Nome da Atividade
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I
CÓDIGO
11090098
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Do mito aos primórdios da filosofia natural. A física pré-socrática. Platão e seguidores. A ciência aristotélica. Noções de Epistemologia em Platão e Aristóteles. A ciência greco-romana. A filosofia natural e a astronomia na Idade Média, incluindo a contribuição árabe e africana. O Renascimento. A Revolução Copernicana: Copérnico, Tycho Brahe, Galileu, Keppler. A Filosofia da Ciência segundo Karl Popper e Gaston Bachelard. A Revolução Científica segundo Koyre e Kuhn. A Física Newtoniana. A evolução pedagógica destes eventos. Lakatos e a metodologia dos programas de pesquisa. Contribuição das mulheres e de cientistas asiáticos, americanos (incluindo as três Américas) e africanos para a evolução do conhecimento.

Objetivos

Objetivo Geral:

Preparar o aluno para situar a Física em seu contexto filosófico-pedagógico, no sentido de articular historicamente o desenvolvimento de conceitos fundamentais com as visões de mundo vigentes em cada período, no intervalo histórico da antiguidade clássica à Revolução Copernicana, incluindo as contribuições dos povos árabes e africanos para evolução do conhecimento ocidental. Revisão da contribuição das mulheres para este processo. Introdução de conceitos filosóficos fundamentais no escopo da Epistemologia e da Filosofia da Ciência, apresentando as abordagens de Koyre, Duhem, Popper, Bachelard, Kuhn e Lakatos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ROCHA, J. F. (Org.). Origens e evolução das ideias da física. Salvador: EDUFBA, 2011.
  • KOYRE, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 1991. 388 p. (Coleção Campo Teórico).
  • BURTT, Edwin Arthur. As bases metafísicas da ciência moderna. Brasília: Ed. da UnB, 1983. 267 p.
  • KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. 323 p. (Coleção debates; 115).
  • CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 2017. 224 p.

Bibliografia Complementar:

  • POPPER, Karl Raimund Sir. A lógica da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2014. 454 p.
  • BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
  • RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1987. 4v.
  • SOUZA, J. C. (seleção de textos e supervisão). Os Pré-Socráticos: fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo: Nova Cultural, 1996. 319 p. (Coleção Os Pensadores).
  • CHAUI, Marilena de Souza. Primeira filosofia: lições introdutórias. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. 310 p.
  • ROSA, Katemari; ALVES-BRITO, Alan; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1440-1468, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74989/44934. Acesso em: 03 set. 2021.
  • LEOPOLDI, J. S.; Elementos de etnoastronomia indígena do Brasil. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 30, p. 3-18, 1990. Disponível em: http://anpocs.com/index.php/bib-pt/bib-30. Acesso em: 03 set. 2021.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 8 4 Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
EDUARDO FONTES HENRIQUES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I Física (Licenciatura)

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