Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
CÓDIGO
17360153
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Epistemologia Genética e a Psicologia Histórico-cultural e suas visões sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humana. Medicalização e Desafios de Aprendizagem e suas respectivas implicações na educação. O fracasso escolar e suas origens.

Objectives

Objetivo Geral:

Estudar as contribuições da Epistemologia Genética e da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão do desenvolvimento humano e da construção do conhecimento.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
  • PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
  • MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. 8. ed. Campinas: Papirus, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • GARNIER, Catherine; BEDNARZ, Nadine; ULANOVSKAYA, Irina (Org.). Após Vygotsky e Piaget: Perspectivas social e construtivista, escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • REGO, Teresa Cristina (Org.). Lev Vigotski: precursor da teoria histórico-cultural: a importância da cultura e da linguagem na constituição do psiquismo. São Paulo: Segmento, 2018.
  • VIGOTSKY, L. S.; LURIIA, A. R; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone, 2014.
  • Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (Orgs.). Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do psicólogo, 2010.
  • PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 25.ed. São Paulo: Forense Universitária, 2012.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENSINO-APRENDIZAGEM,CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO III Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

Page generated on 2024-03-01 09:01:26 (query took 0.118771s)