issuu.com/itaucultural/docs/rumos_danca_criacoeseconexoes Acesso em 22 set. 2022.

Página gerada em 19/06/2024 10:42:56 (consulta levou 0.069614s)