Nome da Atividade
IMAGEM E TEORIAS DA HISTÓRIA
CÓDIGO
10900102
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina traça um panorama sobre a produção intelectual que tem por objeto básico os estudos sobre imagens, nas variadas vertentes temáticas que abarca. Por meio de análises bibliográficas dos principais teóricos dos estudos sobre imagens, oportuniza a promoção de um exercício de reflexão sobre a influência destes trabalhos na investigação histórica, considerando a produção estrangeira e nacional sobre a cultura visual considerando, do mesmo modo, a relação entre Arte e Sociedade.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Estudar a historiografia que tem a imagem como seu principal objetos de reflexão.
Objetivos específicos:
- Estudar a História Cultural francesa. As imagens são vistas como representações ou construções simbólicas ou reflexo da mentalidade de uma época;
- Examinar as imagens visuais como resultado de práticas materiais, como objetos e signos de uma sociedade;
- Investigar a Cultura Visual ou Estudos Visuais, fruto de uma reunião de intenções metodológicas variadas voltadas para estudar imagens, principalmente nas Ciências Humanas.
- Compreender as imagens como representações e imaginários corporificados através de diferenciados campos do saber artístico
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AGULHON, Maurice. Histoire Vagabunde - Ethnologie et politique dans la France contemporaine. Paris: Gallimard, s/d. AGULHON, Maurice. La maire. Nora, Pierre (org). Les lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1984. AGULHON, Maurice. Mariana, objecto de ‘cultura’? In: RIOUX, Jean-Pierre, SIRINELLI, Jean-François (orgs.) Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998. BANN, Stephen. Paul Delaroche – un peitre dans l´Histoire. Nantes: Musée de Beux-Arts. 2000. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1987.
Bibliografia Complementar:
- BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AGULHON, Maurice. Histoire Vagabunde - Ethnologie et politique dans la France contemporaine. Paris: Gallimard, s/d. AGULHON, Maurice. La maire. Nora, Pierre (org). Les lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1984. AGULHON, Maurice. Mariana, objecto de ‘cultura’? In: RIOUX, Jean-Pierre, SIRINELLI, Jean-François (orgs.) Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998. BANN, Stephen. Paul Delaroche – un peitre dans l´Histoire. Nantes: Musée de Beux-Arts. 2000. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1987. COMPLEMENTAR: BAXANDALL, Michael. O olhar renascente; pintura e experiência social na Itália Renascença. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. BECKER, Howard S. Art Worlds. Berkeley: University of Califórnia. 1984. BECKER, Howard S. Falando sobre a sociedade. In: Métodos em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1993. BECKER, Howard S. Les Mondes de L´Art. Paris: Flammarion, 1988. BOURDIEU, Pierre. As regras da Arte. Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia. das Letras. 1996. BOURDIEU, Pierre. Espace social et pouvoir symbolique. In: Choses dites. Paris: Les Éditions de Minuit, 1987. BURKE, Peter. A Fabricação do Rei – a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. BURKE, Peter. Testemunha Ocular – História e Imagem. Bauru: EDUSC, 2004. CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a História entre certezas e inquietudes.Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002. CHARTIER, Roger. Pierre Bourdieu e a história. Topoi: Revista de História. Rio de Janeiro: PPGHis/UFRJ, 2002, v. 4. CHARTIER, Roger. The powers and limits of representations. In: On the edge of the cliff. Baltimore: Johns Hopkins Universit