Nome do Projeto
Escritório IPHAN: atendimento à comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/03/2024 - 10/01/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Os escritórios descentralizados do IPHAN são unidades regionais, vinculadas às Superintendências Estaduais, responsáveis por desenvolver ações de proteção, fiscalização e promoção do patrimônio cultural em suas respectivas áreas de atuação, entre outras atividades previstas no Art. 124 da Portaria IPHAN nº141 de 2023 (Regimento Interno IPHAN) Eles atuam em estreita colaboração com órgãos locais, instituições de ensino e comunidades para preservar e valorizar o patrimônio cultural da região. A criação do Escritório Técnico da Fronteira Sul e sua implantação no Município de Pelotas é estratégica para a gestão do patrimônio cultural na região sul do Estado do Rio Grande do Sul, onde, entre outros bens, se localizam os conjuntos arquitetônicos e urbanos de Pelotas e Jaguarão. A instalação de um destes escritórios nas dependências da UFPel busca favorecer, via UFPel, este trabalho colaborativo com a comunidade.

Objetivo Geral

desenvolver ações de proteção, fiscalização e promoção do patrimônio cultural em suas respectivas áreas de atuação, entre outras atividades previstas no Art. 124 da Portaria IPHAN nº141 de 2023 (Regimento Interno IPHAN), atuando em colaboração com órgãos locais, instituições de ensino e comunidades para preservar e valorizar o patrimônio cultural da região.

Justificativa

A parceria entre o IPHAN e a UFPEL se justifica pela expertise da universidade em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de história, arqueologia, arquitetura, artes, museologia, conservação e restauração entre outras áreas afins ao campo patrimônio cultural.
Esta parceria tem sido consolidada ao longo de ações desenvolvidas na região, como o Registro como Patrimônio Imaterial da Tradição Doceira, o Inventário das Lidas Campeiras, exemplos de parcerias no âmbito do patrimônio, e mais recentemente as parcerias para restauro do patrimônio cultural das sedes dos Três Poderes na Capital Federal, e o canteiro modelo de São Miguel das Missões. O caráter regional da Universidade e do Escritório fortalece estas e outras parcerias vindouras.
A localização do escritório em espaço da UFPEL proporcionará uma integração eficiente entre ações de pesquisa, conservação e divulgação do patrimônio cultural, além de estimular a participação da comunidade acadêmica e local.

Metodologia

O trabalho do escritório será pautado por uma abordagem multidisciplinar, envolvendo pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de história, arqueologia, arquitetura, antropologia, artes, museologia, conservação e restauração entre outras. Serão realizadas atividades de pesquisa, catalogação, inventário, monitoramento e educação patrimonial, com ênfase na valorização e preservação dos bens culturais da região. A articulação com comunidades locais, órgãos públicos e instituições culturais será fundamental para o sucesso das ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores de sucesso do escritório incluem o aumento do conhecimento sobre o patrimônio cultural local, a ampliação das ações de conservação e valorização dos bens patrimoniais, a promoção do turismo cultural responsável, o fortalecimento da identidade cultural da região e a aproximação e engajamento da comunidade na preservação do seu legado histórico. As metas incluem a realização de pesquisas, ações de monitoramento, emissão de autorizações de intervenções,
A elaboração de projetos conjuntos para identificação e gestão do patrimônio cultural, a promoção de eventos culturais, a capacitação de profissionais e estudantes, e a aproximação com a comunidade local. Os resultados esperados são a melhoria da gestão do patrimônio cultural, o reconhecimento da importância histórica e cultural da região, com a aproximação e interlocução com os agentes envolvidos com os bens acautelados, promoção do desenvolvimento sustentável através do turismo cultural.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA DA SILVA PIEPER1
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS1
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO1
GABRIELA TEIXEIRA
Gilmar Pinheiro Bueno
LUIZA ROSSELLI SIQUEIRA

Página gerada em 21/11/2024 07:54:16 (consulta levou 0.105497s)