Nome da Atividade
DANÇA E ENVELHECIMENTO
CÓDIGO
05001664
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Dança e Envelhecimento: entendimento, relações e possibilidades de atuação, articulando os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica. Atende diretamente a legislação pertinente à Diferença e Igualdade de Faixa Geracional.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer as teorias do envelhecimento, buscando compreender o processo de envelhecer a partir de um olhar sociológico e antropológico; Estudar os corpos maduros em cena ao longo da história da dança ocidental; Problematizar e ampliar as possibilidades de atuação da dança na maturidade. Proporcionar discussões que envolvam questões de diferença e igualdade de faixa geracional.
Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • CASTRO, Daniela Llopart. Descortinando a dança no Sul do Brasil: maturidade em cena. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), 2022. [recurso eletrônico] Disponível em:
  • CASTRO, Daniela; MONTEIRO, Elisabete; SANTOS, Eleonora. Na vida, no palco, na cena: amadurecer dançando, por que não? Urdimento. v.3, n.33, 2018, p.351-362. Disponível em:
  • NERI, Anita (org). Desenvolvimento e envelhecimento: Perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. 5.ed. Campinas, SP: Papirus,2012.

Bibliografia Complementar:

  • BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1998.
  • DOLL, Johannes.; GOMES, Ângela; HOLLERWEGER, Leonéia; PECOITS, Rodrigo; ALMEIDA, Sionara. Atividade, desengajamento, modernização: teorias sociológicas clássicas sobre o envelhecimento. Estudos Interdisciplinares sobre Envelhecimento. v.12, 2007, p.7-33. Disponível em:
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

Página gerada em 19/07/2024 19:00:10 (consulta levou 0.096959s)