Nome da Atividade
S.A.: PAULO FREIRE: ESTUDO TEÓRICO-CONCEITUAL DE SUA OBRA
CÓDIGO
17350357
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo teórico-conceitual da obra de Paulo Freire, desde os seguintes temas: diálogo, conscientização, ação/revolução, opressor/oprimido, esperança, educação popular, democracia e outros.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Paulo Freire e a experiência histórica vivida no Brasil: o movimento brasileiro de educação popular; o exílio e o regresso ao Brasil.
2. A contradição opressores/oprimidos.
3. Pressupostos da concepção bancária da educação.
4. A concepção libertadora da educação.
5. Educação e democracia.
6. Educação dialógica e teoria da ação antidialógica.
7. Educação e esperança: denúncia/anúncio; inédito-viável; ser mais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. FREIRE, Paulo. Cartas à Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
  • FREIRE, Paulo & SHOR, Ira. Medo e ousadia. 5ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. À Sombra desta Mangueira. São Paulo: Olho d'Água, 1995. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo, Cortez, 2016. FREIRE, Paulo. Política e Educação. 2ed. São Paulo: Cortez, 1995. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 4ed. RJ: Paz e Terra, 1980.
  • FREIRE, Paulo. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições Base, 1978. FREIRE, Paulo Freire; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em Educação Popular. Petrópolis: Vozes, 1993. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997. FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo (org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. FREIRE, Paulo. Teoria e prática em Educação Popular. 4ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história I. São Paulo: Paz e Terra, 2010. GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. 1. ed. São Paulo: Publisher Brasil, 2007. (Capítulos: A utopia como tema epocal freireano; Pedagogia da luta, pedagogia da esperança). Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/libreria_cm_archivos/pdf_646.pdf SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 7ª ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. Disponível em: https://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/ufpb/catalog/book/138 STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. e amp. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
01 2025 / 2 20 20 Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
S.A.: PAULO FREIRE: ESTUDO TEÓRICO-CONCEITUAL DE SUA OBRA Educação (Mestrado acadêmico)
S.A.: PAULO FREIRE: ESTUDO TEÓRICO-CONCEITUAL DE SUA OBRA Educação (Doutorado)

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