Nome da Atividade
ATELIÊ DE GRAVURA III
CÓDIGO
05000121
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Pesquisa artística centrada em processos híbridos, articulação dos diversos meios tradicionais e alternativos da arte e da gravura. Atividades reflexivas articulando a prática e a teoria na elaboração de projetos específicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprofundar a pesquisa e a produção artística centrada nos processos híbridos.
Praticar as modalidades articuladas de meios tradicionais e alternativos,
Desenvolver os pressupostos de uma poética visual e refletir sobre o processo de criação, questões plásticas e conceituais, no contexto da contemporaneidade.

Conteúdo Programático

A gravura no contexto da arte contemporânea
As imagens na arte contemporânea, relações entre a gravura, fotografia e outras mídias.
Técnicas tradicionais, Alternativas eHíbridas
Impressões.
Desenvolvimento plástico e teórico da poética visual.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEUTTENMÜLLER, Alberto. A gravura brasileira: história e crítica. São Paulo : Banespa Cultural, 1990.
  • DA SILVA, Orlando. A arte maior da gravura. São Paulo: Espade, 1976.
  • FAJARDO, Elias; SUSSEKIND, Felipe e VALE, Marcio do. Oficinas: Gravura. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.
  • JORGE, Alice. Técnicas da gravura artística. Lisboa: Horizonte, 1989.
  • KOSSIVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra e RESENDE, Ricardo. Gravura – Arte Brasileira do Século XX. São Paulo: Cosac & Naify / Itaú Cultural, 2000.
  • PETERDI, Gabor. Printmaking methods, old and new. New York : Macmillian, 1971.
  • ROSS, John & ROMANO, Clare. The complete printmaker. London : Collier Macmillian, 1972.
  • SCARINCI, Carlos. A gravura no RS 1900 – 1980. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992.
  • VICARI, Richard. Manual de Litografia. Madrid : H. Blume, 1993.

Bibliografia Complementar:

  • FARIAS, Agnaldo. Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002.
  • CANTON, Kátia. Novíssima Arte Brasileira. São Paulo: Um Guia de Tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001
  • CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 2002.
  • DANTO, Arthur C. Após o fim da arte. São Paulo: Odysseus Editora/ Edusp, 2006.
  • FREIRE, Maria Cristina. Poéticas do Processo. Arte conceitual no MAC USP. São Paulo: Iluminuras, 1999.
  • GULLAR, Ferreira. Teoria do Não objeto. In Século XX: Arte do Brasil. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2001.
  • HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Ed. Loyola, 1992.
  • MORAES, Angélica de (org). Percurso atual da arte no Brasil. Brasilianart VI. São Paulo: JC Editora, 2005.
  • NEIVA JUNIOR, Eduardo. A imagem. Editora Ática, São Paulo, 1988.
  • ZIELINSKY, Mônica (org.) Fronteiras. Arte, crítica e outros ensaios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 18 11 Artes Visuais (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
KELLY WENDT
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ATELIÊ DE GRAVURA III Artes Visuais (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2024 23:27:08 (consulta levou 0,135454s)