Nome da Atividade
FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM PERIODONTIA I
CÓDIGO
03470043
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
0
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
2
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Proporcionar ao aluno conhecimento teórico sobre etiologia e classificação das doenças periodontais. Além disso, estudar os tratamentos químicos locais e sistêmicos e mecânicos locais utilizados para o controle dos fatores etiológicos envolvidos no estabelecimento das doenças periodontais. Proporcionar conhecimentos teóricos das técnicas não cirúrgicas e cirúrgicas utilizadas no tratamento da doença periodontal inflamatória crônica e agressiva. Avaliar os recursos utilizados na manutenção da saúde dos tecidos periodontais de suporte após a execução da terapia periodontal não cirúrgica e/ou cirúrgica.







Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral: Estimular a discussão pelos alunos sobre conhecimentos científicos da manifestação das doenças periodontais e da progressão dessas lesões. Facilitar a aprendizagem dos procedimentos existentes para detecção, controle e tratamento das doenças periodontais.

Habilidades: Permitir ao aluno o reconhecimento dos diferentes quadros das doenças periodontais, e dar subsídios para a filosofia de tratamento periodontal básico e cirurgico.

Atitudes: Incentivar a formação de um aluno capaz de, com conhecimento e habilidade, exercer a profissão atuando sobre as doenças periodontais dentro da filosofia de promoção de saúde bucal e geral. Motivar ao aluno à produção de conhecimento e à resposta de questões clínicas relevantes com base em evidência.






Conteúdo Programático

1. Anatomia do periodonto

2. Etiologia das doenças periodontais: fatores locais e sistêmicos

3. Exame, diagnóstico e classificação das doenças periodontais

4. Epidemiologia das doenças periodontais

5. Metodos de prevenção das doenças periodontais pelo paciente

6. Metodos de prevenção e tratamento das doenças periodontais pelo profissional

7. Resultados do tratamento periodontal

8. Fase cirúrgica da terapia periodontal

9. Terapia periodontal de suporte

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM PERIODONTIA I Odontologia (Mestrado acadêmico)
FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM PERIODONTIA I Odontologia (Doutorado)

Página gerada em 26/07/2025 16:53:01 (consulta levou 0,152470s)