Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO III
CÓDIGO
05000332
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
- Piano: realizar acompanhamento de melodias. Preparar repertório de peças
a 4 e/ou 6 mãos visando o treinamento de acompanhamentos de métodos de
iniciação à música através do teclado.
-Violão: Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre música
latinoamericana e sua realização musical ao violão. Promover a leitura
musical. Desenvolver trabalho prático de repertório.
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
- Piano: realizar acompanhamento de melodias. Preparar repertório de peças
a 4 e/ou 6 mãos visando o treinamento de acompanhamentos de métodos de
iniciação à música através do teclado.
-Violão: Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre música
latinoamericana e sua realização musical ao violão. Promover a leitura
musical. Desenvolver trabalho prático de repertório.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Piano:
Fomentar e desenvolver no aluno as habilidades e técnicas necessárias à
prática da linguagem musical por meio do piano, envolvendo reflexões
didático-pedagógicas e incluindo peças a 4 e/ou 6 mãos.
Violão:
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão.
Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Realizar acompanhamentos simples de melodias;
2- Exercitar acompanhamentos para peças de materiais didáticos;
3- Preparar repertório solo.
Violão:
1- Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2- Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
3- Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do repertório
trabalhado;
4-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas,
compositores, gêneros e tradições interpretativas;
5- Estimular a leitura musical;
6- Ampliar o conhecimento de repertório.
Conteúdo Programático
Piano:
1- Padrões de Acompanhamento para peças didáticas;
2- Harmonizações;
3- Repertório Solo.
Violão:
1- Música latinoamericana e o violão: obras, compositores, fatores estéticos,
aspectos interpretativos e demandas técnico-instrumentais;
2- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
3- Leitura à primeira vista.
1- Padrões de Acompanhamento para peças didáticas;
2- Harmonizações;
3- Repertório Solo.
Violão:
1- Música latinoamericana e o violão: obras, compositores, fatores estéticos,
aspectos interpretativos e demandas técnico-instrumentais;
2- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
3- Leitura à primeira vista.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FABER, Nancy; FABER, Randall. Piano Adventures: A Basic Piano Method. USA: Hal Leonard, 2012. CARAMIA, Tony. A Guide for Jazz Piano Harmonization. USA: Neil A. Kjos Music Co.,1983. ADOLFO, Antônio. O Livro do Músico. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1989. BURUCUÁ, Osvaldo; PEÑA, Raul. Ritmos Folclóricos Argentinos. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Musicales Ellisound, 2001. CARDOSO, Jorge. Ritmos y Formas Musicales de Argentina, Paraguay y Uruguay. Argentina: Editorial Universitaria de Misiones, 2006. CARLEVARO, Abel. Cuaderno Tecnico Nº 1, Nº 2, Nº 3 e Nº4. Buenos Aires: Barry, 1985.
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA, Cacilda B. Diorama. Vol. Preparatório. Editora: do autor, 1988. PALMER, W., MANUS, M. e LECHO, A. Alfred’s Basic Piano Library. USA: Editora Alfred, 1996. THOMPSON, John. Adult Piano Book. Vol.2. Editora Willis Music Comp, 2005. WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. PEREIRA, Marco. Cadernos de Harmonia para Violão. Volume 1. Garbolights, 2011. SANTOS, José Daniel Telles dos. Lucio Yanel e o Violão Pampeano: Memória(s), História(s) eIdentidade (s) de um Fazer Musical no Sul do Brasil. Memorial de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, abril de 2012.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTO HARMÔNICO III | Música (Licenciatura) |