Nome da Atividade
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370181
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo crítico-reflexivo da construção sociocultural da educação física e suas relações com a sociedade.
Investigação sociológica da educação física. A educação física na vida cotidiana: o paradoxo do senso
comum e da ciência. O fenômeno social do esporte e suas representações e/ou implicações na sociedade,
em geral, e na educação física, em particular.
Investigação sociológica da educação física. A educação física na vida cotidiana: o paradoxo do senso
comum e da ciência. O fenômeno social do esporte e suas representações e/ou implicações na sociedade,
em geral, e na educação física, em particular.
Objectives
Objetivo Geral:
Explicitar as relações entre educação física e sociedade – aspectos históricos, culturais, econômicos,sociais, esportivos, pedagógicos, ideológicos, filosóficos, sociológicos, religiosos, políticos;
- Apresentar as perspectivas sociopolíticas e educacionais da educação física;
- Promover reflexão e compreensão dos conceitos e noções, saberes e práticas implícitos nos conteúdos e
escolhas metodológicas da educação física;
- Oferecer subsídios para a reflexão e compreensão da importância do pensamento sociológico na
educação física.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. Tradução de Alexandre Werneck. 301 p.
- BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: Uma introdução. 3 ed. rev., Ijuí: Unijuí, 2004. 136 p. (Coleção Educação Física).
- MURAD, Mauricio. Sociologia e educação física: diálogo, linguagens do corpo, esportes. RJ: FGV, 2009.
- RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Bibliografia Complementar:
- CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 18 ed., Campinas, SP: Papirus, 2010.
- CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
- GEBARA, Ademir. Conversas Sobre Norbert Elias: depoimentos para uma história do pensamento sociológico. Piracicaba: Biscalchin Editor, 2005.
- HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 26a edição. São Paulo: Cia das Letras. 1995
- MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1989.
- STIGGER, Marco Paulo. Educação física, esporte e diversidade. Campinas: Autores Associados, 2005. 134 p.
- FERNANDES, Florestan. Significado do protesto negro. São Paulo: Cortez, 1989.
- COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação física. São Paulo, Cortez, 1992.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 50 | 50 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Horários
|
MARCELO OLIVERA CAVALLI Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2024 / 2 | 50 | 23 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Horários
|
MARCELO OLIVERA CAVALLI Professor responsável pela turma |