Nome da Atividade
ESTÁGIO DOCÊNCIA I
CÓDIGO
03480086
Carga Horária
15 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1
Ementa
Estágio e docência no Ensino Superior: saberes e práticas. Formação de professor e identidade docente. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estágio e docência no Ensino Superior: saberes e práticas. Formação de professor e identidade docente. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.Conteúdo Programático
1. ESTÁGIO, DIDÁTICA E IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
1.1. O Papel da Didática na Formação do Professor: abordagens e fundamentos teóricos
1.2. A Didática e a Construção da Identidade Docente no Ensino Superior
1.3. A Relação Dialética entre Teoria e Prática Docente
2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR
2.1. A Sala de Aula: espaço de mediação, produção e apropriação do conhecimento
2.2. Planejamento e Avaliação no Ensino Superior
2.3. O Papel dos Métodos e Técnicas no Processo Ensino-Aprendizagem
2.4. Concepções e Práticas de Avaliação da Aprendizagem
3. DOCÊNCIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO SUPERIOR
3.1. A Docência no Ensino Superior e as Tecnologias da Informação e Comunicação
3.2. A Didática e as Tecnologias no Contexto da Sala de Aula: desafios e contribuições
4. DIDÁTICA E PEDAGOGIA APLICADOS AO ENSINO DA ODONTOLOGIA
1.1. O Papel da Didática na Formação do Professor: abordagens e fundamentos teóricos
1.2. A Didática e a Construção da Identidade Docente no Ensino Superior
1.3. A Relação Dialética entre Teoria e Prática Docente
2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR
2.1. A Sala de Aula: espaço de mediação, produção e apropriação do conhecimento
2.2. Planejamento e Avaliação no Ensino Superior
2.3. O Papel dos Métodos e Técnicas no Processo Ensino-Aprendizagem
2.4. Concepções e Práticas de Avaliação da Aprendizagem
3. DOCÊNCIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO SUPERIOR
3.1. A Docência no Ensino Superior e as Tecnologias da Informação e Comunicação
3.2. A Didática e as Tecnologias no Contexto da Sala de Aula: desafios e contribuições
4. DIDÁTICA E PEDAGOGIA APLICADOS AO ENSINO DA ODONTOLOGIA
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO DOCÊNCIA I | Odontologia (Mestrado acadêmico) |