Nome da Atividade
MARKETING HOTELEIRO
CÓDIGO
21000065
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Fundamentos do Marketing Turístico e da Hotelaria. Estudo do ambiente de marketing hoteleiro. Análise das oportunidades do mercado de turismo e hotelaria. Comportamento do Consumidor de meios de hospedagem. Segmentação do mercado turístico e hoteleiro. O composto de marketing turístico e hoteleiro. Administração de vendas.
Objectives
Objetivo Geral:
• Desenvolver nos discentes a capacidade de criar, planejar, organizar, investigar, analisar, refletir, compreender, contextualizar, criticar, participar e interagir em situações diversas do mercado hoteleiro, e buscar soluções.• Oferecer aos participantes do curso uma visão abrangente da aplicação das suas principais ferramentas na análise e adequação do produto/serviço, ensino aos seus diversos mercados.
• Abordar os conceitos básicos do marketing hoteleiro, objetivando o entendimento da sua aplicação e importância na consecução dos objetivos de uma empresa.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1. Definição do que é marketing
1.1 Principais definições de Marketing e o papel representado por ele na adaptação das empresas aos seus mercados;
1.2 Diferenças entre Marketing, vendas e propaganda;
1.3 O marketing do século XXI
UNIDADE 2. A evolução do conceito de marketing
2.1 A evolução do conceito de Marketing,
2.2 O advento do Marketing de Relacionamento
UNIDADE 3. Os fundamentos do marketing
3.1 O composto mix do marketing hoteleiro
3.2 Ciclo de vida do produto
3.3 Matriz BCG
UNIDADE 4. O ambiente de marketing hoteleiro
4.1 O macro ambiente
4.2 O micro ambiente
UNIDADE 5. O mercado global hoteleiro
5.1 Identificação das principais considerações que as empresas enfrentam quando levam suas marcas para mercados globais;
5.2 - A diversidade cultural e a competitividade.
UNIDADE 6. Marketing de serviços
6.1 Marketing de serviços: definição e importância dentro do mercado;
6.2 Características que afetam o marketing de serviços;
6.3 Definição e importância da: intangibilidade, variabilidade, inseparabilidade e perecibilidade para serviços.
UNIDADE 7. Comportamento de compra do consumidor do produto turístico e hoteleiro.
7.1 O mercado consumidor de turismo e hotelaria
7.2 Fatores motivacionais no processo de compra
7.3 Ações de marketing no processo de compra
UNIDADE 8. Segmentação do mercado turístico e hoteleiro
8.1 Tipos de segmentação
UNIDADE 9. Administração de Vendas
9.1 Conceitos de vendas
9.2 Etapas da venda na hotelaria
1.1 Principais definições de Marketing e o papel representado por ele na adaptação das empresas aos seus mercados;
1.2 Diferenças entre Marketing, vendas e propaganda;
1.3 O marketing do século XXI
UNIDADE 2. A evolução do conceito de marketing
2.1 A evolução do conceito de Marketing,
2.2 O advento do Marketing de Relacionamento
UNIDADE 3. Os fundamentos do marketing
3.1 O composto mix do marketing hoteleiro
3.2 Ciclo de vida do produto
3.3 Matriz BCG
UNIDADE 4. O ambiente de marketing hoteleiro
4.1 O macro ambiente
4.2 O micro ambiente
UNIDADE 5. O mercado global hoteleiro
5.1 Identificação das principais considerações que as empresas enfrentam quando levam suas marcas para mercados globais;
5.2 - A diversidade cultural e a competitividade.
UNIDADE 6. Marketing de serviços
6.1 Marketing de serviços: definição e importância dentro do mercado;
6.2 Características que afetam o marketing de serviços;
6.3 Definição e importância da: intangibilidade, variabilidade, inseparabilidade e perecibilidade para serviços.
UNIDADE 7. Comportamento de compra do consumidor do produto turístico e hoteleiro.
7.1 O mercado consumidor de turismo e hotelaria
7.2 Fatores motivacionais no processo de compra
7.3 Ações de marketing no processo de compra
UNIDADE 8. Segmentação do mercado turístico e hoteleiro
8.1 Tipos de segmentação
UNIDADE 9. Administração de Vendas
9.1 Conceitos de vendas
9.2 Etapas da venda na hotelaria
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTELLI, Geraldo. Gestão Hoteleira. São Paulo: Ed. Saraiva, 2007.
- GUARDANI, Fátima. Gestão de marketing em hotelaria. São Paulo: Atlas, 2006.
- KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Bibliografia Complementar:
- CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade - A Inovação na Gestão das Organizações Prestadoras de Serviços. São Paulo: Ed. Saraiva, 2010.
- COBRA, Marcos. Marketing de turismo. 2. ed. São Paulo: Cobra Editora & Marketing, 2001.
- DIAS, Sérgio Roberto (Coordenador). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
- KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
- LARA, Simone B. Marketing & vendas na hotelaria. 3. ed. São Paulo: Futura, 2003.
- LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing : conceitos, exercícios, casos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
- RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Marketing turístico; um enfoque promocional. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 12 |
Hotelaria (Tecnológico) Horários
|
ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
MARKETING HOTELEIRO | Hotelaria (Tecnológico) |