Nome da Atividade
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUC
CÓDIGO
06730069
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Tem como objetivo os pressupostos metodológicos, filosóficos, antropológicos, econômicos, políticos-institucionais e sociológicos de forma “interdisciplinar”, centrando-os na perspectiva de possibilitar aos alunos aquisição educacional em geral e, particularmente, a escola e suas relações constitutivas mais imediatas. Espera-se que os alunos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva histórica mais elaborada.
Objectives
Objetivo Geral:
Possibilitar aos alunos a aquisição progressiva de sensibilidade e competência para compreender e conceituar a realidade educacional em geral e da escola, através do estudo e das categorias de fundamentos da educação.Conteúdo Programático
Categorias filosóficas apropriadas para o estudo de educação em geral e da escola. Estudar as categorias históricas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias históricas apropriadas para o estudo geral e da escola. Categorias antropológicas apropriadas para o estudo geral e da escola. Categorias sociológicas apropriadas para o estudo geral e da escola.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1990. PINZANI, A. Teoria Crítica e Justiça Social. Florianópolis: Nefiponline, 2012. VALEIRÃO, Kelin. Fundamentos da Educação. Pelotas: NEPFil on line, 2014.
Bibliografia Complementar:
- CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. SP. Ática, 1999. SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. SP: Cortez, 2000. PEREIRA, S. PEREIRA, L. Tudo que vem à rede é peixe? São Paulo: EDUMEDIA, 2011. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. 5ª ed, Campinas: Autores associados, 1995. SEVERINO, Antonio J. Metodologia de trabalho científico. 21 ed. SP: Cortez, 2000.