Nome do Projeto
Artes cênicas e primeira infância: brincar, imaginar, criar
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 31/07/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como foco o ensino das artes cênicas para a primeira infância, a partir de ações específicas de estudo, vivência, criação, fruição e produção. Tal investimento deve-se ao fato de que a primeira infância (aqui compreendida pela faixa etária de 0 a 5 anos) e sua relação com as artes da cena é um tema ainda pouco abordado curricularmente; pelo interesse em aprofundar os estudos e práticas em relação à experiência lúdica e estética das crianças pequenas; pelas incertezas que um trabalho com crianças pequenas desperta nos acadêmicos em formação, sentida principalmente durante a realização do primeiro estágio de regência, momento em que os discentes atuam em grande maioria na educação infantil. O interesse pela Educação Infantil associada às questões expostas representa o elemento motor para o investimento no ensino das Artes Cênicas na primeira infância. A metodologia caracteriza-se pelo caráter processual, a partir de uma perspectiva teórica e prática, em que a vivência e a criação serão os pontos de convergência para a construção de propostas de ensino das artes cênicas para crianças pequenas.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo criar espaço para experimentações no campo das artes cênicas para a primeira infância no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, por meio de ações específicas de estudo, vivência, criação, fruição e produção.

Justificativa

A Educação Infantil tem sido foco de interesse para nós que atuamos na área pedagógica das Artes Cênicas. Isso se deve: a) ao fato de que a primeira infância (aqui compreendida pela faixa etária de 0 a 5 anos) e sua relação com as artes da cena é um tema ainda pouco abordado curricularmente; b) pelo interesse em aprofundar os estudos e práticas em relação à experiência lúdica e estética das crianças pequenas; c) pelas incertezas que um trabalho com crianças pequenas desperta nos acadêmicos em formação, sentida principalmente durante a realização do primeiro estágio de regência, momento em que os discentes atuam em grande maioria na educação infantil e veem-se despreparados para atuar com crianças pequenas. Esta questão também foi tema de estudo do trabalho de conclusão de curso do egresso Thales Duarte, intitulada: “Investigação das metodologias de ensino de teatro utilizadas por egressos do Curso de Teatro da UFPel na Educação Infantil”, sob orientação da professora Drª. Vanessa Caldeira Leite, coordenadora adjunta deste projeto. Diante destas questões, a construção deste projeto busca investir em ações voltadas para o ensino das Artes Cênicas na primeira infância. Cabe ressaltar que “as transformações que a educação infantil vem sofrendo, requerem, cada vez mais, estudos, pois as transições históricas e sociais dos processos pedagógicos mostram-se ainda incipientes no que se refere às complexidades das novas tendências educacionais” (FRANCO, 2002, p.24). Tais transformações repercutiram também nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura de Dança e Teatro que entraram em vigor desde o início de 2020, trazendo a necessidade de disciplinas obrigatórias e optativas que abordassem com mais minúcia as diferentes possibilidades de ensino para crianças de 0 a 5 anos. Cabe destacar que tais ações previstas no PPC somados aos estudos deste e outros projetos com este viés da infância são importantes para atendimento dos objetivos do curso e perfil do egresso que deverá atuar nos diversos níveis da educação básica e em diferentes contextos educativos, incluindo espaços não formais de educação. Assim eis este projeto, que almeja contemplar aspectos ainda não explorados e aprofundados nos Cursos em questão.

Metodologia

A metodologia caracteriza-se pelo caráter processual, a partir de uma perspectiva teórica e prática, em que a vivência e a criação serão os pontos de convergência para a construção de propostas de ensino das artes cênicas para crianças pequenas, especificamente, de 0 a 5 anos. Como ponto de partida, serão realizados estudos em torno das linguagens cênicas e da infância com o intuito de conhecer e aprofundar sobre teatro, dança, criança, infância. Este primeiro momento ganhará sentido na prática, por meio de vivências direcionadas para a contação de histórias, o brincar, o jogo e o teatro de formas animadas com profissionais que serão convidados a colaborarem com o projeto. Concomitantemente, buscar-se-á assistir espetáculos e trabalhos voltados para as crianças pequenas, para ampliar o repertório estético e artístico dos envolvidos no projeto, bem como apropriar-se do que vem sendo produzido para o público em questão. Por fim, será criado um trabalho artístico e pedagógico que será experimentado com crianças de uma escola de educação infantil pública do município de Pelotas/RS.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta: Aprofundamento dos estudos sobre artes cênicas e primeira infância - Resultado: qualificar a formação do futuro professor de dança e teatro.
Meta: Criação de espaço para experienciar a linguagem cênica tendo como foco a criança de 0 a 5 anos - Resultado: ampliar as vivências formativas dos envolvidos.
Meta: Apreciação do que vem sendo produzido artisticamente para a primeira infância - Resultado: experiência estética dos envolvidos e mapeamento da produção artística para criança pequenas.
Meta: Produto/ação artística para ser experimentada com crianças de 0 a 5 anos de uma escola de educação infantil do município de Pelotas/RS - Resultado: construção e desenvolvimento de proposta de ensino das artes cênicas com crianças pequenas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AGATHA FRANCINE NERY PERES
ALLISON LOURENÇO DOS SANTOS
ALTAMIRA DIAS DE SOUZA
AMANDA RIBEIRO KNOPP
ANA LÚCIA PINHEIRO VIANNA
ANDERSON BARBOSA SOARES
ANDRESSA FONSECA DA ROSA
ANDRISA KEMEL ZANELLA5
Adriana Coseglio Dias
Ana Carolina Klacewicz
Andréa Nunes Ribeiro Cardoso
Anielle Gomes Nunes
BRENDA CASTRO DOS SANTOS
BRENDA CASTRO DOS SANTOS
BRENDA FURTADO PIO
BRENDA SENEME GOBBI
Bianca Esteves Maino
Bruna Nathália Alves da Silva
CIBELE DA SILVA FERNANDES
CLAUDINE NEITZKE KIESOW
CRISTIANE DE AZEVEDO DIAS
Cagiane Farias da Silva
Carmem Ana Missau Siqueira
Clarice Maria dos Santos
Claudete Milczarek
Cleonice Sperling Hemp
CÁTIA SIMONE BECKER VIGHI
Cândice Moura Lorenzoni
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS17
DIEGO D ARMAS NEVES
Dafner Fraga de Miranda
Dirlei de Azambuja Pereira2
Douglas Lemes Goulart
EDSON PONICK4
EDUARDO TEIXEIRA GLORIA
Elisângela da Silva Bandeira
Elizângela Rutz Neitzke
Estelamaris Bulegon Brondani
FERNANDA VIEIRA FERNANDES2
Fernanda Bertoncello Boff
GABRYEL PIONER
Gabriella Bastos Ferreira
HÊNRICA DA SILVA FERREIRA
Idamara Carvalho Siqueira
JOELMA SANTOS CASTILHOS
JOELMA SANTOS CASTILHOS
JORDANA DO AMARAL PIAS
JORGE LESSA
JULIA CRISTINA CARDOSO
JULIA RIVERO LEÃO
JULIANA GRANADA NÖRENBERG
JULIANE ADRIANE DA SILVA PORCIUNCULA
JUNELISE PEQUENO MARTINO
Jamili Preel da Silva
Joice Queli Rodrigues Vieira
KARINE STELLO DE MEDEIROS
KAROLINA DA ROSA MENDES
Karen Soares de Borba
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ
LUCAS ALVES LOPES
LUCAS BEZERRA FURTADO
LUCAS BEZERRA FURTADO
Lais Wanglon da Cunha
Lorena Inês Peterini Marquezan
Luciane Duarte do Amaral
MARINA DE OLIVEIRA2
MARIO CELSO PEREIRA JUNIOR
MURILO DE FREITAS SATTE ALAM
Margarete Gimenes Pereira
Maria Caroline Bueno Costa
Maria Guadalupe Casal
Mário Hernandes Balenti
NAYLSON RODRIGUES COSTA
NIVIA JUÇARA SILVEIRA DUTRA
Neila Cristina Baldi
Nelva Leal Domingues
PATRICIA GARCIA BOHLMANN
Paula Duarte Goulart
REBECA PEREIRA SAN MARTINS
REGIANA BLANK WILLE4
ROGERIO COSTA WURDIG5
Roberta de Oliveira Gularte
Rossana Perdomini Della Costa Vellozo
SAMIR ROSA DOS SANTOS
SHAIANE MOLINA DA LUZ
TALITA GARCIA DE OLIVEIRA
TATIANA DUARTE CUBA
Tainá Gonçalves dos Santos
Tatiane Pereira da Silva
Tayná Lopes Silva
TÂNIA REGINA DE SOUZA RÖSSLER DOS SANTOS
VANESSA CALDEIRA LEITE9
YASMIN PEDROTTI AVILA
luis guilherme holl de carvalho

Página gerada em 30/12/2024 14:32:08 (consulta levou 0.280335s)