Nome da Atividade
SEMINÁRIOS SOBRE TÓPICOS ESPECIAIS DA FÍSICA I
CÓDIGO
11090100
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Elaboração e apresentação de seminários, pequenos cursos e textos sobre a utilização da Física para descrever artefatos da nossa cultura, estimulando a diversificação das práticas pedagógicas dos professores em formação, com vistas à conscientização ambiental, a inclusão e a interdisciplinaridade, estimulando o desenvolvimento da capacidade de expressão escrita e oral. Serão explorados os conteúdos de Mecânica, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica e Ondas.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina visa estimular o desenvolvimento da capacidade de expressão oral e escrita dos professores em formação, incorporando na prática pedagógica destes o uso de recursos como vídeos, animações, simulações e pequenos experimentos ilustrativos. Serão desenvolvidos seminários ou pequenos cursos, em nível de profundidade voltados a estudantes da Educação Básica, que expliquem o funcionamento de artefatos da nossa cultura e fenômenos naturais, explorando os conteúdos de Mecânica, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica e Ondas. Também é objetivo da disciplina estimular a reflexão dos professores em formação sobre os impactos que estes artefatos da nossa cultura têm sobre o meio ambiente.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HEWITT, Paul G. Física conceitual. 12ed. Porto Alegre, Bookman, 2015. Recurso online.
  • WALKER, Jearl. O circo voador da física. 2.ed Rio de Janeiro, LTC, 2008. Recurso online.
  • TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros, V.1, mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. 6. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Recurso online.
  • CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; RICARDO, Elio Carlos; SASSERON, Lúcia Helena; SANTOS, Maria Lúcia Vital dos. Ensino de Física (Coleção Ideias em Ação). São Paulo: Cengage Learning, 2018. Recurso online.
  • SCARINCI, Anne Louise; DIAS, Valéria Silva; CANO, Márcio Rogério de Oliveira (coord.). A reflexão e a prática no Ensino Médio – v. 8 - Física. São Paulo: Blucher, 2017. Recurso online.

Bibliografia Complementar:

  • YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física. v. 1. 12ed. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2008.
  • YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física. v. 2. 12ed. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2008.
  • BLOOMFIELD, Louis A. How Things work: the physics of everyday life. New York: John Wiley & Sons, 1996. 706 p.
  • TELLES, Dirceu D'Alkmin. Física com aplicação tecnológica, vol. 2: oscilações, ondas, fluidos e termodinâmica. São Paulo: Blucher, 2013. Recurso online.
  • FEYNMAN, Richard. Lições de física, 3 v. a edição do novo milênio. 2. Porto Alegre: ArtMed. 2019. Recurso online.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. Revista Brasileira de Ensino de Física. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/. Acesso em: 03 set. 2021.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica. Acesso em: 03 set. 2021.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIOS SOBRE TÓPICOS ESPECIAIS FÍSICA I Física (Licenciatura)

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