Nome da Atividade
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
CÓDIGO
07960029
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos da Psicologia histórico-cultural. Estudo das principais idéias de Lev S. Vygotsky.
Objectives
Objetivo Geral:
Conhecer a psicologia histórico-cultural; Estudar as principais idéias de Lev S. Vygotsky.Conteúdo Programático
1. Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos da psicologia histórico-cultural.
2. Estudo da história pessoal e intelectual, e das principais idéias de Lev S. Vygotsky (mediação, pensamento e linguagem, desenvolvimento e aprendizagem).
2. Estudo da história pessoal e intelectual, e das principais idéias de Lev S. Vygotsky (mediação, pensamento e linguagem, desenvolvimento e aprendizagem).
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- REGO, Tereza C. Vygotsky – Uma Perspectiva Historico-Cultural da Educação. SP: Vozes, 1997
- VIGOTSKI, Lev S. 1896-1934. A construção do pensamento e da linguagem/ Lev Semenovich Vigotsky. Trad. Paulo Bezerra. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. 496p. (Biblioteca pedagógica)
- VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N.. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 3 ed.
Bibliografia Complementar:
- MEIRA, Marisa Eugênia M.; FACCI, Marilda G.D (org.). Psicologia histórico-cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
- OLIVEIRA, Marta K. Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2009.
- VAN DER VEER, René; VALSINER, Jaan. Vygotsky uma síntese. Trad. Cecília C. Bartalotti. 5ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006. 479p.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | Psicologia (Bacharelado - Noturno) |