Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS URBANAS I
CÓDIGO
05001661
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Danças Urbanas como conceito ampliado. Cultura Hip Hop e resistência. Cultura afro-brasileira e as danças conectadas direta e indiretamente a Cultura Hip Hop. Gêneros e sub-gêneros das danças de rua. Estética, matriz e motriz do movimento. Organização corporal e sua relação com outros, com o espaço (urbano ou não) e com os ritmos. Danças urbanas na escola. Apreciação de obras artísticas-culturais. Processos de criação a partir dos princípios do freestyle (improvisação). Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar a aprendizagem teórico-prática nas danças conectadas direta e indiretamente a Cultura Hip Hop, nacionais (Passinho Foda, Lagartixa, entre outras) e internacionais (Locking, Waacking, Breaking, Popping, Vogue, Hip Hop Dance, House Dance, Krump, Dance Hall, entre outras). Questionar e refletir acerca do termo guarda-chuva: Danças Urbanas. Investigar processos artísticopedagógicos nestas danças. Promover estudos sobre estas danças em relação à educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana; Explorar a Cypher, o Freestyle nos processos de criação. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GÓES, Luciano (org.). 130 anos de (des)ilusão: a farsa abolicionista em perspectiva desde olhares marginalizados. 1. reimp. Belo Horizonte: D'Plácido, 2019. 513 p. ISBN 9788584259427.
  • GUARATO, Rafael. Dança de rua: corpos para além do movimento: Uberlândia, 1970-2007. Uberlândia: EDUFU, 2008. 236 p. ISBN 9788570782052.
  • RIBEIRO, Ana Cristina; CARDOSO, Ricardo. Dança de rua. Campinas: Átomo, 2011. 140p. ISBN 9788576701811 (broch.)
  • SILVA, A. C. R. et al. Um diálogo possível entre Cultura Hip Hop e a educação somática. [recurso eletrônico] criação de procedimentos coadjuvantes para os artistas das danças Breaking, Hip Hop dance e Krump [s. l.]: [s.n.], 2021. Disponível em: https://search.
  • VIEIRA, David Ferreira. Hip Hop Dance: vocabulário poético e possibilidades de criação. Pelotas. 63 f. TCC (Licenciatura em Dança) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000aa/0000aa1c.pdf.

Bibliografia Complementar:

  • FIDELES, Nina (Org). O movimento hip hop no Brasil. São Paulo: Caros amigos, 2014. 122 p.
  • OSUMARE, H. The Hiplife in Ghana: West African Indigenization of Hip-Hop. 1st ed. 2012. XII, 219 p. 10 illus ISBN 9781137021656.
  • TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015. 177 p. (Coleção Agenda brasileira). ISBN 9788581661261.
  • SILVA, Ana Cristina Ribeiro. Dança de Rua: do ser competitivo ao artista da cena. 2014. 269 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624447.
  • SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola, 2011. 171 p. (Série estratégias de ensino; 26). ISBN 9788579340321.

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