Nome do Projeto
Neoliberalismo e Neoconservadorismo na Educação: Redes Políticas, Políticas Curriculares e Gerencialismo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/08/2025 - 31/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto visa analisar aproximações e afastamentos entre políticas neoconservadoras e neoliberais na educação brasileira, para identificar atores e descrever políticas educativas com essas abordagens, a fim de estabelecer fronteiras e contradições, bem como demonstrar que ambas constituem processos conservadores de privatização e favorecimento à lógica de mercado. A metodologia utilizada será baseada na etnografia de redes políticas de governança, análise documental e estudo de caso em Pelotas.

Objetivo Geral

Analisar aproximações e afastamentos entre políticas neoconservadoras e neoliberais na educação brasileira, para identificar atores e descrever políticas educativas com essas abordagens, a fim de estabelecer fronteiras e contradições, bem como demonstrar que ambas constituem processos conservadores de privatização e favorecimento à lógica de mercado.

Objetivos específicos

- avaliar a política neoconservadora e religiosa no Estado do Ceará, por meio da análise de documentação e legislação que fundamentaram a compra de Bíblias para as escolas no estado;
- identificar atores e redes que constituem o suporte para a concretização dessa política religiosa na educação do estado;
- acompanhar desdobramentos da política, tais como compra e uso do material religioso nas escolas;
- avaliar e acompanhar a política neoliberal de gestão na rede estadual de ensino público no Rio Grande do Sul, que envolve a venda da gestão de 99 escolas no estado;
- identificar atores e redes que constituem o suporte para a concretização dessa política de gestão no estado;
- acompanhar a implantação desse modelo de gestão em escolas participantes no município de Pelotas.

Justificativa

Necessidade de uma análise mais detalhada do conservadorismo e do neoliberalismo na educação brasileira, em áreas não muito identificadas anteriormente, a saber religiosidade nas escolas públicas laicas e privatização da gestão escolar em escolas públicas. O crescimento de grupos neoconservadores e neoliberais na política nacional e global, em especial no campo das políticas educacionais.

Metodologia

A pesquisa toma como objeto empírico um primeiro movimento a partir de um exemplo de política neoconservadora e um exemplo de política neoliberal para investigar como a articulação neoconservadora e neoliberal formam redes políticas e novas governanças no cenário educativo. Ao mesmo tempo, há a intenção de identificar elementos da relação entre o público e o privado e o aparecimento de novos atores na educação. Em um segundo movimento, busca-se entender como esses atores estabelecem relações e passam a constituir redes de governança para produzir estratégias aos problemas educacionais no cenário brasileiro. A escolha do material empírico baseia-se em documentos de políticas formais e informais, em textos publicados na imprensa digital, nas plataformas digitais dos estados e das redes de ensino envolvidos com as políticas analisadas, de instituições e de fundações que têm atuado no processo de formulação e de assessoramento para essas políticas educacionais. Tentar-se-á obter informações por meio de entrevistas com agentes e gestores dos órgãos envolvidos, bem como docentes de escolas envolvidas.
No RS, os dados serão obtidos junto à SEC/RS, com documentos públicos e/ou em sites oficiais, e ao CEPERS/Sindicato, bem como nas escolas que fazem parte do projeto na cidade de Pelotas, com observações e entrevistas com docentes, cujo critério de escolha será definido no decorrer da pesquisa.
A obtenção de dados no Ceará será por meio de coleta de dados documentais, junto a órgãos oficiais do estado e nas redes de internet e com entrevistas virtuais com pessoas e docentes diretamente envolvidos. Não se descarta a busca presencial. Como o Programa de Pós-Graduação de minha universidade - PPGE/UFPel e a UVA-CE - Universidade Estadual do Vale do Acaraú, encerraram no ano de 2023 um DINTER, ainda há muitas possibilidades de cooperação para parcerias e obtenção de dados.
Após os dados gerados a partir desses levantamentos, será utilizada a abordagem da análise de redes para mostrar alguns atores e relações entre si, como redes políticas, como nova governança educacional. O enfoque teórico-metodológico que sustenta esta pesquisa busca compreender governança como práticas, relações de poder e conhecimentos para governar. A análise de redes políticas usada como procedimento e ferramenta teórica de análise de relações de poder é vista como um método etnográfico, em desenvolvimento como instrumento conceitual e analítico para compreensão das relações de poder, utilizado como método de pesquisa por Stephen J. Ball (2012; 2013; 2014). A pesquisa envolve o mapeamento, capturas, questionamentos dos movimentos, mobilizações, fluxos, relações e interações para fazer funcionar a política nessas redes. Essa abordagem de redes permite demonstrar como se unem os atores e organizações nacionais e internacionais envolvidos na elaboração e difusão de políticas. Permite localizar processos de disseminação e circulação de conhecimento político e lugares e espaços onde são mobilizados, tais como participação de eventos, encontros, reuniões, difusão de informação-mídia.
O uso de um dispositivo analítico para pesquisar relações de governança pode se dar na pesquisa e na análise de redes com auxílio do software livre Gephi, que permite a manipulação de dados no sistema e geração de grafos. Para o campo das políticas educacionais, a utilização de redes é uma ferramenta teórico-metodológica potente para se analisar governança. Para Ball, “as redes políticas constituem uma forma de governança, embora não de uma forma única e coerente, e colocam em jogo, no processo de políticas, novas fontes de autoridades e, de fato, um mercado de autoridades”. (Ball, 2014, p.34).
A utilização da etnografia de redes está relacionada ao conceito teórico-metodológico de governança. Os conceitos teórico-metodológicos se apresentam para a construção de redes políticas como possibilidade de melhor compreender alguns dos novos atores que atuam no e como Estado (DALE, 2010). Entende-se que a etnografia de redes pode dar conta desta complexidade. Para isso, tentei mostrar questões teóricas de neoliberalismo e neoconservadorismo a partir da análise de redes de influências de duas políticas: práticas religiosas no sistema público no Ceará e a venda da gestão de escolas públicas no RS.
Será importante incluir na metodologia dois seminários temáticos, cada um sobre um dos casos analisados, com a participação de pesquisadores e docentes das redes de ensino para construir uma análise de dados mais aproximada da realidade escolar e crítica.

Indicadores, Metas e Resultados

Mapear a documentação necessária para análise da política neoconservadora e religiosa no Estado do Ceará, por meio da análise de documentação e legislação que fundamentaram a compra de Bíblias para as escolas no estado

Mapear Atores e Redes Políticas que constituem o suporte para a concretização dessa política religiosa na educação do estado do Ceará;

Identificar desdobramentos da política, tais como compra e uso do material religioso nas escolas;

Mapeamento da política neoliberal de gestão na rede estadual de ensino público no Rio Grande do Sul, que envolve a venda da gestão de 99 escolas no estado; Acoampanhar fases de implementação;

Mapeamento de atores e redes que constituem o suporte para a concretização dessa política de gestão no estado do RS;

Elaborar Graphos de ambas as redes;

Acompanhar a implantação desse modelo de gestão em escolas participantes no município de Pelotas.

Resultados:
1. Descrição das políticas em ambos os estados;

2. Mapas das redes políticas em ambos os estados;

3. descrever a situação do caso em Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO2
AMANDA PORTO DA CRUZ
ANDRESSA AITA IVO8
BRUNO ECHEBESTE SAADI
BRUNO SOUZA GARCIA
CALIANDRA PIOVESAN
CAMILA BOTTERO CORRÊA
CARLA SILVA TORMAM
JULIANA DA ROCHA DOS SANTOS
MARIA LEONOR SANTOS PEREIRA FEIJO
MARIANA DIAS LAMEIRA
SIMONE GONÇALVES DA SILVA8

Página gerada em 22/09/2025 13:11:43 (consulta levou 0.163945s)