Nome do Projeto
Dia do Patrimônio 2021
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/06/2021 - 31/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Dia do Patrimônio é um evento promovido anualmente pela Prefeitura Municipal de Pelotas através da Secretaria de Cultura (SECULT), está em sua 9ª edição, acontece na semana do dia 17 de agosto de 2021, este ano tem como tema central "Revisitando Memórias Culturais: Modos de ser e Viver. Já o "Dia Estadual do Patrimônio Cultural foi implementado no estado do Rio Grande do Sul através do Decreto 54.608, de 25 de abril de 2019, que instituiu o oficialmente o dia e sua celebração acontece no terceiro final de semana do mês de agosto, organizado pela Secretária Estadual da Cultura (SEDAC-RS), terá como tema a "Educação Patrimonial". Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e diretor da instituição por 30 anos. A UFPEL não poderia ficar de fora desta comemoração, por isso através da Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura promove várias ações remotas, através de vídeos, postagens, podcast, lives, mesas redondas nas redes sociais institucionais dos membros que compõem a Rede de Museus da UFPel, que visam divulgar os trabalhos dos museus que pertencem universidade e dos projetos de extensão dos professores que tenham como protagonismo o patrimônio cultural material e imaterial. A Rede de Museus neste ano busca organizar ações on-line e utilização dos espaços nas Redes Sociais institucionais e da Radio da UFPel apresentado temas ligados tanto ao evento municipal como estadual lançando a campanha “Você na UFPel: memórias culturais e afetivas” - Modos de Ser e Viver a UFPel - Pelotas como cidade universitária. Aberto a toda comunidade, tanto interna como externa a UFPel.

Objetivo Geral

Envolver e divulgar os museus da UFPEL e projetos de extensão dos professores que trabalham com patrimônio Cultural material e imaterial neste evento totalmente que remoto que utilizará os ambientes virtuais da UFPel e também na Rádio Federal FM, assim atingindo e ficando diretamente conectado a comunidade pelotense e com o estado do RS.

Justificativa

O Dia do Patrimônio é um evento consolidado na cidade de Pelotas, realizado pela Prefeitura Municipal, e também pelo Governo do Esta do Rio Grande do Sul, que visa valorizar o patrimônio cultural do município. Portanto, a participação da Rede de Museus da PREC é imprescindível no evento pois a universidade além de proprietária de vários prédios históricos, que fazem parte da lista de patrimônio edificados tombados pelo IPHAN, IPHAE e pelo município, é detentora do conhecimento de vários saberes, fazeres e ofícios que são estudados e registrados através dos projetos de ensino, pesquisas e extensão realizados pelo corpo docente da universidade na área do patrimônio.

Metodologia

Reunião com os museus e projetos museológicos da Rede de Museus para definir as atividades no dia patrimônio.
Convite aos discentes e docentes para participarem das atividades.
Cadastro das atividades realizadas pela Rede de Museus junto a Secretário Municipal de Cultura (SECULT) e Secretária Estadual da Cultura (SEDAC-RS).
Preparação das atividades do Dia do Patrimônio.
Realização das atividades durante a semana do Dia do Patrimônio nos ambientes virtuais da UFPel e na Rádio.
Registro das atividades.
Reunião para avaliação das atividades e participação da UFPEL.

Indicadores, Metas e Resultados

Envolver docentes e discente em prol do desenvolvimento do patrimônio Cultural material e imaterial.
Divulgar os museus, seus prédios e acervos que constituem o patrimônio Cultural da UFPel.
Realizar mesa redonda sobre o tema do evento
Divulgação e conscientização da comunidade sobre a importância da preservação e valorização do patrimônio.

Página gerada em 23/04/2024 14:46:30 (consulta levou 0.564195s)