Nome da Atividade
TEORIAS HUMANISTAS
CÓDIGO
07960038
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Os fundamentos filosóficos e teóricos do humanismo. A fenomenologia e o existencialismo.
O método fenomenológico. A Psicologia da Gestalt. A abordagem centrada na pessoa de
Rogers. A Psicologia topológica de Kurt Lewin. Pensamento estruturalista de Lévi-Strauss e
Merleau-Ponty e Foucault
O método fenomenológico. A Psicologia da Gestalt. A abordagem centrada na pessoa de
Rogers. A Psicologia topológica de Kurt Lewin. Pensamento estruturalista de Lévi-Strauss e
Merleau-Ponty e Foucault
Objectives
Objetivo Geral:
Conhecer e compreender a construção da matriz existencial-humanista e entender a visão de ser humano sob essa perspectiva teórico-conceitual. Conhecer a importância da corrente existencialhumanista no desenvolvimento da psicologia e da psicoterapia.Interpretar o desenvolvimento humano com uma ótica existencial-humanista.
Conteúdo Programático
Unidade 1 – Bases filosóficas e conceituais da
Matriz Existencial-Fenomenológica e Humanista
Unidade 2 – A psicologia Existencial-Humanista e
a psicoterapia
Crescimento pessoal e motivações básicas
Terapia centrada na pessoa/Terapia
Humanista
Terapia de orientação existencial
Unidade 3 – Psicologia Positiva
Matriz Existencial-Fenomenológica e Humanista
Unidade 2 – A psicologia Existencial-Humanista e
a psicoterapia
Crescimento pessoal e motivações básicas
Terapia centrada na pessoa/Terapia
Humanista
Terapia de orientação existencial
Unidade 3 – Psicologia Positiva
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AMATUZZI, Mauro Martins. Por uma Psicologia Humana. Campinas: Editora Alínea, 2001.
- MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia dos pré-socráticos a Wittgeinstein. Rio de Janeiro Zahar 1999.
- MARTINS, Joel. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Moraes, 1983.
- PENNA, Antônio Gomes. Introdução à psicologia fenomenológica. Rio de Janeiro: Imago, 2001.
Bibliografia Complementar:
- MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty & a educação. São Paulo Autêntica, 2010.
- SARTRE, Jean Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
- JAPIASSÚ, Hilton. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro Zahar 1990.
- HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T4 | 2024 / 2 | 61 | 60 |
Psicologia (Bacharelado - Noturno) Horários
|
AIRI MACIAS SACCO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIAS HUMANISTAS | Psicologia (Bacharelado - Noturno) |