Nome do Projeto
Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 30/11/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O projeto investiga a produção de conhecimento e os processos de ensino e aprendizagem da Dança na escola contemporânea brasileira, articulando-os a movimentos artísticos que se desenvolvem para além do ambiente escolar. Com foco no território pelotense, propõe-se uma abordagem dialógica junto a professoras e professores de Dança em efetiva atuação, reconhecendo seus saberes como fundamentais na construção de práticas pedagógicas situadas. As ações do projeto se fundamentam em uma perspectiva colaborativa e a/r/tográfica, propondo a criação de espaços de escuta, troca e experimentação. Para além de Pelotas, o projeto intenciona realizar ações com professoras e professores de dança de diferentes partes do Brasil, através de dispositivos e estratégias tecnológicas.
Objetivo Geral
Tem-se como objetivo ampliar o diálogo entre universidade, escolas e comunidades, promovendo encontros formativos, oficinas e rodas de conversa que valorizem as experiências locais e contribuam para o fortalecimento das práticas docentes em Dança e da arte como campo de conhecimento vivo e em movimento.
Justificativa
Diante dos avanços legislativos que garantem a presença de professoras e professores de Dança nas escolas, torna-se fundamental não apenas o aprofundamento teórico sobre o tema, mas também a ampliação e socialização de práticas pedagógicas e abordagens docentes que dialoguem com as realidades da Educação Básica. Nesse sentido, este projeto assume um compromisso extensionista ao propor ações que promovam o encontro entre saberes acadêmicos e saberes vividos nas escolas, fortalecendo o elo entre universidade e comunidade educativa.
A partir de sua origem em um curso de Licenciatura em Dança, a proposta justifica-se pela necessidade de refletir criticamente sobre o ensino da Dança na escola, contribuindo diretamente para a qualificação da formação inicial dos acadêmicos e para o reconhecimento das demandas do campo de atuação profissional. A extensão universitária, aqui, se apresenta como um meio privilegiado de escuta, experimentação e partilha, possibilitando a construção coletiva de saberes pedagógicos sensíveis às diversidades culturais, territoriais e sociais.
Com base no entendimento de que o(a) docente de Dança deve ser um(a) agente criador(a), capaz de adaptar conteúdos às múltiplas realidades escolares, o projeto propõe investigar e atuar junto a professoras e professores da Educação Básica em práticas artístico-pedagógicas. Ao fazê-lo, busca-se não apenas questionar mitos sobre o ensino da Dança, mas também contribuir para o fortalecimento de uma prática docente inventiva, crítica e comprometida com a transformação social por meio da arte.
A partir de sua origem em um curso de Licenciatura em Dança, a proposta justifica-se pela necessidade de refletir criticamente sobre o ensino da Dança na escola, contribuindo diretamente para a qualificação da formação inicial dos acadêmicos e para o reconhecimento das demandas do campo de atuação profissional. A extensão universitária, aqui, se apresenta como um meio privilegiado de escuta, experimentação e partilha, possibilitando a construção coletiva de saberes pedagógicos sensíveis às diversidades culturais, territoriais e sociais.
Com base no entendimento de que o(a) docente de Dança deve ser um(a) agente criador(a), capaz de adaptar conteúdos às múltiplas realidades escolares, o projeto propõe investigar e atuar junto a professoras e professores da Educação Básica em práticas artístico-pedagógicas. Ao fazê-lo, busca-se não apenas questionar mitos sobre o ensino da Dança, mas também contribuir para o fortalecimento de uma prática docente inventiva, crítica e comprometida com a transformação social por meio da arte.
Metodologia
A abordagem metodológica é qualitativa, integrando o engajamento direto em ações extensionistas, em relação com: pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Tem-se como inspiração a noção de Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), através de procedimentos a/r/tográficos, que envolvem a criação de comunidades de prática. No caso, a comunidade de prática a/r/tográfica do projeto é formada por pesquisadoras, acadêmicas e professoras em atuação no território escolar. Ao abordar a disciplina de Dança na escola de maneira ampla, considerando seus referenciais teóricos, objetivos formativos, conteúdos e procedimentos didáticos, este projeto articula extensão, ensino e pesquisa como dimensões indissociáveis da formação docente. Através da extensão universitária, objetiva-se estreitar laços entre universidade e escola, contribuindo para a qualificação do ensino de Dança na Educação Básica e para a formação crítica e sensível de professores e futuros professores. A pesquisa se desenvolve em níveis reflexivo e empírico, propondo um constante diálogo entre saberes docentes, discentes, teóricos e práticos.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o desenvolvimento deste projeto produza impactos significativos nos âmbitos local, regional e nacional, fortalecendo a extensão universitária como campo de diálogo, ação e construção coletiva de saberes entre universidade e sociedade.
No âmbito local, a proposta busca consolidar a relação entre a Universidade Federal de Pelotas e comunidades escolares da cidade de Pelotas/RS, promovendo ações de formação, vivência e reflexão sobre o ensino da Dança na Educação Básica. Espera-se mobilizar diferentes agentes — estudantes da educação básica, acadêmicos de graduação, professoras e professores da rede pública, familiares e comunidade em geral — em torno de práticas artísticas que valorizem os corpos que dançam nas escolas públicas. As ações extensionistas terão como foco a escuta ativa e a resposta sensível às demandas do território, contribuindo para a valorização da arte na escola pública e para o fortalecimento da presença da Dança como linguagem legítima e necessária nos currículos escolares.
No âmbito regional, o projeto ampliará suas ações a partir da colaboração com docentes e discentes de instituições parceiras do estado, como UFRGS, UFSM e UERGS. A intenção é construir uma rede de troca e articulação entre professores de Dança atuantes em diferentes municípios gaúchos, promovendo seminários, encontros formativos e compartilhamento de experiências que fortaleçam o ensino da Dança na escola. Dessa forma, a extensão se configura como ponte entre territórios, saberes e práticas, contribuindo para a circulação de propostas metodológicas e poéticas em arte-educação no contexto regional.
No âmbito nacional, o projeto se alinha às diretrizes da Lei 13.278/2016, que estabelece as quatro linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) como componentes do ensino de Arte na educação básica. Considerando os desafios ainda presentes na implementação dessa legislação, espera-se que os materiais didáticos e pedagógicos produzidos no âmbito do projeto — como cadernos, relatórios, vídeos e artigos — possam servir como referência para outras licenciaturas em Dança no país, assim como para escolas interessadas em qualificar sua atuação na área. A publicação e a ampla divulgação dos resultados serão estratégias fundamentais para potencializar o alcance e a replicabilidade das ações em diferentes contextos brasileiros.
Além disso, o projeto tem impacto direto na formação inicial de professores, ao envolver estudantes de licenciatura em experiências práticas e reflexivas que contribuem para sua constituição como educadores críticos, sensíveis e atuantes socialmente. A vivência extensionista oferece a esses acadêmicos a oportunidade de articular teoria e prática, pesquisa e ação, arte e educação, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para a consolidação de uma docência comprometida com a transformação das realidades escolares.
Por fim, acredita-se que os resultados do projeto reverberem a curto, médio e longo prazo, tanto na prática pedagógica dos professores envolvidos quanto no fortalecimento das pesquisas acadêmicas sobre o ensino da Dança na escola pública brasileira. A extensão, nesse contexto, é compreendida como um campo de produção de conhecimento enraizado na escuta, na convivência e na transformação mútua entre universidade e sociedade.
No âmbito local, a proposta busca consolidar a relação entre a Universidade Federal de Pelotas e comunidades escolares da cidade de Pelotas/RS, promovendo ações de formação, vivência e reflexão sobre o ensino da Dança na Educação Básica. Espera-se mobilizar diferentes agentes — estudantes da educação básica, acadêmicos de graduação, professoras e professores da rede pública, familiares e comunidade em geral — em torno de práticas artísticas que valorizem os corpos que dançam nas escolas públicas. As ações extensionistas terão como foco a escuta ativa e a resposta sensível às demandas do território, contribuindo para a valorização da arte na escola pública e para o fortalecimento da presença da Dança como linguagem legítima e necessária nos currículos escolares.
No âmbito regional, o projeto ampliará suas ações a partir da colaboração com docentes e discentes de instituições parceiras do estado, como UFRGS, UFSM e UERGS. A intenção é construir uma rede de troca e articulação entre professores de Dança atuantes em diferentes municípios gaúchos, promovendo seminários, encontros formativos e compartilhamento de experiências que fortaleçam o ensino da Dança na escola. Dessa forma, a extensão se configura como ponte entre territórios, saberes e práticas, contribuindo para a circulação de propostas metodológicas e poéticas em arte-educação no contexto regional.
No âmbito nacional, o projeto se alinha às diretrizes da Lei 13.278/2016, que estabelece as quatro linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) como componentes do ensino de Arte na educação básica. Considerando os desafios ainda presentes na implementação dessa legislação, espera-se que os materiais didáticos e pedagógicos produzidos no âmbito do projeto — como cadernos, relatórios, vídeos e artigos — possam servir como referência para outras licenciaturas em Dança no país, assim como para escolas interessadas em qualificar sua atuação na área. A publicação e a ampla divulgação dos resultados serão estratégias fundamentais para potencializar o alcance e a replicabilidade das ações em diferentes contextos brasileiros.
Além disso, o projeto tem impacto direto na formação inicial de professores, ao envolver estudantes de licenciatura em experiências práticas e reflexivas que contribuem para sua constituição como educadores críticos, sensíveis e atuantes socialmente. A vivência extensionista oferece a esses acadêmicos a oportunidade de articular teoria e prática, pesquisa e ação, arte e educação, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para a consolidação de uma docência comprometida com a transformação das realidades escolares.
Por fim, acredita-se que os resultados do projeto reverberem a curto, médio e longo prazo, tanto na prática pedagógica dos professores envolvidos quanto no fortalecimento das pesquisas acadêmicas sobre o ensino da Dança na escola pública brasileira. A extensão, nesse contexto, é compreendida como um campo de produção de conhecimento enraizado na escuta, na convivência e na transformação mútua entre universidade e sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BIANCA LOPES DE FREITAS | |||
FRANCINE SAMPAIO DE SOUZA | |||
ISADORA MARTEN BRIAO | |||
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA | |||
MARIANA MARTINS DA PIA | |||
RACHEL CAMPOS ALBAINI DA SILVA |