Nome da Atividade
MÉTODOS QUALITATIVOS
CÓDIGO
01180062
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Introdução a abordagem qualitativa de pesquisa; pesquisa qualitativa e interdisciplinaridade; métodos de pesquisa e técnicas de coleta e análise de dados; tecnologia aplicada à análise de dados qualitativos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar os pressupostos e os fundamentos da pesquisa qualitativa

Conteúdo Programático

Definição de Pesquisa Qualitativa
Método Hipotético Dedutivo. Método indutivo
O delineamento em pesquisa qualitativa. triangulação, validação, generalização, amostragem
Estudos de caso
Pesquisa ação
Análise qualitativa comparativa (QCA)
Método Processual
Métodos mistos
Técnicas de coleta: análise documental, entrevista, observação
Grupos focais
Mapas cognitivos
Análise de documentos, entrevista, observação, grupos focais: análise de conteúdo e análise do discurso
Tecnologias na análise de conteúdo e análise do discurso
Comunicação: redação e normas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bardin, L. (2015) Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 21. Sousa, J. R. and S. C. M. dos Santos (2020). "Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer." Pesquisa e Debate em Educação 10(2): 1396-1416.
  • Caregnato, R. C. A. and R. MUTTI (2006). "Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo." Texto & Contexto-Enfermagem 15: 679-684.
  • Creswell, J. W. and V. L. P. CLARK (2011). The Foundations of Mixed Methods Research. Designing and Conducting Mixed Methods Research. Thousand Oaks, Sage Publications: 19-54. 15. do Couto Ferrazza, C. A. and J. S. Colomé (2021). "Focal group as a research tool in health." Disciplinarum Scientia| Saúde 22(3): 1-9.
  • EDEN, Colin et al. (2004)Analyzing cognitive maps to help structure issues or problems. European Journal Of Operational Research, [S.L.], v. 159, n. 3, p. 673- 686, dez.4. Elsevier BV.
  • HOFF, D. (2011). "A história importa: proposta de estrutura analítica para o estudo de path-dependence." Ensaios FEE 32(1).
  • Hoff, D. N., et al. (2011). "Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares." Revista Brasileira de Pós-Graduação 4(7).
  • Kitchin, Rob; Freundschuh, Scott (ed.) (2018). Cognitive maping: past, present and future. Londres: Routledge, 279 p. (Frontiers of Cognitive Science).
  • Kripka, R. M. L., et al. (2015). "Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização." Revista de investigaciones UNAD 14(2): 55-73.
  • Marconatto, D., et al. (2020) The governance of solidarity economy organizations and their impact on community: a configurational approach. International Review of Applied Economics: 1-24.
  • Mendes, R. M. and R. G. S. Miskulin (2017). "A análise de conteúdo como uma metodologia." Cadernos de Pesquisa 47: 1044-1066. 20.
  • Miguel, Lovois de Andrade. A Pesquisa Desenvolvimento na França e a sua contribuição para o estudo do Rural. In: Luiz Done Filho; Humberto Tommasino; Alfio Brandenburg. (Org.) (1999). Seminário Sistemas de Produção: conceitos, metodologias e aplicações. 1ed.Curitiba: Editora da UFPr, v. 1, p. 16-25 8.
  • Minayo, M. C.S.; deslandes, S.F.; gomes, R. (2010) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª ed. Petrópolis: Vozes.
  • Schneider, C. Q. and C. Wagemann (2012) Set-theoretic methods for the social sciences: A guide to qualitative comparative analysis. Cambridge: University Press. 12.
  • SIGGELKOW, N. (2007). "Persuasion with case studies." Academy of Management Journal 50(1): 20-24. 4. Yin, R. K. (2017). Case study research and applications: Design and methods, Sage publications.
  • Thiollent, M. J. M. (2011). Metodologia de Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez. 132p. 7.
  • Thiollent, M. J. M. and M. M. Colette (2020). "Pesquisa-ação, universidade e sociedade." Revista Mbote 1(1): 042-066. 6
  • Tripp, D. (2005). "Pesquisa-ação: uma introdução metodológica." Educação e pesquisa 31: 443-466. 9. Monceau, G. (2005). "Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente." Educação e pesquisa 31: 467-482.
  • Vasconcelos, E. M. (2002) Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes. 2.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 2 30 18 Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (Mestrado acadêmico)
Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Mestrado acadêmico)
Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
MARIELEN PRISCILA KAUFMANN
Professor responsável pela turma

MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS
Professor Regente

PATRÍCIA MARTINS DA SILVA
Professor Regente

FELIPE FEHLBERG HERRMANN
Professor Regente

ALAIN HERNANDEZ SANTOYO
Professor Regente

MARIO CONILL GOMES
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MÉTODOS QUALITATIVOS Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (Mestrado acadêmico)

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