Nome da Atividade
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FÍSICO
CÓDIGO
11090084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Elementos de Física e Cosmologia Aristotélica; a Revolução Copernicana e o
problema físico gerado por esta; a caracterização do movimento segundo Galileu, composição de
movimentos e o princípio da Inércia; a formulação de Newton para as leis do movimento; descrição
do movimento nos eixos cartesianos; movimento retilíneo, movimento em duas ou três dimensões;
Sistemas de Unidade, Grandezas Físicas, Representação Vetorial; A Autorregulação da
Aprendizagem; Situações problema e a prática pedagógica do professor em formação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver atividades que oportunizem a reflexão sobre os conceitos
físicos e o desenvolvimento do pensamento abstrato dos estudantes egressos da educação básica a
partir de atividades de ensino-aprendizagem orientadas a partir da evolução histórica dos conceitos
físicos, contribuindo para seu processo de formação profissional e construção da prática pedagógica
voltada ao desenvolvimento destes conceitos no ensino de Física.

Conteúdo Programático

1. APRESENTAÇÃO DO CURSO E DA DISCIPLINA
a) Apresentação do professor e dos alunos;
b) Histórico e motivação para estudar Física;
c) A vida universitária e a profissão de Físico.
d) Realização de testes de concepções sobre movimento;
e) Análise dos testes e promoção da tomada de consciência sobre as concepções;
f) Comparação dos resultados dos testes com as teorias implícitas sobre do movimento.
2. LEITURA ORIENTADA DA SEGUNDA JORNADA DOS “DIÁLOGOS SOBRE OS DOIS
MAIORES SISTEMAS DO MUNDO” de GALILEU GALILEI
a) Discussão geral sobre as trinta primeiras páginas da segunda jornada;
b) apresentação do movimentos dos objetos celestes usando software de simulação celeste
Stellarium; Discussão dos movimentos diários e anuais dos planetas;
c) apresentação da Cosmologia e Física Aristotélica;
d) apresentação do universo platônico e diferenciação entre Astronomia e Cosmologia na
Idade Antiga;
e) apresentação do modelo Ptolomaico: deferentes, epiciclos e equantes;
f) apresentação do modelo Copernicano; discussão do movimento dos planetas
g) leitura e interpretação dos 7 argumentos no Diálogo a favor do movimento da Terra em
contrapartida ao movimento dos céus; Discussão em aula e elaboração de uma resenha sobre os
argumentos;
h) leitura e discussão dos argumentos contrários ao movimento da Terra;
i) leitura e discussão dos argumentos de Galileu em favor da imponderabilidade do
movimento da Terra no Diálogo; Discussão do Argumento da Torre, do Argumento do alcance dos
tiros dados ao poente e ao nascente e demais argumentos;
j) apresentação de vídeos sobre o movimento, inercia e a queda dos corpos;
3. CONSTRUÇÃO DA BASE ORIENTADORA DA AÇÃO EM CINEMÁTICA
a) Compilação das concepções gerais sobre o movimento na Física Galileana; formação da
Base Orientado da Ação para resolução de problemas sobre movimento.
4. A CONSTRUÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS ASSOCIADAS À DESCRIÇÃO DO
MOVIMENTO – USO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS:
a) O que é um problema e técnicas de solução;
b) proposição e resolução de situações problemas em cinemática: o lançamento de projéteis;
c) Proposição e resolução de situações problemas em cinemática com composição de
movimentos;
d) Uso do sistema cartesiano e vetores;
e) Proposição e resolução de situações problemas em cinemática com uso do sistema
cartesiano e vetores;
f) Proposição e resolução de situações problemas envolvendo forças gravitacionais e as leis
de Newton.
g) Reflexão e tomada de consciência sobre o uso de História da Ciência como recurso
didático;
h) Reflexão e tomada de consciência sobre o uso de situações-problema como recurso
didático;
5. A COMPOSIÇÃO DE AÇÕES MENTAIS ASSOCIADAS AO CONCEITOS DE
UNIDADES DE MEDIDA
a) Proposição e resolução de situações problemas envolvendo unidade de medida;
6. A ELABORAÇÃO DO PROCESSO DE ESTUDO E DA AUTORREGULAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
a) Discussão sobre os métodos de estudo e seu papel no desenvolvimento da aprendizagem
e ensino.
7. AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
a) Avaliação dos resultados da disciplina.
b) Avaliação da metodologia da disciplina.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GALILEI, Galileu. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. 2. ed. São Paulo: Discurso Editorial; Imprensa Oficial, 2004. 882 p.
  • GALILEI, Galileu. O ensaiador. São Paulo: Nova Cultural, 1996. 256 p. (Coleção Os Pensadores).
  • NEWTON, Isaac Sir,; RICCI, Trieste Freire (Trad.). Principia: princípios matemáticos de filosofia natural. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2012. 2 v. ISBN 9788531406737.
  • MOREIRA, Marco A. Tópicos em ensino de ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991. 109 p.
  • SIMÃO, Ana Margarida Vieira da Veiga; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. V. 10 (Coleção pesquisa (auto)biográfica. Educação; 10). ISBN 9788539702350 (EDIPUCRS).

Bibliografia Complementar:

  • GALILEI, G. Discursos e Demonstrações Matemáticas Sobre Duas Novas Ciências. São Paulo: Nova Estela, 1990.
  • NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro do. Para ler Galileu Galilei: diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo. São Paulo: EDUC, 2003. 105 p. ISBN 8528302768.
  • GALILEI, Galileu. Two New Sciences. New York: Dover, 1914. 300 p.
  • RESNICK, Robert. Fundamentos de Física. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 4v.
  • MOREIRA, Marco A. et al. Aprendizagem: perspectivas teóricas. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1987. 167 p. (Livro-texto; 32).
  • BURTT, Edwin Arthur. As bases metafísicas da ciência moderna. Brasília: Ed. da UnB, 1983. 267 p.
  • ROCHA, J. F. (Org.). Origens e evolução das ideias da física. Salvador: EDUFBA, 2011.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FÍSICO Física (Licenciatura)

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