Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA I: SER PROFESSOR
CÓDIGO
10060131
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo da função social da escola e do papel docente. Exercício de categorias pedagógicas no desenvolvimento de ações voltadas ao ensino da geografia escolar. Elaboração de instrumentos de planejamento, avaliação e diagnóstico. Experimentação de práticas pedagógicas e produção de recursos didáticos. Construção de projetos pedagógicos voltados à didática da geografia.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo GeralPropiciar aos alunos um espaço de reflexão sobre a função da escola e o papel do professor de Geografia na contemporaneidade.
Objetivos Específicos
Refletir sobre a função social da escola e a complexidade da docência em Geografia.
Discutir teorias, métodos e técnicas que contribuam para a prática pedagógica de Geografia.
Elaborar recursos didáticos aplicáveis ao ensino de Geografia.
Conteúdo Programático
I – Módulo Educação, Escola e Docência
1. Educação brasileira e função social da escola
2. Educação, conhecimento e aprendizagem
3. A formação do professor-pesquisador e sua atuação profissional
II Módulo – Aprender e Ensinar Geografia
4. Fundamentos metodológicos do ensino-aprendizagem
5. Currículo e Prática
6. Avaliação, planejamento e diagnóstico pedagógico
III Módulo – Prática docente
7. O ensino da Geografia e seus desafios
8. As diretrizes curriculares do componente geografia
Recursos didáticos no ensino de Geografia
1. Educação brasileira e função social da escola
2. Educação, conhecimento e aprendizagem
3. A formação do professor-pesquisador e sua atuação profissional
II Módulo – Aprender e Ensinar Geografia
4. Fundamentos metodológicos do ensino-aprendizagem
5. Currículo e Prática
6. Avaliação, planejamento e diagnóstico pedagógico
III Módulo – Prática docente
7. O ensino da Geografia e seus desafios
8. As diretrizes curriculares do componente geografia
Recursos didáticos no ensino de Geografia
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTELLAR, Sonia V.; CAVALCANTI, Lana S.; CALLAI, Helena C (org.). Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã Editora, 2012.
- KAERCHER, Nestor A.; TONINI, Ivaine M. Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso, 2013.
- LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
- REGO, Nelson.; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia: Práticas Pedagógicas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
- SPOSITO, Marilia Pontes; PERALVA, Angelina Teixeira. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação, v. 5, n. 6, p. 222-230, 1997.
Bibliografia Complementar:
- HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2006.
- MARTINEZ, César A. F. Paisagem como categoria articuladora ao Ensino de Geografia: provocações teórico-metodológicas. Geographia Meridionalis, v. 3, n. 2, p. 217-231, 2017.
- MATUS, Claudia. Los usos del afecto en el currículum escolar. Educação em revista. Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 111-130, Junho, 2016.
- TADEU, Tomaz. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
- VEIGA-NETO, Alfredo. About geometries, curriculum and differences. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 163-186, 2002.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA I | Geografia (Licenciatura - Noturno) |