Nome da Atividade
HARMONIA II
CÓDIGO
05000351
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina pretende realizar o estudo da harmonização de baixos e cantos
unitônicos e modulantes. Experiências de escrita e percepção de
encadeamentos, desenvolvimento da escrita harmônica através de arranjos
vocais e/ou instrumentais; enriquecer a escrita harmônica e a percepção
através da utilização de notas estranhas aos acordes (notas melódicas),
acordes de 6ª napolitana e a 9ª da dominante, e inversão dos acordes de 7ª e
7ªs consecutivas, e dominantes secundárias.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Habilitar o aluno a respeito das leis que regem a formação e o encadeamento
dos acordes, possibilitando-o realizar pequenas harmonizações corais.

1.12. Objetivo(s) específico(s):
Propiciar a experiência da escrita musical e utilização das cadências no texto
musical.
Realizar a harmonização de um canto dado.
Desenvolver a percepção e a prática dos encadeamentos unitônicos e
modulantes de acordes, buscando suas melhores organizações sonoras com
a introdução dos acordes de 6ª napolitana, 9ª da dominante, as inversões dos
acordes de 7ª e acordes de 7ª consecutivas.
Propiciar o enriquecimento da experiência da escrita musical através da
utilização das notas melódicas e dominantes secundárias, num texto musical.
Realizar a harmonização de um canto dado e harmonização com modulação.

Conteúdo Programático

- Acordes de 7ª
- Inversões do acorde de 7ª
- Acordes de 7ª consecutivas
- Cadências Harmônicas
- Acorde de 6ª Napolitana.
- Acorde de 9ª da dominante
- Dominante Secundária
- Canto Dado
- Notas melódicas ou notas estranhas ao acorde.
- Modulação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KOTSKA, Stefan; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Tonal harmony: with an introduction to twentieth-century music. 7th ed. Boston: McGraw-Hill Higher Education, 2013. 668p.
  • PISTON, Walter. Harmony. 5.ed. New York: Norton & Company, 1987. 575 p.
  • SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • ALDWELL, Edward; SCHACHTER, Carl. Harmony and voice leading. 2nd ed. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich, c1989.
  • HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional. São Paulo: Vitale, 1949. 127 p.
  • LIMA, Marisa R.R.de. Harmonia: uma abordagem prática: parte I. São Paulo: Marisa Ramires Rosa de Lima, 2008.
  • PRATT, George. The dynamics of harmony: principles and practice. New York: Oxford University Press, 1996.
  • SCHOENBERG, Arnold. Funções Estruturais da Harmonia. Edição e Prefácio Leonard. Stein. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2004.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 25 13 Música (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
CLARICE FRANCO DE SOUZA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HARMONIA III Música (Licenciatura)

Página gerada em 14/11/2024 23:41:09 (consulta levou 0,136835s)