Nome da Atividade
METODOLOGIA COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA A
CÓDIGO
11090086
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
POR CONTEÚDO
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Modelagem de sistemas físicos no computador: potencialidades, uso e produção. Disponibilização de recursos computacionais didático-pedagógicos no ensino de Física através da internet, associados ao tema estruturador do estudo dos movimentos.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina visa apresentar ao aluno as potencialidades do uso de recursos computacionais didáticos no Ensino de Física, dentro do tema estruturador do estudo dos movimentos, não só do ponto de vista do uso desses recursos, mas também da sua produção e divulgação através da cultura de colaboração da internet. Também é objetivo da disciplina desenvolver nos professores em formação a capacidade de elaborar práticas educacionais diferenciadas, visando a inclusão na escola de alunos com necessidades educacionais especiais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HEWITT, Paul G. Física conceitual. 12ed. Porto Alegre, Bookman, 2015. Recurso online.
  • CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; RICARDO, Elio Carlos; SASSERON, Lúcia Helena; SANTOS, Maria Lúcia Vital dos. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2018. Recurso online.
  • CERIGATTO, Mariana Pícaro. Tecnologias digitais na prática pedagógica. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Recurso online.

Bibliografia Complementar:

  • NUSSENZVEIG, Hersh Moysés. Curso de física básica, v. 1. Mecânica. 5. ed. São Paulo: Blucher, 2013. Recurso online.
  • NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica. v. 2. Fluidos; oscilações e ondas; calor. 5ed. São Paulo: Blucher, 2014. Recurso online.
  • TERUEL, E. C. HTML 5: guia prático. São Paulo: Editora Érica, 2014. 336 p. Recurso online.
  • FARRELL, Michael. Deficiências sensoriais e incapacidades físicas. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
  • MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. 24, n. 2, p. 77-86, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/i/2002.v24n2/. Acesso em: 05 set. 2021.

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