Nome do Projeto
Artes cênicas e primeira infância: brincar, imaginar, criar
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/07/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como foco o ensino das artes cênicas para a primeira infância, a partir de ações específicas de estudo, vivência, criação, fruição e produção. Tal investimento deve-se ao fato de que a primeira infância (aqui compreendida pela faixa etária de 0 a 5 anos) e sua relação com as artes da cena é um tema ainda pouco abordado curricularmente; pelo interesse em aprofundar os estudos e práticas em relação à experiência lúdica e estética das crianças pequenas; pelas incertezas que um trabalho com crianças pequenas desperta nos acadêmicos em formação, sentida principalmente durante a realização do primeiro estágio de regência, momento em que os discentes atuam em grande maioria na educação infantil. O interesse pela Educação Infantil associada às questões expostas representa o elemento motor para o investimento no ensino das Artes Cênicas na primeira infância. A metodologia caracteriza-se pelo caráter processual, a partir de uma perspectiva teórica e prática, em que a vivência e a criação serão os pontos de convergência para a construção de propostas de ensino das artes cênicas para crianças pequenas.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo criar espaço para experimentações no campo das artes cênicas para a primeira infância no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, por meio de ações específicas de estudo, vivência, criação, fruição e produção.
Justificativa
A Educação Infantil tem sido foco de interesse para nós que atuamos na área pedagógica das Artes Cênicas. Isso se deve: a) ao fato de que a primeira infância (aqui compreendida pela faixa etária de 0 a 5 anos) e sua relação com as artes da cena é um tema ainda pouco abordado curricularmente; b) pelo interesse em aprofundar os estudos e práticas em relação à experiência lúdica e estética das crianças pequenas; c) pelas incertezas que um trabalho com crianças pequenas desperta nos acadêmicos em formação, sentida principalmente durante a realização do primeiro estágio de regência, momento em que os discentes atuam em grande maioria na educação infantil e veem-se despreparados para atuar com crianças pequenas. Esta questão também foi tema de estudo do trabalho de conclusão de curso do egresso Thales Duarte, intitulada: “Investigação das metodologias de ensino de teatro utilizadas por egressos do Curso de Teatro da UFPel na Educação Infantil”, sob orientação da professora Drª. Vanessa Caldeira Leite, coordenadora adjunta deste projeto. Diante destas questões, a construção deste projeto busca investir em ações voltadas para o ensino das Artes Cênicas na primeira infância. Cabe ressaltar que “as transformações que a educação infantil vem sofrendo, requerem, cada vez mais, estudos, pois as transições históricas e sociais dos processos pedagógicos mostram-se ainda incipientes no que se refere às complexidades das novas tendências educacionais” (FRANCO, 2002, p.24). Tais transformações repercutiram também nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura de Dança e Teatro que entraram em vigor desde o início de 2020, trazendo a necessidade de disciplinas obrigatórias e optativas que abordassem com mais minúcia as diferentes possibilidades de ensino para crianças de 0 a 5 anos. Cabe destacar que tais ações previstas no PPC somados aos estudos deste e outros projetos com este viés da infância são importantes para atendimento dos objetivos do curso e perfil do egresso que deverá atuar nos diversos níveis da educação básica e em diferentes contextos educativos, incluindo espaços não formais de educação. Assim eis este projeto, que almeja contemplar aspectos ainda não explorados e aprofundados nos Cursos em questão.
Metodologia
A metodologia caracteriza-se pelo caráter processual, a partir de uma perspectiva teórica e prática, em que a vivência e a criação serão os pontos de convergência para a construção de propostas de ensino das artes cênicas para crianças pequenas, especificamente, de 0 a 5 anos. Como ponto de partida, serão realizados estudos em torno das linguagens cênicas e da infância com o intuito de conhecer e aprofundar sobre teatro, dança, criança, infância. Este primeiro momento ganhará sentido na prática, por meio de vivências direcionadas para a contação de histórias, o brincar, o jogo e o teatro de formas animadas com profissionais que serão convidados a colaborarem com o projeto. Concomitantemente, buscar-se-á assistir espetáculos e trabalhos voltados para as crianças pequenas, para ampliar o repertório estético e artístico dos envolvidos no projeto, bem como apropriar-se do que vem sendo produzido para o público em questão. Por fim, será criado um trabalho artístico e pedagógico que será experimentado com crianças de uma escola de educação infantil pública do município de Pelotas/RS.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta: Aprofundamento dos estudos sobre artes cênicas e primeira infância - Resultado: qualificar a formação do futuro professor de dança e teatro.
Meta: Criação de espaço para experienciar a linguagem cênica tendo como foco a criança de 0 a 5 anos - Resultado: ampliar as vivências formativas dos envolvidos.
Meta: Apreciação do que vem sendo produzido artisticamente para a primeira infância - Resultado: experiência estética dos envolvidos e mapeamento da produção artística para criança pequenas.
Meta: Produto/ação artística para ser experimentada com crianças de 0 a 5 anos de uma escola de educação infantil do município de Pelotas/RS - Resultado: construção e desenvolvimento de proposta de ensino das artes cênicas com crianças pequenas.
Meta: Criação de espaço para experienciar a linguagem cênica tendo como foco a criança de 0 a 5 anos - Resultado: ampliar as vivências formativas dos envolvidos.
Meta: Apreciação do que vem sendo produzido artisticamente para a primeira infância - Resultado: experiência estética dos envolvidos e mapeamento da produção artística para criança pequenas.
Meta: Produto/ação artística para ser experimentada com crianças de 0 a 5 anos de uma escola de educação infantil do município de Pelotas/RS - Resultado: construção e desenvolvimento de proposta de ensino das artes cênicas com crianças pequenas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AGATHA FRANCINE NERY PERES | |||
ALLISON LOURENÇO DOS SANTOS | |||
ALTAMIRA DIAS DE SOUZA | |||
AMANDA RIBEIRO KNOPP | |||
ANA LÚCIA PINHEIRO VIANNA | |||
ANDERSON BARBOSA SOARES | |||
ANDRESSA FONSECA DA ROSA | |||
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 5 | ||
Adriana Coseglio Dias | |||
Ana Carolina Klacewicz | |||
Andréa Nunes Ribeiro Cardoso | |||
Anielle Gomes Nunes | |||
BRENDA CASTRO DOS SANTOS | |||
BRENDA CASTRO DOS SANTOS | |||
BRENDA FURTADO PIO | |||
BRENDA SENEME GOBBI | |||
Bianca Esteves Maino | |||
Bruna Nathália Alves da Silva | |||
CIBELE DA SILVA FERNANDES | |||
CLAUDINE NEITZKE KIESOW | |||
CRISTIANE DE AZEVEDO DIAS | |||
Cagiane Farias da Silva | |||
Carmem Ana Missau Siqueira | |||
Clarice Maria dos Santos | |||
Claudete Milczarek | |||
Cleonice Sperling Hemp | |||
CÁTIA SIMONE BECKER VIGHI | |||
Cândice Moura Lorenzoni | |||
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | 17 | ||
DIEGO D ARMAS NEVES | |||
Dafner Fraga de Miranda | |||
Dirlei de Azambuja Pereira | 2 | ||
Douglas Lemes Goulart | |||
EDSON PONICK | 4 | ||
EDUARDO TEIXEIRA GLORIA | |||
Elisângela da Silva Bandeira | |||
Elizângela Rutz Neitzke | |||
Estelamaris Bulegon Brondani | |||
FERNANDA VIEIRA FERNANDES | 2 | ||
Fernanda Bertoncello Boff | |||
GABRYEL PIONER | |||
Gabriella Bastos Ferreira | |||
HÊNRICA DA SILVA FERREIRA | |||
Idamara Carvalho Siqueira | |||
JOELMA SANTOS CASTILHOS | |||
JOELMA SANTOS CASTILHOS | |||
JORDANA DO AMARAL PIAS | |||
JORGE LESSA | |||
JULIA CRISTINA CARDOSO | |||
JULIA RIVERO LEÃO | |||
JULIANA GRANADA NÖRENBERG | |||
JULIANE ADRIANE DA SILVA PORCIUNCULA | |||
JUNELISE PEQUENO MARTINO | |||
Jamili Preel da Silva | |||
Joice Queli Rodrigues Vieira | |||
KARINE STELLO DE MEDEIROS | |||
KAROLINA DA ROSA MENDES | |||
Karen Soares de Borba | |||
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ | |||
LUCAS ALVES LOPES | |||
LUCAS BEZERRA FURTADO | |||
LUCAS BEZERRA FURTADO | |||
Lais Wanglon da Cunha | |||
Lorena Inês Peterini Marquezan | |||
Luciane Duarte do Amaral | |||
MARINA DE OLIVEIRA | 2 | ||
MARIO CELSO PEREIRA JUNIOR | |||
MURILO DE FREITAS SATTE ALAM | |||
Margarete Gimenes Pereira | |||
Maria Caroline Bueno Costa | |||
Maria Guadalupe Casal | |||
Mário Hernandes Balenti | |||
NAYLSON RODRIGUES COSTA | |||
NIVIA JUÇARA SILVEIRA DUTRA | |||
Neila Cristina Baldi | |||
Nelva Leal Domingues | |||
PATRICIA GARCIA BOHLMANN | |||
Paula Duarte Goulart | |||
REBECA PEREIRA SAN MARTINS | |||
REGIANA BLANK WILLE | 4 | ||
ROGERIO COSTA WURDIG | 5 | ||
Roberta de Oliveira Gularte | |||
Rossana Perdomini Della Costa Vellozo | |||
SAMIR ROSA DOS SANTOS | |||
SHAIANE MOLINA DA LUZ | |||
TALITA GARCIA DE OLIVEIRA | |||
TATIANA DUARTE CUBA | |||
Tainá Gonçalves dos Santos | |||
Tatiane Pereira da Silva | |||
Tayná Lopes Silva | |||
TÂNIA REGINA DE SOUZA RÖSSLER DOS SANTOS | |||
VANESSA CALDEIRA LEITE | 9 | ||
YASMIN PEDROTTI AVILA | |||
luis guilherme holl de carvalho |