Nome da Atividade
				LÍNGUA INGLESA IV
				CÓDIGO
				20000094
				Carga Horária
				105 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Desenvolvimento integrado das habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito em língua inglesa, visando à competência comunicativa em nível pré-intermediário, bem como à conscientização linguística do profissional de ensino de língua inglesa em formação.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades de recepção e de produção oral e escrita, visando às competências linguística/gramatical, discursiva, estratégica e sociolinguística em língua inglesa.Conteúdo Programático
Conteúdo programático no nível linguístico:
• Uses of the infinitive with to;
• Verb + -ing;
• Have to, don’t have to, must, mustn’t;
• Expressing movement – prepositions;
• First conditional (if + present; will + infinitive);
• Second conditional (if + past; would + infinitive);
• May, might (possibility);
• Should, shouldn´t;
• Present perfect + for and since;
• Used to;
• Passive;
• Something, anything, nothing, etc;
• Quantifiers, too, not enough;
• Word order of phrasal verbs;
• So, neither + auxiliary verbs;
• Past perfect;
• Reported speech.
Observação: As aulas serão caracterizadas por princípios comunicativos de ensino, de forma a dar relevância funcional e cultural aos conteúdos linguísticos.
					• Uses of the infinitive with to;
• Verb + -ing;
• Have to, don’t have to, must, mustn’t;
• Expressing movement – prepositions;
• First conditional (if + present; will + infinitive);
• Second conditional (if + past; would + infinitive);
• May, might (possibility);
• Should, shouldn´t;
• Present perfect + for and since;
• Used to;
• Passive;
• Something, anything, nothing, etc;
• Quantifiers, too, not enough;
• Word order of phrasal verbs;
• So, neither + auxiliary verbs;
• Past perfect;
• Reported speech.
Observação: As aulas serão caracterizadas por princípios comunicativos de ensino, de forma a dar relevância funcional e cultural aos conteúdos linguísticos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LEECH, Geoffrey; SVARTVIK, Jan. A Communicative Grammar of English. Pearson Professional Education, 2002. LONGMAN Dictionary of English Language and Culture. Pearson ESL, 2000. MURPHY, Raymond. English Grammar in Use: A Self-Study Reference and Practice Book for Intermediate Students of English. Cambridge University Press, 2004. OXENDEN, Clive; LATHAM-KOENIG, Christina; SELIGSON, Paul. New English File Intermediate. Oxford University Press, 2006. OXFORD Advanced Learner's Dictionary. Oxford University Press, 2007.
Bibliografia Complementar:
- THOMSON, A.J.; MARTINET, A.V. A Practical English Grammar. Oxford University Press, 1991.
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M1 | 2025 / 2 | 30 | 19 | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado)  Horários 
 | LETICIA STANDER FARIAS Professor responsável pela turma | ||||||
| M2 | 2025 / 2 | 33 | 21 | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado)  Horários 
 | CAMILA QUEVEDO OPPELT Professor responsável pela turma | 
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| LÍNGUA INGLESA IV | Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado) |