Nome da Atividade
LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
CÓDIGO
20000562
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aspectos teóricos e práticos do significado, do sentido e do uso da língua em contexto; análise, sob perspectivas semânticas e pragmáticas, de textos cuja temática desenvolva-se em torno dos direitos humanos, de gênero e sexualidade, de relações étnico raciais, diversidade e acessibilidade e educação ambiental; perspectivas didáticas das teorias semânticas e pragmáticas. Relação entre teoria e prática.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geral: Compreender as diferentes abordagens da semântica e pragmática.Objetivos específicos: Fazer com que os alunos sejam capazes de:
- Diferenciar as abordagens semânticas e pragmáticas;
- Interpretar textos a partir do aparato teórico da disciplina
Conteúdo Programático
UNIDADE I – Estudos da significação linguística
- Significado, sentido e referência;
- Forma e sentido;
- Significado lexical: homonímia, sinonímia e antonímia, ambiguidade lexical, campos semânticos;
- Significado da/na sentença: ambiguidade e vagueza, significado e funções lexicais
UNIDADE II – Semântica, enunciação e argumentação
- Enunciados assertivos, negativos e interrogativos;
- Polifonia;
- Inferências: pressupostos e subentendidos, dito e não-dito;
- Conectores e operadores argumentativos;
- Dêixis de pessoa, lugar e tempo
UNIDADE III – Pragmática, uso e contexto
- Língua e fala;
- Uso e contexto;
- Princípios de cooperação;
- Implicaturas conversacionais;
- Teoria dos atos de fala
UNIDADE IV – Relação entre teoria e prática
- Significado, sentido e referência;
- Forma e sentido;
- Significado lexical: homonímia, sinonímia e antonímia, ambiguidade lexical, campos semânticos;
- Significado da/na sentença: ambiguidade e vagueza, significado e funções lexicais
UNIDADE II – Semântica, enunciação e argumentação
- Enunciados assertivos, negativos e interrogativos;
- Polifonia;
- Inferências: pressupostos e subentendidos, dito e não-dito;
- Conectores e operadores argumentativos;
- Dêixis de pessoa, lugar e tempo
UNIDADE III – Pragmática, uso e contexto
- Língua e fala;
- Uso e contexto;
- Princípios de cooperação;
- Implicaturas conversacionais;
- Teoria dos atos de fala
UNIDADE IV – Relação entre teoria e prática
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARMENGAUD, F. A pragmática. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2006. BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. 2ª ed. Trad. Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 2006. CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. São Paulo: Contexto, 2013. LYONS, John. Linguagem e Linguística. Trad. M. W. Averbug e C. S. de Souza. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1987. ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. 8ª edição. São Paulo: Contexto, 2014.
Bibliografia Complementar:
- AUSTIN, J.L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Série Discurso Psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral 1. Campinas: Pontes, 1995. FLORES, Valdir do N; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à Linguística da Enunciação. Sâo Paulo: Contexto, 2005. LEVINSON, Stephen C. Pragmática. Trad. Luis Carlos Borges e Aníbal Mari. São Paulo: Martins Fontes, 2007. MAINGUENEAU, Dominique. Pragmática para o discurso literário. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1996. MARTINS, M. C.; FROTA, P. R. O. Educação ambiental: a diversidade de um paradigma. Santa Catarina: Ediunesc, 2013.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 50 | 23 |
Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno) Letras - Tradução Espanhol - Português (Bacharelado) Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado) Horários
|
FELIPE ALVES PEREIRA AVILA Professor responsável pela turma |