Nome do Projeto
Semana dos Museus 2021
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/03/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
A Semana dos Museus da UFPel ocorre dentro da Programação da 19ª Semana Nacional dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que este ano tem como tema os “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Como nos anos anteriores, adota-se o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do Dia Internacional dos Museus. A Rede de Museus da UFPel, inspirada por este tema, promove vários eventos para marcar este momento singular para integração dos museus e coleções universitárias com a comunidade acadêmica e externa. Este ano, em decorrência da pandemia ocasionada pelo covid-19, a programação de seminário com comunicações, palestras e oficinas serão realizadas em ambientes virtuais.

Objetivo Geral

Objetivo geral da Semana dos Museus da UFPel é refletir, discutir e trocar experiências entre os museus e comunidade em geral pensando os museus como parte do tecido social, trazendo para discussão as muitas possibilidades da sua atuação, tanto na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si, em um contexto pandêmico, é no aqui e agora que podemos reimaginar, transformar e construir os museus que queremos projetar no amanhã.
Estamos transformando os museus ou apenas os mantendo, a única coisa que sabemos que o devir museu está ancorado nas possibilidades de compreendê-lo, de pensar, intuir, sentir e agir com ele, de refletir criticamente por ele e com ele.

Justificativa

As semanas de museus fazem parte de um calendário internacional anual, que segue um tema proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) e também adotado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). É um momento em que todas as instituições museológicas se organizam para realizar eventos, neste ano com a temática “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. A Rede de Museus da UFPel organiza lodos os anos atividades que possam congregar e dar visibilidade aos museus e projetos museológicos da UFPel. As ações desenvolvidas todos os anos envolvem um grande público, seja ele acadêmico ou externo, com uma grande participação de professores, servidores e discentes, assim como de pessoas da cidade de Pelotas. É um momento importante de reflexão e de mostrar o que se faz nos museus da UFPel. Este ano, por conta do covid-19 a programação teve que se adaptar à situação de distanciamento social, com todos os eventos realizados online, mas não por isso com menor participação de organizadores, palestrantes convidados, servidores, alunos e comunidade externa. ë importante pensar nos museus que herdamos são agora nossa responsabilidade. Não apenas os museus, mas suas coleções, suas práticas e performances que trazem, estimulam e projetam narrativas. Este momento de pandemia que vivenciamos desde 2019 faz com que pensemos como os profissionais que trabalham nos museus projetam o futuro dos museus? Como se relacionam com as pessoas, os territórios e as sociedades delineando futuros? Estamos transformando os museus ou apenas os mantendo? Para essas perguntas não temos uma única resposta, mas uma coisa parece certa: o devir museu está ancorado nas possibilidades de compreendê-lo, de pensar, intuir, sentir e agir com ele, de refletir criticamente por ele e com ele. É no aqui e agora que podemos reimaginar, transformar e construir os museus que queremos projetar no amanhã.

Metodologia

Seguindo em grande parte o formato da organização do evento nos anos anteriores, foram seguidas as seguintes etapas metodológicas:
- Reuniões para definir a programação e posterior organização das atividades propostas pelos componentes da Rede de Museus da UFpel.
- Organização, divulgação e gerenciamento de inscrições de trabalhos a serem apresentados no Seminário da Semana dos Museus da UFPel 2021, com a participação de docentes, alunos bolsistas e voluntários;
- Adaptação do material de divulgação disponibilizado pelo IBRAM para Flyers e banners com a programação da UFPel, feita por bolsistas dos cursos de Design e Jornalismo;
- Divulgação do evento e atividades nas redes sociais;
- Realização das atividades e posterior certificação de todos os participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores são o número de ações, de pessoas envolvidas na organização do evento, assim como o número de participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX SERRANO DE ALMEIDA1
AMANDA CORREA BOTELHO
ANDREA LACERDA BACHETTINI12
ANNELISE COSTA MONTONE10
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS7
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY
JOSSANA PEIL COELHO
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS2
MAURICIO COSTA MONTONE
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL12
OSCAR PEREIRA GOULART NETO
PAULA GARCIA LIMA1
RAUL COSTA DAVILA6
ROGER FELIPE ROCHA VILELA

Página gerada em 16/10/2021 12:22:30 (consulta levou 0.233854s)