Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA IV: TICs NO ENSINO DE GEOGRAFIA
CÓDIGO
10060151
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Suporte tecnológico e orientação pedagógica para a adoção de tecnologias no ensino e aprendizagem de Geografia. Ambientes virtuais de aprendizagem. Uso de dispositivos móveis na educação. Jogos e gamificação.
Objectives
Objetivo Geral:
-Propiciar suporte teórico-metodológico para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em Geografia que envolvam tecnologias de informação e comunicação (TIC).-Elaborar recursos didáticos aplicáveis ao ensino da Geografia envolvendo as TICs.
-Problematizar a inserção das TICs no ensino de Geografia, considerando as múltiplas realidades escolares.
Conteúdo Programático
Unidade 1 – Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas a Educação
1.1 – Conceitos e definições.
1.2 - Ambientes virtuais de aprendizagem.
1.3 – Ciberespaço e Cibercultura.
Unidade 2 – Possibilidades práticas para uso das TICs no ensino de Geografia
2.2 – Fontes de recursos didáticos digitais (repositórios virtuais).
2.4 – Jogos digitais.
2.5 – Softwares para dispositivos móveis.
2.6 –Gamificação.
1.1 – Conceitos e definições.
1.2 - Ambientes virtuais de aprendizagem.
1.3 – Ciberespaço e Cibercultura.
Unidade 2 – Possibilidades práticas para uso das TICs no ensino de Geografia
2.2 – Fontes de recursos didáticos digitais (repositórios virtuais).
2.4 – Jogos digitais.
2.5 – Softwares para dispositivos móveis.
2.6 –Gamificação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, Nanci Aparecida de. Tecnologia na escola abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014. CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012. FAVA, Rui. Educação para o século XXII a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3.ed. São Paulo: Papirus, 2007. MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. PRENSKI, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução: Eric Yamagute. São Paulo: SENAC, 2012.
Bibliografia Complementar:
- ALVES, Lynn. Jogos eletrônicos e screenagers: possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. In: SANTOS, Edméa; ALVES, Lynn. (Org.). Prática pedagógica e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 143-160. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2010. MESQUITA, Deleni. Ambiente virtual de aprendizagem conceitos, normas, procedimentos e práticas pedagógicas no ensino à distância. São Paulo: Erica, 2014. PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. QUEIROZ FILHO, A. P.; Rodriguez, M. A arte de voar em mundos virtuais. São Paulo: Annablume, 2007.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 40 | 25 |
Geografia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
CLAUDIO JOSE BERTAZZO Professor responsável pela turma |