Nome da Atividade
PRÁTICA ORIENTADA V: DOCÊNCIA EM OUTRAS MODALIDADES EDUCATIVAS
CÓDIGO
17360157
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conhecimento e processos de ensino e aprendizagem em contextos de EJA, da Educação no/do campo, da Educação Popular, Educação Integral e Espaços socioeducativos. Conhecimento do contexto social da escola ou instituição educativa: entorno social; corpo docente e discente, comunidade local. Observação das atividades educativas desenvolvidas. Análise de práticas educativas. Planejamento e desenvolvimento de situações educativas realizadas de forma compartilhada com os e as docentes responsáveis. O projeto relacionado a esta PO é:
Compreensão de si mesmo, do outro e da sociedade em que vivemos: por um trabalho de integridade, valores, vivências e auxílio educativo na atenção a crianças do Instituto Nossa Senhora da Conceição (318).
Compreensão de si mesmo, do outro e da sociedade em que vivemos: por um trabalho de integridade, valores, vivências e auxílio educativo na atenção a crianças do Instituto Nossa Senhora da Conceição (318).
Objectives
Objetivo Geral:
Analisar propostas educativas e planejar situações educativas. Desenvolver atividades de observação e docência em contextos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Educação do Campo, em Espaços socioeducativos, de Educação Popular e de Educação Integral.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia de. Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. 3. ed. São Paulo: Autêntica, 2007.
- MARTINS, Aracy Alves. Territórios educativos na educação do campo. Escola, comunidade e movimentos sociais. São Paulo: Autêntica, 2012.
- RIBEIRO, Vera Maria Masagão (coord.) Educação de jovens e adultos: proposta curricular para o 1 segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa, 1997.
Bibliografia Complementar:
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
- CALDART, Roseli Salete. (org.) Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas da licenciatura em educação do campo. São Paulo: Expresso Popular, 2010.
- VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (org.) Escola: espaço de projeto político-pedagógico. 17ed. Campinas: Papirus, 2014.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DOCÊNCIA COMPARTILHADA EI-AI-EJA | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |