Nome da Atividade
EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
CÓDIGO
20000704
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conceitos de Bilinguismo e Educação Bilíngue. Tipos de bilinguismo. Plurilinguismo e ideologias linguísticas. Bilinguismo e línguas em contato. Práticas de educação bilíngue.
Educação bilíngue para surdos no Brasil: escolarização e legislação.
Educação bilíngue para surdos no Brasil: escolarização e legislação.
Objectives
Objetivo Geral:
Refletir sobre a importância da Educação bilíngue para surdos com vistas a sua prática na educação dos surdos. Neste componente curricular serão desenvolvidas práticas que propiciem vivência de situações que são específicas e características da futura práticaprofissional como professores de Libras e Literatura Surda.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GROSJEAN, F.; BRITO DE MELLO, H. A.; KAREN REES, D. Bilingüismo Individual. Revista UFG, Goiânia, v. 10, n. 5, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48213. Acesso em: 24 maio. 2022. SKLIAR, C. (org). Atualidade da educação bilíngue para surdos. 2. ed. Porto Alegre: Medicação, 1999. V. 1. SILVA, S. Consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais na compreensão leitora da língua portuguesa, como segunda língua, em sujeitos surdos. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 2, p. 275-288, 2015.
Bibliografia Complementar:
- BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. KARNOPP, L.; QUADROS, R. M. de. Educação infantil para surdos. In: ROMAN, Eurilda Dias, STEYER, Vivian Edite (Org.) A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. Canoas. 2001. MEGALE, A. H. Bilinguismo e educação bilíngue: discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 3, n. 5, agosto de 2005. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. SILVA, G. M. S. O bilinguismo dos surdos: acesso às línguas, usos e atitudes linguísticas. Revista Leitura, Maceió, v. 1, n. 58, p. 124-144, 2017.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 23 |
Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno) Horários
|
BRUNA DA SILVA BRANCO Professor responsável pela turma Karina Ávila Pereira Professor Regente |