Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
0360245
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudar aspectos psicológicos – cognitivos, afetivos e sociais – disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais de sua futura prática profissional. A abordagem desses aspectos psicológicos será realizada a partir de sua interface com as outras áreas de conhecimento, historicamente contextualizada.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos da Psicologia na prática do educador.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AQUINO, J. . Indisciplina: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.
  • DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. Psicologia na educação. 4ºed. São Paulo: Cortez Editora, 1994.
  • FARIA, A. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. São Paulo: Ática, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • FRANCO, Sergio K. O construtivismo e a educação. Porto Alegre: Mediação. 2000.
  • KAHHALE, Edna M. P. A diversidade da Psicologia uma construção teórica. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
  • AQUINO, J. G. Erro e fracasso na escola. São Paulo: Summus, 1997.
  • BASSOLS, A. M. Saúde mental na escola: uma abordagem multidisciplinar, V.1. Porto Alegre: Mediação, 2003.
  • D’AMBROSIO, U. Novos paradigmas de atuação e formação docente. In: PORTO, Tânia. M. E. Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara: J. M. Editora, 2003.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I Educação Física (Licenciatura plena)
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II Ciências Sociais (Licenciatura plena)
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I Letras - Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola (Licenciatura plena - Noturno)

Página gerada em 14/11/2019 07:05:34 (consulta levou 0.204361s)