Nome do Projeto
Neoliberalismo e Neoconservadorismo na Educação: Redes Políticas, Políticas Curriculares e Gerencialismo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/08/2025 - 31/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto visa analisar aproximações e afastamentos entre políticas neoconservadoras e neoliberais na educação brasileira, para identificar atores e descrever políticas educativas com essas abordagens, a fim de estabelecer fronteiras e contradições, bem como demonstrar que ambas constituem processos conservadores de privatização e favorecimento à lógica de mercado. A metodologia utilizada será baseada na etnografia de redes políticas de governança, análise documental e estudo de caso em Pelotas.
Objetivo Geral
Analisar aproximações e afastamentos entre políticas neoconservadoras e neoliberais na educação brasileira, para identificar atores e descrever políticas educativas com essas abordagens, a fim de estabelecer fronteiras e contradições, bem como demonstrar que ambas constituem processos conservadores de privatização e favorecimento à lógica de mercado.
Objetivos específicos
- avaliar a política neoconservadora e religiosa no Estado do Ceará, por meio da análise de documentação e legislação que fundamentaram a compra de Bíblias para as escolas no estado;
- identificar atores e redes que constituem o suporte para a concretização dessa política religiosa na educação do estado;
- acompanhar desdobramentos da política, tais como compra e uso do material religioso nas escolas;
- avaliar e acompanhar a política neoliberal de gestão na rede estadual de ensino público no Rio Grande do Sul, que envolve a venda da gestão de 99 escolas no estado;
- identificar atores e redes que constituem o suporte para a concretização dessa política de gestão no estado;
- acompanhar a implantação desse modelo de gestão em escolas participantes no município de Pelotas.
Objetivos específicos
- avaliar a política neoconservadora e religiosa no Estado do Ceará, por meio da análise de documentação e legislação que fundamentaram a compra de Bíblias para as escolas no estado;
- identificar atores e redes que constituem o suporte para a concretização dessa política religiosa na educação do estado;
- acompanhar desdobramentos da política, tais como compra e uso do material religioso nas escolas;
- avaliar e acompanhar a política neoliberal de gestão na rede estadual de ensino público no Rio Grande do Sul, que envolve a venda da gestão de 99 escolas no estado;
- identificar atores e redes que constituem o suporte para a concretização dessa política de gestão no estado;
- acompanhar a implantação desse modelo de gestão em escolas participantes no município de Pelotas.
Justificativa
Necessidade de uma análise mais detalhada do conservadorismo e do neoliberalismo na educação brasileira, em áreas não muito identificadas anteriormente, a saber religiosidade nas escolas públicas laicas e privatização da gestão escolar em escolas públicas. O crescimento de grupos neoconservadores e neoliberais na política nacional e global, em especial no campo das políticas educacionais.
Metodologia
A pesquisa toma como objeto empírico um primeiro movimento a partir de um exemplo de política neoconservadora e um exemplo de política neoliberal para investigar como a articulação neoconservadora e neoliberal formam redes políticas e novas governanças no cenário educativo. Ao mesmo tempo, há a intenção de identificar elementos da relação entre o público e o privado e o aparecimento de novos atores na educação. Em um segundo movimento, busca-se entender como esses atores estabelecem relações e passam a constituir redes de governança para produzir estratégias aos problemas educacionais no cenário brasileiro. A escolha do material empírico baseia-se em documentos de políticas formais e informais, em textos publicados na imprensa digital, nas plataformas digitais dos estados e das redes de ensino envolvidos com as políticas analisadas, de instituições e de fundações que têm atuado no processo de formulação e de assessoramento para essas políticas educacionais. Tentar-se-á obter informações por meio de entrevistas com agentes e gestores dos órgãos envolvidos, bem como docentes de escolas envolvidas.
No RS, os dados serão obtidos junto à SEC/RS, com documentos públicos e/ou em sites oficiais, e ao CEPERS/Sindicato, bem como nas escolas que fazem parte do projeto na cidade de Pelotas, com observações e entrevistas com docentes, cujo critério de escolha será definido no decorrer da pesquisa.
A obtenção de dados no Ceará será por meio de coleta de dados documentais, junto a órgãos oficiais do estado e nas redes de internet e com entrevistas virtuais com pessoas e docentes diretamente envolvidos. Não se descarta a busca presencial. Como o Programa de Pós-Graduação de minha universidade - PPGE/UFPel e a UVA-CE - Universidade Estadual do Vale do Acaraú, encerraram no ano de 2023 um DINTER, ainda há muitas possibilidades de cooperação para parcerias e obtenção de dados.
Após os dados gerados a partir desses levantamentos, será utilizada a abordagem da análise de redes para mostrar alguns atores e relações entre si, como redes políticas, como nova governança educacional. O enfoque teórico-metodológico que sustenta esta pesquisa busca compreender governança como práticas, relações de poder e conhecimentos para governar. A análise de redes políticas usada como procedimento e ferramenta teórica de análise de relações de poder é vista como um método etnográfico, em desenvolvimento como instrumento conceitual e analítico para compreensão das relações de poder, utilizado como método de pesquisa por Stephen J. Ball (2012; 2013; 2014). A pesquisa envolve o mapeamento, capturas, questionamentos dos movimentos, mobilizações, fluxos, relações e interações para fazer funcionar a política nessas redes. Essa abordagem de redes permite demonstrar como se unem os atores e organizações nacionais e internacionais envolvidos na elaboração e difusão de políticas. Permite localizar processos de disseminação e circulação de conhecimento político e lugares e espaços onde são mobilizados, tais como participação de eventos, encontros, reuniões, difusão de informação-mídia.
O uso de um dispositivo analítico para pesquisar relações de governança pode se dar na pesquisa e na análise de redes com auxílio do software livre Gephi, que permite a manipulação de dados no sistema e geração de grafos. Para o campo das políticas educacionais, a utilização de redes é uma ferramenta teórico-metodológica potente para se analisar governança. Para Ball, “as redes políticas constituem uma forma de governança, embora não de uma forma única e coerente, e colocam em jogo, no processo de políticas, novas fontes de autoridades e, de fato, um mercado de autoridades”. (Ball, 2014, p.34).
A utilização da etnografia de redes está relacionada ao conceito teórico-metodológico de governança. Os conceitos teórico-metodológicos se apresentam para a construção de redes políticas como possibilidade de melhor compreender alguns dos novos atores que atuam no e como Estado (DALE, 2010). Entende-se que a etnografia de redes pode dar conta desta complexidade. Para isso, tentei mostrar questões teóricas de neoliberalismo e neoconservadorismo a partir da análise de redes de influências de duas políticas: práticas religiosas no sistema público no Ceará e a venda da gestão de escolas públicas no RS.
Será importante incluir na metodologia dois seminários temáticos, cada um sobre um dos casos analisados, com a participação de pesquisadores e docentes das redes de ensino para construir uma análise de dados mais aproximada da realidade escolar e crítica.
No RS, os dados serão obtidos junto à SEC/RS, com documentos públicos e/ou em sites oficiais, e ao CEPERS/Sindicato, bem como nas escolas que fazem parte do projeto na cidade de Pelotas, com observações e entrevistas com docentes, cujo critério de escolha será definido no decorrer da pesquisa.
A obtenção de dados no Ceará será por meio de coleta de dados documentais, junto a órgãos oficiais do estado e nas redes de internet e com entrevistas virtuais com pessoas e docentes diretamente envolvidos. Não se descarta a busca presencial. Como o Programa de Pós-Graduação de minha universidade - PPGE/UFPel e a UVA-CE - Universidade Estadual do Vale do Acaraú, encerraram no ano de 2023 um DINTER, ainda há muitas possibilidades de cooperação para parcerias e obtenção de dados.
Após os dados gerados a partir desses levantamentos, será utilizada a abordagem da análise de redes para mostrar alguns atores e relações entre si, como redes políticas, como nova governança educacional. O enfoque teórico-metodológico que sustenta esta pesquisa busca compreender governança como práticas, relações de poder e conhecimentos para governar. A análise de redes políticas usada como procedimento e ferramenta teórica de análise de relações de poder é vista como um método etnográfico, em desenvolvimento como instrumento conceitual e analítico para compreensão das relações de poder, utilizado como método de pesquisa por Stephen J. Ball (2012; 2013; 2014). A pesquisa envolve o mapeamento, capturas, questionamentos dos movimentos, mobilizações, fluxos, relações e interações para fazer funcionar a política nessas redes. Essa abordagem de redes permite demonstrar como se unem os atores e organizações nacionais e internacionais envolvidos na elaboração e difusão de políticas. Permite localizar processos de disseminação e circulação de conhecimento político e lugares e espaços onde são mobilizados, tais como participação de eventos, encontros, reuniões, difusão de informação-mídia.
O uso de um dispositivo analítico para pesquisar relações de governança pode se dar na pesquisa e na análise de redes com auxílio do software livre Gephi, que permite a manipulação de dados no sistema e geração de grafos. Para o campo das políticas educacionais, a utilização de redes é uma ferramenta teórico-metodológica potente para se analisar governança. Para Ball, “as redes políticas constituem uma forma de governança, embora não de uma forma única e coerente, e colocam em jogo, no processo de políticas, novas fontes de autoridades e, de fato, um mercado de autoridades”. (Ball, 2014, p.34).
A utilização da etnografia de redes está relacionada ao conceito teórico-metodológico de governança. Os conceitos teórico-metodológicos se apresentam para a construção de redes políticas como possibilidade de melhor compreender alguns dos novos atores que atuam no e como Estado (DALE, 2010). Entende-se que a etnografia de redes pode dar conta desta complexidade. Para isso, tentei mostrar questões teóricas de neoliberalismo e neoconservadorismo a partir da análise de redes de influências de duas políticas: práticas religiosas no sistema público no Ceará e a venda da gestão de escolas públicas no RS.
Será importante incluir na metodologia dois seminários temáticos, cada um sobre um dos casos analisados, com a participação de pesquisadores e docentes das redes de ensino para construir uma análise de dados mais aproximada da realidade escolar e crítica.
Indicadores, Metas e Resultados
Mapear a documentação necessária para análise da política neoconservadora e religiosa no Estado do Ceará, por meio da análise de documentação e legislação que fundamentaram a compra de Bíblias para as escolas no estado
Mapear Atores e Redes Políticas que constituem o suporte para a concretização dessa política religiosa na educação do estado do Ceará;
Identificar desdobramentos da política, tais como compra e uso do material religioso nas escolas;
Mapeamento da política neoliberal de gestão na rede estadual de ensino público no Rio Grande do Sul, que envolve a venda da gestão de 99 escolas no estado; Acoampanhar fases de implementação;
Mapeamento de atores e redes que constituem o suporte para a concretização dessa política de gestão no estado do RS;
Elaborar Graphos de ambas as redes;
Acompanhar a implantação desse modelo de gestão em escolas participantes no município de Pelotas.
Resultados:
1. Descrição das políticas em ambos os estados;
2. Mapas das redes políticas em ambos os estados;
3. descrever a situação do caso em Pelotas.
Mapear Atores e Redes Políticas que constituem o suporte para a concretização dessa política religiosa na educação do estado do Ceará;
Identificar desdobramentos da política, tais como compra e uso do material religioso nas escolas;
Mapeamento da política neoliberal de gestão na rede estadual de ensino público no Rio Grande do Sul, que envolve a venda da gestão de 99 escolas no estado; Acoampanhar fases de implementação;
Mapeamento de atores e redes que constituem o suporte para a concretização dessa política de gestão no estado do RS;
Elaborar Graphos de ambas as redes;
Acompanhar a implantação desse modelo de gestão em escolas participantes no município de Pelotas.
Resultados:
1. Descrição das políticas em ambos os estados;
2. Mapas das redes políticas em ambos os estados;
3. descrever a situação do caso em Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO | 2 | ||
AMANDA PORTO DA CRUZ | |||
ANDRESSA AITA IVO | 8 | ||
BRUNO ECHEBESTE SAADI | |||
BRUNO SOUZA GARCIA | |||
CALIANDRA PIOVESAN | |||
CAMILA BOTTERO CORRÊA | |||
CARLA SILVA TORMAM | |||
JULIANA DA ROCHA DOS SANTOS | |||
MARIA LEONOR SANTOS PEREIRA FEIJO | |||
MARIANA DIAS LAMEIRA | |||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 8 |