Nome da Atividade
PRÁTICA DE ENSINO III
CÓDIGO
06560159
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Explorar a utilização de ferramentas e recursos de aprendizagem, refletindo sobre o uso educativo das tecnologias da informação e da comunicação no exercício da regência de classe. Explorar a fundamentação teórica e prática para a ação educativa direcionada ao atendimento de necessidades especiais como: deficiências, síndromes, altas habilidades, o espectro autista e etc.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo GeralDesenvolver habilidades de ensino, em sala de aula, a partir de atividades de elaboração, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Objetivos Específicos
- Realizar todas as etapas do planejamento docente
- Apropriar-se dos conteúdos das ciências sociais para estruturar um plano de aula
- Execução, em sala, do plano de aula construído
- Reflexão crítica sobre sua própria prática docente
Conteúdo Programático
Unidade I: Utilizar como referência os eixos temáticos presentes nos PCNs e pelos planos de estudos da disciplina de sociologia no ensino médio. Os conteúdos da sociologia na educação básica e a incorporação tecnológica.
Unidade II: Trabalhar com o preparo de plano de aula direcionada ao atendimento de necessidades especiais.
Unidade II: Trabalhar com o preparo de plano de aula direcionada ao atendimento de necessidades especiais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia crítica, alternativas de mudança. Porto Alegre: Ed. da PUCRS, 2011 (várias edições).
- GUIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
- PENTEADO, R. Z; COSTA, B. C. G. Da; Trabalho docente com videoaulas em EAD: dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. In: Revista Educação. rev. 37; Abr, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/KxHNB8BpTrJZLbfnbVVTkkJ/#ModalTutors
- QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. de Um Toque de Clássico ed. rev. e amp. Belo Horizonte: s.2. EdUFMG, 2003.
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA-LIMA, M. C.; MACHADO, M. A.D. Educação Inclusiva e a formação de professores de Ciências: o papel das universidades federais na capacitação dos futuros educadores. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.13, n.03, p.99-117, set-dez. 2011.
- FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e ousadia. O cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 1986 (várias edições).
- PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2015.
- CARVALHO, A. Ma. O. Tancredi; [Et All] (Org.). Infância, Cultura, Diversidade E Inclusão.Vol. 2. Belém - Editora da UEPA. 2022. E-Book. Disponível em: https://paginas.uepa.br/eduepa/wp-content/uploads/2022/02/criancas_infancias_v2.pdf
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRÁTICA DE ENSINO III | Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno) |