Nome do Projeto
Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 30/11/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O projeto investiga a produção de conhecimento e os processos de ensino e aprendizagem da Dança na escola contemporânea brasileira, articulando-os a movimentos artísticos que se desenvolvem para além do ambiente escolar. Com foco no território pelotense, propõe-se uma abordagem dialógica junto a professoras e professores de Dança em efetiva atuação, reconhecendo seus saberes como fundamentais na construção de práticas pedagógicas situadas. As ações do projeto se fundamentam em uma perspectiva colaborativa e a/r/tográfica, propondo a criação de espaços de escuta, troca e experimentação. Para além de Pelotas, o projeto intenciona realizar ações com professoras e professores de dança de diferentes partes do Brasil, através de dispositivos e estratégias tecnológicas.

Objetivo Geral

Tem-se como objetivo ampliar o diálogo entre universidade, escolas e comunidades, promovendo encontros formativos, oficinas e rodas de conversa que valorizem as experiências locais e contribuam para o fortalecimento das práticas docentes em Dança e da arte como campo de conhecimento vivo e em movimento.

Justificativa

Diante dos avanços legislativos que garantem a presença de professoras e professores de Dança nas escolas, torna-se fundamental não apenas o aprofundamento teórico sobre o tema, mas também a ampliação e socialização de práticas pedagógicas e abordagens docentes que dialoguem com as realidades da Educação Básica. Nesse sentido, este projeto assume um compromisso extensionista ao propor ações que promovam o encontro entre saberes acadêmicos e saberes vividos nas escolas, fortalecendo o elo entre universidade e comunidade educativa.

A partir de sua origem em um curso de Licenciatura em Dança, a proposta justifica-se pela necessidade de refletir criticamente sobre o ensino da Dança na escola, contribuindo diretamente para a qualificação da formação inicial dos acadêmicos e para o reconhecimento das demandas do campo de atuação profissional. A extensão universitária, aqui, se apresenta como um meio privilegiado de escuta, experimentação e partilha, possibilitando a construção coletiva de saberes pedagógicos sensíveis às diversidades culturais, territoriais e sociais.

Com base no entendimento de que o(a) docente de Dança deve ser um(a) agente criador(a), capaz de adaptar conteúdos às múltiplas realidades escolares, o projeto propõe investigar e atuar junto a professoras e professores da Educação Básica em práticas artístico-pedagógicas. Ao fazê-lo, busca-se não apenas questionar mitos sobre o ensino da Dança, mas também contribuir para o fortalecimento de uma prática docente inventiva, crítica e comprometida com a transformação social por meio da arte.

Metodologia

A abordagem metodológica é qualitativa, integrando o engajamento direto em ações extensionistas, em relação com: pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Tem-se como inspiração a noção de Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), através de procedimentos a/r/tográficos, que envolvem a criação de comunidades de prática. No caso, a comunidade de prática a/r/tográfica do projeto é formada por pesquisadoras, acadêmicas e professoras em atuação no território escolar. Ao abordar a disciplina de Dança na escola de maneira ampla, considerando seus referenciais teóricos, objetivos formativos, conteúdos e procedimentos didáticos, este projeto articula extensão, ensino e pesquisa como dimensões indissociáveis da formação docente. Através da extensão universitária, objetiva-se estreitar laços entre universidade e escola, contribuindo para a qualificação do ensino de Dança na Educação Básica e para a formação crítica e sensível de professores e futuros professores. A pesquisa se desenvolve em níveis reflexivo e empírico, propondo um constante diálogo entre saberes docentes, discentes, teóricos e práticos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o desenvolvimento deste projeto produza impactos significativos nos âmbitos local, regional e nacional, fortalecendo a extensão universitária como campo de diálogo, ação e construção coletiva de saberes entre universidade e sociedade.

No âmbito local, a proposta busca consolidar a relação entre a Universidade Federal de Pelotas e comunidades escolares da cidade de Pelotas/RS, promovendo ações de formação, vivência e reflexão sobre o ensino da Dança na Educação Básica. Espera-se mobilizar diferentes agentes — estudantes da educação básica, acadêmicos de graduação, professoras e professores da rede pública, familiares e comunidade em geral — em torno de práticas artísticas que valorizem os corpos que dançam nas escolas públicas. As ações extensionistas terão como foco a escuta ativa e a resposta sensível às demandas do território, contribuindo para a valorização da arte na escola pública e para o fortalecimento da presença da Dança como linguagem legítima e necessária nos currículos escolares.

No âmbito regional, o projeto ampliará suas ações a partir da colaboração com docentes e discentes de instituições parceiras do estado, como UFRGS, UFSM e UERGS. A intenção é construir uma rede de troca e articulação entre professores de Dança atuantes em diferentes municípios gaúchos, promovendo seminários, encontros formativos e compartilhamento de experiências que fortaleçam o ensino da Dança na escola. Dessa forma, a extensão se configura como ponte entre territórios, saberes e práticas, contribuindo para a circulação de propostas metodológicas e poéticas em arte-educação no contexto regional.

No âmbito nacional, o projeto se alinha às diretrizes da Lei 13.278/2016, que estabelece as quatro linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) como componentes do ensino de Arte na educação básica. Considerando os desafios ainda presentes na implementação dessa legislação, espera-se que os materiais didáticos e pedagógicos produzidos no âmbito do projeto — como cadernos, relatórios, vídeos e artigos — possam servir como referência para outras licenciaturas em Dança no país, assim como para escolas interessadas em qualificar sua atuação na área. A publicação e a ampla divulgação dos resultados serão estratégias fundamentais para potencializar o alcance e a replicabilidade das ações em diferentes contextos brasileiros.

Além disso, o projeto tem impacto direto na formação inicial de professores, ao envolver estudantes de licenciatura em experiências práticas e reflexivas que contribuem para sua constituição como educadores críticos, sensíveis e atuantes socialmente. A vivência extensionista oferece a esses acadêmicos a oportunidade de articular teoria e prática, pesquisa e ação, arte e educação, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para a consolidação de uma docência comprometida com a transformação das realidades escolares.

Por fim, acredita-se que os resultados do projeto reverberem a curto, médio e longo prazo, tanto na prática pedagógica dos professores envolvidos quanto no fortalecimento das pesquisas acadêmicas sobre o ensino da Dança na escola pública brasileira. A extensão, nesse contexto, é compreendida como um campo de produção de conhecimento enraizado na escuta, na convivência e na transformação mútua entre universidade e sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA LOPES DE FREITAS
FRANCINE SAMPAIO DE SOUZA
ISADORA MARTEN BRIAO
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA
MARIANA MARTINS DA PIA
RACHEL CAMPOS ALBAINI DA SILVA

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