Nome da Atividade
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA I
CÓDIGO
11090087
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Reflexões sobre o ensino da Física. Análise de projetos de ensino da Física.
Interação com a realidade escolar da Região.

Objetivos

Objetivo Geral:

Preparar os alunos licenciandos para a futura atuação como professores das disciplinas de Física da
Educação Básica através do contato com os distintos referenciais teóricos e práticas pedagógicas da
área de Ensino de Física;

Conteúdo Programático

1. Revisão bibliográfica e teórica sobre os principais autores e teorias que influenciam ou
influenciaram o Ensino de Física:
a) o comportamentalismo de Skinner;
b) a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel,
c) a teoria da transposição didática,
d) as abordagem associadas à História e à Filosofia da Ciência: Karl Popper, Thomas Kuhn
e) a Teoria da Mudança Conceitual e diferentes aspectos do construtivismo no ensino de
ciências;
f) as teorias de desenvolvimento de Piaget e Vygotsky,
g) as noções de perfil epistemológico e obstáculo epistemológico de Bachelard;
h) a noção de perfil conceitual de Mortimer.
2. Análise de propostas de práticas pedagógicas associadas aos referenciais teóricos;
3. Ênfases curriculares e suas implicações no ensino da Física
4. Programas curriculares de Física nas escolas do Ensino Médio: Rede Municipal, Rede
Estadual, Rede Federal, Rede Privada, Educação Profissionalizante e Ensino Supletivo;
5. Elaboração, pelos alunos, de um programa para o ensino de um tópico específico de Física;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985. 151 p. (Biblioteca Tempo Universitário; 12).
  • KOYRE, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitaria, 1991. 388 p. (Coleção Campo Teórico). ISBN 85 218 00754.
  • KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. 260 p. (Debates. 115).
  • LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa de Lima. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogeneticas em discussão. 3. ed. São Paulo: Summus, c1992. 115 p. ISBN 8532304125.
  • MOREIRA, Marco A. (Marco Antonio), 1942. Aprendizagem: perspectivas teoricas. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1987. 167 p. (Livro-texto; 32).
  • MOREIRA, Marco A. (Marco Antonio), 1942. Uma abordagem cognitivista ao ensino da fisica. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1983. 189 p.
  • NEWTON, Isaac Sir,; RICCI, Trieste Freire (Trad.). Principia: princípios matemáticos de filosofia natural. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2012. 2 v. ISBN 9788531406737.
  • VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 496 p. (Textos de Psicologia). ISBN 9788578270773.

Bibliografia Complementar:

  • RESNICK, Robert; HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S. Física, v. 1. 5. ed. Rio de Janeiro : LTC, 2008. ISBN : 9788521613527
  • RESNICK, Robert; HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S. Física, v 2. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 339 p. ISBN 9788521613688.
  • RESNICK, Robert; HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S. Física v. 3, 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008, 4.v ISBN 9788521613527

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA FÍSICA I Física (Licenciatura)

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