Nome da Atividade
PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DANÇA I
CÓDIGO
05001629
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Extensão Universitária e Democratização da Cultura; Dança na Extensão Universitária; Ensino da Dança na Educação Não Formal; Planejamento, vivência e avaliação em Dança no âmbito da Extensão Universitária; Análise das práticas artístico-pedagógicas realizadas com/na comunidade; Diversidade, inclusão e acessibilidade na Dança. Práticas extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Dança-Comunidade (código 395).

Objectives

Objetivo Geral:

Fomentar a formação do licenciando em Dança a partir de vivências na Extensão Universitária; Planejar, executar e avaliar práticas artístico-pedagógicas junto à comunidade; Refletir sobre o ensino da Dança no contexto da Educação Não Formal; Problematizar questões relativas à diversidade, inclusão e acessibilidade na dança considerando a legislação vigente; Realizar práticas extensionistas vinculadas ao Programa Dança-Comunidade (código 395). Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2003. 93 p.
  • GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo Cortez 2014. [Recurso Eletrônico]
  • MATOS, Lúcia. Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16743?mode=simple.
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
  • STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • BES, Pablo. Gestão de processos educacionais não escolares. Porto Alegre: SAGAH, 2020. [Recurso Eletrônico].
  • BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
  • Chauí, Marilena. Cultura e democracia. 2 ed. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009. Disponível em:.[Recurso Eletrônico]
  • SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: Ed. da UFBA, 2008. Disponível em: . [Recurso Eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA II Dança (Licenciatura)

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