Nome da Atividade
EMPREENDEDORISMO NO AGRONEGÓCIO
CÓDIGO
01180032
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecer as características do comportamento empreendedor e correlacioná-las com práticas exitosas
em diversas situações; Avaliar as características do comportamento empreendedor em sua conduta
pessoal e profissional; Analisar oportunidades de mercado para desenvolvimento de uma atividade
empreendedora; Compreender metodologias de estruturação de novos negócios para viabilizar um
planejamento eficaz; Sensibilizar-se para agir de forma planejada na busca de seus objetivos pessoais e
profissionais; Elaborar Plano de Desenvolvimento Pessoal das Características do Comportamento
Empreendedor; Coletar dados e selecionar oportunidades de mercado para desenvolver uma atividade
empreendedora; Organizar, executar e monitorar as etapas de elaboração de um Canvas.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina tem como principal objetivo fomentar o espírito empreendedor entre os alunos dos três
cursos de ciências agrárias da UFPel. A proposta visa mostrar que ser empreendedor é possível para
cada um e em qualquer atividade profissional em que esteja engajado. Ademais, objetiva-se percorrer os
procedimentos metodológicos e pedagógicos necessários para a formação empreendedora conforme
conteúdos explicitados na ementa.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SEBRAE, Metodologia para a oferta de disciplina de empreendedorismo. 2013

Bibliografia Complementar:

  • BOLSON, Éder L. Tchau Patrão! Como construir uma empresa vencedora e ser feliz conduzindo seu próprio negócio. 2ª Ed. Belo Horizonte: SENAC/MG, 2004. CHER, Rogério. O meu próprio negócio. 1ª Ed., Rio de Janeiro: Campus, 2003. DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. 14ª Ed., São Paulo: Cultura, 2000. DORNELAS, J. C. A., Empreendedorismo – transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001. HISRICH, Robert D; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5.ed., Porto Alegre: 2004. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresas. 2ª. Ed., São Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, L. Monte seu Próprio Negócio. São Paulo: Digerati Books, 2007 PALETTA, M. A. Vamos abrir uma Pequena Empresa: um guia prático para abertura de novos negócios. Campinas,

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EMPREENDEDORISMO NO AGRONEGÓCIO Agronomia (Bacharelado)

Página gerada em 22/11/2024 01:41:30 (consulta levou 0,122876s)