Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: BALÉ CLÁSSICO II
CÓDIGO
05001673
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprofundamentos estudos iniciados no Laboratório de Dança: Balé Clássico I. Criação de relações entre o balé clássico e outras experiências corporais, ensino da dança e cena.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprofundar o aprendizado da técnica do balé clássico; Ampliar a compreensão do balé clássico como um recurso de preparação técnica e investigativa para a Dança; Ampliar desenvolvimento da inteligência corporal na relação princípios técnicos do balé – potencialidades individuais de movimento; Ampliar a compreensão dos conceitos de uma aula de técnica clássica: metodologia, organização lógica e função dos exercícios na barra e centro; Exercitar e praticar a criação de relações entre as estratégias específicas do balé clássico com outras experiências corporais, ensino da dança e cena. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CLIPPINGER, Karen. Anatomia e cinesiologia da dança princípios e exercícios para aperfeiçoar a técnica e prevenir lesões comuns. 2. Barueri Manole 2019 1 recurso online ISBN 9788520457948.
  • HAAS, Jacqui Greene. Anatomia da dança. Barueri Manole 2011 1 recurso online ISBN 9788520447512.
  • MONTEIRO, Mariana. Noverre. Cartas sobre dança. São Paulo : Editora USP-FAPESP, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • BEHNKE, Robert S. Anatomia do movimento. 3. Porto Alegre ArtMed 2015 1 recurso online ISBN 9788582710791.
  • BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • CALAZANS, Julieta, CASTILHO, Jacyan e GOMES, Simone (Coords.). Dança e Educação em Movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

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