Nome do Projeto
IV ENCONTRO DO CEPE - Currículo, Formação e Trabalho Docente: efeitos da pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/10/2022 - 04/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O evento visa dar continuidade às atividades do Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE, que já realiza investigações próprias e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras. O evento vai discutir e debater a respeito da educação no atual contexto e os efeitos da pandemia para a Educação Básica, em especial para o currículo, a formação e o trabalho docente. As atividades visam atender demandas da comunidade acadêmica de graduação, pós-graduação e docentes da rede pública de ensino.

Objetivo Geral

Objetivo geral: Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da educação no atual contexto e os efeitos da pandemia para a Educação Básica, em especial para o currículo, a formação e o trabalho docente.
Objetivo específico: Divulgar pesquisas sobre educação e os efeitos da pandemia na educação brasileira e internacional, com especial atenção ao currículo, a formação e o trabalho docente;
Trocar experiências com outros países, em especial, EUA, Canadá e Finlândia, por meio da participação de pesquisadores desses países;
Consolidar o CEPE- Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região;
Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.

Justificativa

O evento contempla a previsão das atividades de extensão do Centro de Estudos – CEPE, que se propõe a organizar um evento anual para divulgar pesquisas, publicações, atividades articuladas com escolas e com a formação de docentes da Educação Básica. No contexto atual, ainda sob efeitos da Pandemia, julgamos importante a universidade manter esse tipo de atividade, em formato remoto e virtual, mesmo que de forma reduzida em relação às primeiras duas anteriores, para manter contato com pesquisadores, comunidade universitária e docentes da rede pública. A temática do evento versa sobre um tema da atualidade: a educação e os efeitos da pandemia, visando, assim, contribuir para a construção de novos conhecimentos. Entende-se que esse é um debate central na atual conjuntura, tendo em vista os desafios que estão sendo enfrentados nas escolas. Assim, entende-se que o tema precisa ser profundado e melhor debatido, confrontado com as pesquisas desenvolvidas nas universidades e programas de pós-graduação. Nossos grupos de pesquisa, agora organizados no CEPE, possuem experiência em pesquisas sobre o tema envolvido, especialmente no que tange à gestão, ao currículo e a formação e trabalho docente.

Metodologia

Nesta edição, basicamente a metodologia envolverá palestras e mesas transmitidas por webconferências, com debates online e manutenção dos vídeos em site do próprio evento.

O evento acontecerá nos dias 04, 11 e 18 de novembro de 2022, das 14h30min às 16h30min, contando com a participação de um palestrante internacional no primeiro encontro, dois palestrantes (um brasileiro e um estrangeiro) no segundo encontro e e no terceiro encontro. O evento será transmitido por meio do Youtube. Haverá 30min de exposição de cada painelista e depois serão respondidas questões do chat do Youtube.

Dia 04/11/2021 - Educação e Pandemia: uma discussão global
Dra Lesley Bartlett (Universidade de Winsconsin/ Madison EUA)

Dia 11/11/2021 - Formação Docente e os desafios da Pandemia
Dra. Cecilia Maria Ferreira Borges (Universidade de Montreal, Canadá)
Dra. Ângela Cristina Alves Albino ( Universidade Federal da Paraíba)

Dia 18/11/2021 - Educação e demandas digitais
Dra. Helena Hinke Dobrochinski Candido (Universidade de Helsinque, Finlândia)
Dra. Amanda Moreira da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Indicadores, Metas e Resultados

Agregar conhecimento aos campos de estudo sobre políticas educacionais, currículo, formação e trabalho docente;
Contribuir para o campo das políticas educacionais, identificando os principais atores e suas agendas para a educação;
Contribuir para as escolas e para as comunidades escolares no sentido de fornecer subsídios para suas tomadas de decisão;
Agregar conhecimentos metodológicos para as pesquisas no campo das políticas educacionais;
Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e internacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO4
ANDRESSA AITA IVO
Amanda Moreira da Silva
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO
GABRIEL DIAS DOS SANTOS
IANA GOMES DE LIMA
JOANA LEMOS RIOS
JULIA BARRETO DE ALMEIDA
LUCIANA LEANDRO SILVA
NATÁLIA MEDEIROS SCALVENZI
Ricardo Boklis Golbspan3
SIMONE GONÇALVES DA SILVA4
TAINÃ FRANCO DOMINGUES
Ângela Cristina Alves Albino

Página gerada em 29/03/2024 06:19:41 (consulta levou 0.150431s)