Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÕES
CÓDIGO
23000089
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Processos comunicacionais e organizações: da mediação à midiatização. Comunicação, discurso e poder. Comunicação, imagem e visibilidade. Gestão estratégica da comunicação nas organizações. Comunicação e diversidade nas organizações. Comunicação e relacionamento em ambientes digitais.
Objectives
Objetivo Geral:
Desenvolver conhecimentos teóricos para análise dos processos comunicacionais na mediação entre organizações e sociedade e capacitar para a proposição de estratégias de comunicação no ambiente organizacional contemporâneo.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2014. recurso online, ISBN 9788595153523.
- KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional, v. 2. São Paulo: Saraiva, 2009. recurso online, ISBN 9788502109261.
- THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 15. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. 359 p. ISBN 9788532620798.
Bibliografia Complementar:
- BUENO, Wilson da Costa. Estratégias de comunicação nas mídias sociais. São Paulo: Manole, 2015. recurso online. ISBN 9788520447437.
- KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org.). A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. 253 p. (Série Pensamento e prática; 3) ISBN 9788578080723.
- MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. 285 p. ISBN 9788578080372.
- MÉDOLA, Ana Sílvia Lopes Davi; ARAUJO, Denize Correa; BRUNO, Fernanda (Org.). Imagem, visibilidade e cultura midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007. 293 p. ISBN 9788520504642.
- MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. 421 p. ISBN 852241341.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 56 | 56 |
Administração (Bacharelado - Noturno) Horários
|
CAROLINE CASALI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
GESTÃO DE PESSOAS II | Administração (Bacharelado) |
GESTÃO DE PESSOAS II | Administração (Bacharelado - Noturno) |