Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II - EDUCAÇÃO INFANTIL
CÓDIGO
17350218
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo de espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e suas marcas na Educação Infantil e nos processos de subjetivação da criança. A matemática na cultura infantil. Estratégias didáticas para o estímulo ao desenvolvimento do conhecimento matemático na infância.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas na infância.Desenvolver conhecimento matemático relativo à contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais, entre outros.
Oportunizar o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, relacionadas ao raciocínio lógico.
Construir estratégias didáticas que proporcionem o desenvolvimento do conhecimento matemático das crianças, a partir de práticas próprias à infância, tais como brincadeiras, literatura infantil, jogos e uso de materiais concretos manipuláveis.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SILVA, Adelmo Carvalho da; DINIZ, Eder Carlos Cardoso; MACIEL, Viviane Barros (Organizadores). Formação do professor e os diálogos necessários para ensinar e aprender matemática. Cuiabá: EdUFMT, Editora Sustentável, 2017. Disponível em: https://editorasustentavel.com.br/formacao-do-professor-e-os-dialogos-necessarios-paraensinar-e-aprender-matematica/
- SMOLE, Kátia Stocco. Figuras e formas matemáticas de 0 a 6. [recurso eletrônico]. V.3. 2. Porto Alegre: Penso, 2014.
- SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2014.
Bibliografia Complementar:
- BORBA, Rute e GUIMARÃES, Gilda (Org.). Pesquisa e atividades para o aprendizado matemático na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. [livro eletrônico]. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2015.
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.
- PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. [recurso eletrônico]. São Paulo: Autêntica 2007.
- SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2014
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 40 | 26 |
Pedagogia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENSINO-APRENDIZAGEM CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO IV | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |