Nome da Atividade
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
CÓDIGO
17360309
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina apresenta e discute os transtornos de aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem em diferentes contextos subjetivos e sociais, instrumentalizando a reflexão docente sobre as práticas do ensino escolar na interação com os problemas de aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Módulo I – desenvolvimento humano e aprendizagem:
• marcos de desenvolvimento e habilidades na infância e adolescência;
• funcionamento e funcionalidade dos componentes de desempenho no controle motor, na sensopercepção, na atenção e na memória;
• conceito, identificação e implicações do atraso do desenvolvimento na aprendizagem.

Módulo II: transtornos de aprendizagem:
• diferenciação conceitual entre transtorno e dificuldade de aprendizagem;
• classificação e implicação dos transtornos relacionáveis à aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação motora).

Módulo III: dificuldades de aprendizagem:
• dificuldades de aprendizagem nas situações de saúde (afecções neurológicas e consequências da hospitalização no desenvolvimento e na aprendizagem);
• dificuldades de aprendizagem no contexto das deficiências física e sensorial;
• dificuldades de aprendizagem no contexto da deficiência intelectual;
• dificuldade de aprendizagem no contexto do transtorno do espectro do autismo;
• dificuldades de aprendizagem e questões socioemocionais (violência, luto, relações familiares, uso de drogas e desigualdades sociais).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • APA. DSM-V: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014.
  • BARROS, Luzcena; MISTRO, Célia R. Denver II: Revisão Sistemática. Brasil para Todos, v. 4, n. 1, p. 38-47, jul. 2017. Disponível em: .
  • CANCIAN, Queli G.; MALACARNE, Vilmar. Diferenças entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem. In: Congresso Internacional de Educação, 2, 2019, Casvavel. Anais, Cascavel: FAG, 2019. Disponível em: < https://www.fag.edu.br/novo/pg/congressoeducacao/arquivos/2019/DIFERENCAS-ENTRE-DIFICULDADES-DE-APRENDIZAGEM-E-TRANSTORNOS-DE-APRENDIZAGEM.pdf>.
  • CURI, Rui; PROCOPIO, Joaquim. Fisiologia Básica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
  • FUENTES, Daniel et al. Neuropsicologia: Teoria e Prática. 2 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2014.
  • MISSIUNA, Cheryl; RIVARD, Lisa.; POLLOCK, Nancy. Crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação: em casa, na sala de aula e na comunidade. CanChild: Hamilton, 2011. Disponível em:
  • PAPALIA, Daiane E. Desenvolvimento Humano. 12 ed. Porto Alegre: McGraw, 2013.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
PA 2025 / 2 20 0 Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
Educação Matemática (Mestrado acadêmico)
Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
RODRIGO DA SILVA VITAL
Professor responsável pela turma

Página gerada em 02/09/2025 04:48:19 (consulta levou 0.079470s)