Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA III - ANOS INICIAIS
CÓDIGO
17350177
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo de princípios teórico-práticos voltados ao ensino e à aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Construção de conceitos básicos da matemática dos anos iniciais. Desenvolvimento de estratégias didáticas para o ensino dos conceitos e conteúdos das unidades temáticas números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística, para estudantes dos anos iniciais.

Objectives

Objetivo Geral:

Compreender o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas nos anos iniciais do
Ensino Fundamental.
Desenvolver conhecimento matemático relativo a números, álgebra, geometria, grandezas e
medidas e probabilidade e estatística, entre outros.
Oportunizar o desenvolvimento de habilidades matemáticas que contribuam para a construção do número operatório pelas crianças, tais como: classificação, seriação, correspondência, comparação, sequenciação, inclusão e conservação.
Planejar estratégias de ensino das operações aritméticas a partir de diferentes perspectivas, inclusive da Teoria dos Campos Conceituais.
Construir estratégias didáticas que proporcionem o desenvolvimento do conhecimento matemático das crianças, a partir de práticas envolvendo, por exemplo, brincadeiras, jogos, literatura infantil e uso de materiais concretos manipuláveis.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARNEIRO Reginaldo Fernando; SOUZA, Antonio Carlos de; BERTINI Luciane de Fatima (org.). A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores [livro eletrônico]. Brasília, DF: SBEM, 2018.
  • SELVA, Ana Coelho Vieira. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. [recurso eletrônico]. São Paulo: Autêntica, 2010.
  • SMOLE, Kátia Stocco. A matemática em sala de aula reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.
  • CAZORLA, Irene [et al.] (org.). Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico]. 1. ed. - Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017.
  • SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino fundamental: jogos de matemática de 1º a 5º ano. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: ArtMed, 2007.
  • SMOLE, Kátia Stocco. Resolução de problemas nas aulas de matemática. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2016.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁT. PEDAG. ANOS INIC. ENS.FUND.VI Pedagogia (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

Page generated on 2024-11-22 23:21:30 (query took 0.119446s)