Nome da Atividade
ESTUDOS HISTÓRICOS EM DANÇA I
CÓDIGO
05001624
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A gênese da dança. Ocidente e Oriente. Dança espetáculo na cultura Ocidental. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir noções sobre a História da Arte como forma de apreensão das diferentes linguagens artísticas e das relações com a Dança, nos períodos estudados; quadro dos períodos da história e história da arte; Apresentar o desenvolvimento da Dança desde a Pré-História até o Classicismo; Contextualizar sócio-historicamente as transformações da Dança; Identificar nas distintas épocas e culturas, as funções da Dança nas sociedades, as variações de temas, técnicas, estruturas de ensino; Explorar as reflexões teóricas elaboradas sobre a Dança desde a antiguidade; Estimular práticas de ensino a partir do conhecimento construído na disciplina. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2017.
  • BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • MONTEIRO, Mariana. Noverre: cartas sobre dança. São Paulo: USP, 1998.
  • REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS EM DANÇA. Dossiê Outras danças, muitas histórias. Ano 1, n. 1, 2022.

Bibliografia Complementar:

  • GIORDANI, Mário Curtis. História da antiguidade oriental. Petrópolis: Vozes, 1987.
  • HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • KASSING, Gayle. Ballet fundamentos e técnicas. Barueri: Manole. 2016 1 recurso online ISBN 9788520451595. (Livro eletrônico)
  • NUNES, Bruno Blois. As danças de corte francesa de Francisco I a Luís XIV: história e imagem. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2015. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2931.
  • SANTOS, Eleonora C. da M.; FERREIRA, Rousejanny (Org). Pesquisa em balé no Brasil: panoramas sobre história, ensino e cena. Goiânia: Editora IFG, 2020. 192p . Disponível em: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/48.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA I Dança (Licenciatura)

Página gerada em 28/04/2024 17:42:04 (consulta levou 0.106025s)