Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
06730075
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O processo de ensino e suas ações. A relação teoria-prática na
formação do educador. Ensino de Filosofia. Processo de
profissionalização docente. Principais teorias do Currículo.
Planejamento escolar. A sala de aula como objeto de análise:
objetivos, conteúdos, organização. Avaliação escolar. Estágios
e práticas complementares.
formação do educador. Ensino de Filosofia. Processo de
profissionalização docente. Principais teorias do Currículo.
Planejamento escolar. A sala de aula como objeto de análise:
objetivos, conteúdos, organização. Avaliação escolar. Estágios
e práticas complementares.
Objectives
Objetivo Geral:
o Analisar as principais teorias do currículo;o Refletir sobre a construção do planejamento
escolar;
o Problematizar o processo de avaliação
escolar;
o Investigar a função dos estágios e práticas
complementares.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, Ana Lúcia Pinto de. Teoria e Prática Pedagógica em Filosofia. Pelotas: NEPFIL, 2015. ARRUDA, Maria Lúcia. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1990. VALEIRÃO, Kelin. Elementos de Psicologia da Educação. Pelotas: NEPFil, 2014.
Bibliografia Complementar:
- ARENDT, Hannah. A crise na Educação. In: POMBO, Olga. Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D’água, 2000, pp. 21-53. ASPIS, Renata; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009. COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.