Nome da Atividade
PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DANÇA II
CÓDIGO
05001641
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
5

Ementa

Apropriação do contexto de produção e ensino de Dança na Extensão Universitária; Autonomia nos processos de proposição, planejamento, vivência e avaliação em Dança no contexto extensionista; Ampliação das Comunidades de Aprendizagem em Dança; Elaboração de Metodologias Participativas; Introdução à Pesquisa-Ação na Extensão Universitária; A Universidade do Século XXI e a crítica à Pedagogia Predial; Práticas da Pedagogia do corpo na organização do conhecimento. Práticas extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Dança-Comunidade (código 395).

Objetivos

Objetivo Geral:

Propor, planejar, realizar e avaliar Práticas Artístico-Pedagógicas na Extensão Universitária; Promover expansão da Comunidade de Aprendizagem da Dança através de práticas extensionistas; Desenvolver Metodologias Participativas e introdução à Pesquisa-Ação no
âmbito da Extensão; Refletir sobra a confluência de saberes acadêmicos (Sintéticos) e saberes tradicionais da cultura brasileira (Orgânicos) em práticas extensionistas; Avaliar o contexto de ensino da Dança na Extensão Universitária a partir de uma abordagem
interseccional; - Sistematizar aprendizagens com/na comunidade; Realizar práticas extensionistas vinculadas ao Programa Dança-Comunidade (código 395). Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas
Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
  • GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2006;
  • PERISSE, Gabriel. Uma pedagogia do corpo. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. [Recurso Eletrônico]
  • REINER, Christine; ESPIRITO SANTO, Cristina; SOBRAL, Sonia (Org.). Cartografia rumos Itaú Cultural dança 2009-2010: criações e conexões. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2004. Disponível em: . Acesso em: 05 de julho de 2022. [Recurso Eletrônico]

Bibliografia Complementar:

  • Pacheco, José. Aprender em comunidade. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. Disponível em: < https://educacaoeterritorio.org.br/wp-content/uploads/2018/04/aprender-emcomunidade.pdf> Acessado em: 06 de julho de 2022. [Recurso Eletrônico]
  • BES, Pablo. Gestão de processos educacionais não escolares. Porto Alegre: SAGAH, 2020. [Recurso Eletrônico]
  • SOUZA, Ana Lucia Silva. Letramentos de reexistencia: culturas e identidades no movimento hip hop. 2009. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2022. [Recurso Eletrônico]
  • Tripp, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa [online]. 2005, v. 31, n. 3 [Acessado 26 Julho 2022], pp. 443-466. Disponível em: . Epub 17 Abr 2006. [Recurso Eletrônico]
  • DORNELES, Dandara Rodrigues. PALAVRAS GERMINANTES: ENTREVISTA COM NEGO BISPO. Identidade!, [S. l.], v. 26, n. 1 e 2, p. 14–26, 2021. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2022. [Recurso Eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO EM DANÇA II Dança (Licenciatura)

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