Nome do Projeto
IV ENCONTRO DO CEPE - Currículo, Formação e Trabalho Docente: efeitos da pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/10/2022 - 04/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O evento visa dar continuidade às atividades do Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE, que já realiza investigações próprias e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras. O evento vai discutir e debater a respeito da educação no atual contexto e os efeitos da pandemia para a Educação Básica, em especial para o currículo, a formação e o trabalho docente. As atividades visam atender demandas da comunidade acadêmica de graduação, pós-graduação e docentes da rede pública de ensino.
Objetivo Geral
Objetivo geral: Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da educação no atual contexto e os efeitos da pandemia para a Educação Básica, em especial para o currículo, a formação e o trabalho docente.
Objetivo específico: Divulgar pesquisas sobre educação e os efeitos da pandemia na educação brasileira e internacional, com especial atenção ao currículo, a formação e o trabalho docente;
Trocar experiências com outros países, em especial, EUA, Canadá e Finlândia, por meio da participação de pesquisadores desses países;
Consolidar o CEPE- Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região;
Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.
Objetivo específico: Divulgar pesquisas sobre educação e os efeitos da pandemia na educação brasileira e internacional, com especial atenção ao currículo, a formação e o trabalho docente;
Trocar experiências com outros países, em especial, EUA, Canadá e Finlândia, por meio da participação de pesquisadores desses países;
Consolidar o CEPE- Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região;
Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.
Justificativa
O evento contempla a previsão das atividades de extensão do Centro de Estudos – CEPE, que se propõe a organizar um evento anual para divulgar pesquisas, publicações, atividades articuladas com escolas e com a formação de docentes da Educação Básica. No contexto atual, ainda sob efeitos da Pandemia, julgamos importante a universidade manter esse tipo de atividade, em formato remoto e virtual, mesmo que de forma reduzida em relação às primeiras duas anteriores, para manter contato com pesquisadores, comunidade universitária e docentes da rede pública. A temática do evento versa sobre um tema da atualidade: a educação e os efeitos da pandemia, visando, assim, contribuir para a construção de novos conhecimentos. Entende-se que esse é um debate central na atual conjuntura, tendo em vista os desafios que estão sendo enfrentados nas escolas. Assim, entende-se que o tema precisa ser profundado e melhor debatido, confrontado com as pesquisas desenvolvidas nas universidades e programas de pós-graduação. Nossos grupos de pesquisa, agora organizados no CEPE, possuem experiência em pesquisas sobre o tema envolvido, especialmente no que tange à gestão, ao currículo e a formação e trabalho docente.
Metodologia
Nesta edição, basicamente a metodologia envolverá palestras e mesas transmitidas por webconferências, com debates online e manutenção dos vídeos em site do próprio evento.
O evento acontecerá nos dias 04, 11 e 18 de novembro de 2022, das 14h30min às 16h30min, contando com a participação de um palestrante internacional no primeiro encontro, dois palestrantes (um brasileiro e um estrangeiro) no segundo encontro e e no terceiro encontro. O evento será transmitido por meio do Youtube. Haverá 30min de exposição de cada painelista e depois serão respondidas questões do chat do Youtube.
Dia 04/11/2021 - Educação e Pandemia: uma discussão global
Dra Lesley Bartlett (Universidade de Winsconsin/ Madison EUA)
Dia 11/11/2021 - Formação Docente e os desafios da Pandemia
Dra. Cecilia Maria Ferreira Borges (Universidade de Montreal, Canadá)
Dra. Ângela Cristina Alves Albino ( Universidade Federal da Paraíba)
Dia 18/11/2021 - Educação e demandas digitais
Dra. Helena Hinke Dobrochinski Candido (Universidade de Helsinque, Finlândia)
Dra. Amanda Moreira da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
O evento acontecerá nos dias 04, 11 e 18 de novembro de 2022, das 14h30min às 16h30min, contando com a participação de um palestrante internacional no primeiro encontro, dois palestrantes (um brasileiro e um estrangeiro) no segundo encontro e e no terceiro encontro. O evento será transmitido por meio do Youtube. Haverá 30min de exposição de cada painelista e depois serão respondidas questões do chat do Youtube.
Dia 04/11/2021 - Educação e Pandemia: uma discussão global
Dra Lesley Bartlett (Universidade de Winsconsin/ Madison EUA)
Dia 11/11/2021 - Formação Docente e os desafios da Pandemia
Dra. Cecilia Maria Ferreira Borges (Universidade de Montreal, Canadá)
Dra. Ângela Cristina Alves Albino ( Universidade Federal da Paraíba)
Dia 18/11/2021 - Educação e demandas digitais
Dra. Helena Hinke Dobrochinski Candido (Universidade de Helsinque, Finlândia)
Dra. Amanda Moreira da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Indicadores, Metas e Resultados
Agregar conhecimento aos campos de estudo sobre políticas educacionais, currículo, formação e trabalho docente;
Contribuir para o campo das políticas educacionais, identificando os principais atores e suas agendas para a educação;
Contribuir para as escolas e para as comunidades escolares no sentido de fornecer subsídios para suas tomadas de decisão;
Agregar conhecimentos metodológicos para as pesquisas no campo das políticas educacionais;
Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e internacionais.
Contribuir para o campo das políticas educacionais, identificando os principais atores e suas agendas para a educação;
Contribuir para as escolas e para as comunidades escolares no sentido de fornecer subsídios para suas tomadas de decisão;
Agregar conhecimentos metodológicos para as pesquisas no campo das políticas educacionais;
Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e internacionais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO | 4 | ||
ANDRESSA AITA IVO | |||
Amanda Moreira da Silva | |||
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO | |||
GABRIEL DIAS DOS SANTOS | |||
IANA GOMES DE LIMA | |||
JOANA LEMOS RIOS | |||
JULIA BARRETO DE ALMEIDA | |||
LUCIANA LEANDRO SILVA | |||
NATÁLIA MEDEIROS SCALVENZI | |||
Ricardo Boklis Golbspan | 3 | ||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 4 | ||
TAINÃ FRANCO DOMINGUES | |||
Ângela Cristina Alves Albino |