Nome da Atividade
PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA
CÓDIGO
17360038
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo de aspectos relacionados aos princípios básicos da observação participante e da docência compartilhada nos Anos Iniciais ou Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, ou ainda, na Educação Infantil, com ênfase no trabalho e no planejamento colaborativo. Participação na organização e estruturação da rotina escolar e nas atividades diversificadas implícitas à docência. Instrumentalizar-se sobre as políticas de inserção, adaptação e avaliação das crianças nos anos iniciais e na educação infantil. Estudos sobre o processo de escolarização nos anos iniciais e na educação infantil. Registros sistemáticos das atividades desenvolvidas e apresentação das mesmas, no final do semestre.

Objectives

Objetivo Geral:

- Realizar observações participantes, em classe dos anos iniciais ou na educação de jovens e adultos do ensino fundamental, ou ainda, na educação infantil como auxiliar e colaborador, com foco no trabalho desenvolvido pelo professor.
- Analisar as práticas educativas dialogando com os professores titulares sobre o trabalho desenvolvido nas escolas campo de estágio.
- Atuar efetivamente nas práticas educativas, na construção de materiais pedagógicos, na interação com os alunos, na criação de recursos, na participação de atividades diversas (reuniões com pais, encontros pedagógicos, saídas, passeios ou festas escolares), refletindo sobre as estratégias possíveis a serem implementadas junto aos professores e demais integrantes da comunidade escolar.
- Analisar o trabalho desenvolvido (descrição e análise documental) apontando possíveis ações, encaminhamentos, atividades a serem realizadas no estágio.
- Apresentar síntese do processo observado (atuação participativa, ação compartilhada, diálogo, planejamento e análise) destacando atividades realizadas.

Conteúdo Programático

Unidade I – Planejamento e Gestão das/nas observações
1.1- Definição das turmas/séries para realização das observações
1.2- Princípios e diretrizes metodológicas para a observação e o trabalho pedagógico da docência compartilhada
1.3- Relação entre objetivos – conteúdos - metodologia e avaliação das aulas observadas
1.4- Relação entre as diversas instâncias do planejamento Institucional e de Ensino
1.5- Estudo dos parâmetros e diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental
1.6- Direitos de aprendizagem nas áreas do conhecimento

Unidade II – Processo empírico do estágio e a observação participativa do cotidiano da aula
2.1- Desenvolvimento da observação das aulas dos anos iniciais
2.2- Auxílio na gestão de sala de aula junto ao professor titular
2.3- Análise das práticas observadas, planejadas e realizadas em conjunto com o professor titular
2.4- Temas e práticas emergentes no contexto de sala de aula para análise teórica e proposição de miniaulas
2.5- Elaboração do registro das observações e da carta pedagógica

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 4ed. São Paulo: 2002.
  • WEFFORT, Madalena Freire (et.al.). Observação, registro, reflexão. Instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

Bibliografia Complementar:

  • ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 8ª ed. Campinas: Papirus. 2002.
  • ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 5.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
  • ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
  • BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
  • CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed. 2005.
  • FAZENDA, I.C.A; PICONEZ, S.C.B; RIBEIRO, M.L.S. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 2ª ed. São Paulo: Papirus. 1994.
  • FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 18.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
  • HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
  • VIANNA, I.O.A. Planejamento participativo na escola. São Paulo: EPU. 1986.
  • WERLE, Flávia Obino Correa; NÖRNBERG, Nara. Prática reflexiva na escola. In: MÄDCHE, Flávia Clarici et. al. Práticas pedagógicas em ciências nos anos finais: caderno do professor coordenador de grupos de estudos. Ministério da Educação; Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo: Unisinos; Brasília: MEC, 2006.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2024 / 2 20 10 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
PATRICIA PEREIRA CAVA
Professor responsável pela turma

MARTA NORNBERG
Professor Regente

P2 2024 / 2 20 16 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
HARDALLA SANTOS DO VALLE
Professor Regente

ELISA DOS SANTOS VANTI
Professor responsável pela turma

Page generated on 2024-12-02 16:39:35 (query took 0.142371s)